Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre a pandemia que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo
25 Janeiro 2021

AO MINUTO

09:29
09:29
09:28

PSD quer saber porque não foram tomadas “medidas de prevenção” no Amadora-Sintra

O PSD questionou hoje o Governo sobre os problemas registados no hospital Amadora/Sintra, perguntando porque não foram tomadas “medidas de prevenção” quanto à rede de oxigénio medicinal e se continuaram a receber doentes.

Num requerimento dirigido à ministra da Saúde, os deputados do PSD Ricardo Baptista Leite, Carlos Silva e Cristóvão Norte salientam que “há meses que o país está confrontado com graves alertas a respeito das condições de funcionamento do Hospital Amadora/Sintra”, considerando que os constrangimentos esta semana na rede de fornecimento de oxigénio medicinal foram o “expoente máximo”.

“Tendo havido na semana passada referências a necessidades de maior pressão na rede de oxigénio medicinal, porque não foram tomadas medidas de prevenção às debilidades deste sistema, nomeadamente aumento dos volumes de necessidades adicionais?”, perguntam.

09:28
08:20

Macau admite que receio sobre vacinas comprometa criação de barreira imunológica

 O diretor dos Serviços de Saúde de Macau manifestou preocupação que uma desconfiança inicial sobre as vacinas comprometa a criação de uma barreira imunológica, considerada fundamental para o território, segundo um comunicado divulgado hoje pelas autoridades.

Aquele que é também presidente do Conselho para os Assuntos Médicos, disse numa reunião plenária, na quarta-feira, “esperar que numa fase inicial da vacinação, a disposição dos residentes locais para a vacinação possa ser afetada por algumas notícias negativas (como efeitos secundários, alergias, etc.), pelo que a predisposição para administrar a vacina não será elevada”.

“Se a taxa geral de vacinação em Macau não for ideal, não será possível criar uma barreira imunológica o que é determinante para o território”, acrescentou Lei Chin Ion.

08:00

Associação pede ao Governo reavaliação do fecho dos centros de dia

 A Associação Nacional de Gerontólogos (ANG) apela ao Governo a reavaliação do encerramento dos centros de dia no âmbito das medidas de combate à covid-19 e dos critérios de vacinação dos utilizadores destas estruturas.

Na quarta-feira, em comunicado, a ANG manifestou o seu “desagrado” e “extrema preocupação” no seguimento das medidas anunciadas pelo Conselho de Ministros extraordinário, entre as quais o encerramento dos centros de dia.

Para a ANG, é imperativo considerar a possibilidade de abrir os centros de dia, num regime parcial, de forma a responder a situações familiares dramáticas, assim como o agravamento das debilidades físicas e cognitivas da pessoa idosa.

07:55

Índia com 123 mortes e mais de 11 mil casos nas últimas 24 horas

 A Índia registou 123 mortes por covid-19 e 11.666 casos nas últimas 24 horas, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou mais de 10,7 milhões de casos do novo coronavírus (10.701.193), mantendo-se como o segundo com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contavam com mais de 25,5 milhões.

Com um total de 153.847 mortes, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e ao Brasil, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

O país tem atualmente 173.740 casos ativos da doença.

07:27

Samsung anuncia lucros de 19,6 mil milhões de euros em 2020, pandemia ajudou na venda de 'chips'

 O gigante sul-coreano da tecnologia Samsung Electronics ganhou 26,4 biliões de won (cerca de 19,6 mil milhões de euros) em 2020, mais 21,48% do que em 2019.

O resultado positivo justifica-se pelo aumento da procura de 'chips', na sequência da pandemia de covid-19.

O EBITDA (lucros antes de impostos, juros, amortizações e depreciações), por sua vez, cresceu 19,45% em relação a 2019, para 36,35 biliões de won (27 mil milhões de euros).

Já o lucro operacional aumentou 29,6% e o volume de negócios 2,78%.

07:26

Colômbia suspende voos de e para o Brasil

 O Governo da Colômbia vai suspender a partir de sexta-feira e por 30 dias os voos de e para o Brasil, como medida preventiva perante a variante do novo coronavírus oriunda do país.

Como medida preventiva e por um período de 30 dias, enquanto são feitas todas as análises, são suspensos os voos da Colômbia para o Brasil ou do Brasil para a Colômbia", a partir de sexta-feira, anunciou o Presidente colombiano, Iván Duque, no programa de televisão "Prevenção e Ação", no qual todos os dias fala das medidas do Governo para combater a pandemia.

O chefe de Estado colombiano acrescentou saber que "há informação a ser analisada, neste momento, não só pelas autoridades do Brasil, como também de outros país, em relação a uma variante que foi identificada nesse território".

07:26

Pandemia evidenciou apropriação indevida de fundos de emergência na África subsaariana

A pandemia da covid-19 revelou riscos de corrupção e apropriação indevida de fundos de emergência na África subsaariana, que, em 2020, se manteve como a região mais mal classificada no Índice de Perceção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional (TI).

Com 49 países avaliados, globalmente, a região manteve a pontuação de 2019, com 32 pontos em 100 possíveis, sendo a zona no mundo com pior prestação no IPC e sem registo de grandes progressos relativamente a anos anteriores.

Com uma pontuação de 66, as Seicheles têm vindo a conseguir consistentemente notas máximas na região, seguidas pelo Botsuana (60 pontos) e Cabo Verde (58 pontos).

Nos últimos lugares da lista, estão o Sudão (16 pontos), a Somália (12 pontos) e o Sudão do Sul (12 pontos).

07:25

México regista 1.623 mortos e 17.944 casos em 24 horas

O México registou 1.623 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas e 17.944 casos nas últimas 24 horas, disseram na quarta-feira as autoridades mexicanas.

Desde o início da pandemia, o México contabilizou 153.639 mortos e 1.806.849 contágios, sendo que 1.362.525 pessoas já recuperaram da doença.

O país continua a ser o quarto no mundo com mais mortes por covid-19, depois dos Estados Unidos, do Brasil e da Índia, e o 13.º em número de infetados, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

07:25

China soma 41 novos casos por contágio local

A Comissão de Saúde da China informou hoje que foram diagnosticados 54 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo 41 por contágio local.

As infeções locais foram detetadas nas províncias de Heilongjiang (28), Jilin (nove), Hebei (três), no nordeste da China, e Shaanxi (um), no centro do país.

As autoridades chinesas redobraram os esforços para conter os surtos que atingiram diferentes regiões do norte da China: várias áreas foram isoladas e realizaram-se testes em massa da população, na tentativa de desacelerar a curva de casos.

07:24

EUA com 3.618 mortos e 147.183 casos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 3.618 mortes causadas pela covid-19 e 147.183 casos nas últimas 24 horas, indicou a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com o balanço realizado às 20:00 de quarta-feira (01:00 de hoje em Lisboa), o país contabilizou 428.654 óbitos e 25.580.995 casos desde o início da pandemia.

O estado de Nova Iorque continua a ser o mais duramente atingido pela pandemia com 42.887 mortos, seguindo-se a Califórnia com 38.420.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos e também com mais casos de infeção confirmados em todo o mundo.

22:35
22:01
VÍDEO

"Nesta 3ª vaga, as coisas estão a correr muito mal"

António Costa responde às perguntas de Pacheco Pereira, numa Circulatura do Quadrado especial. E admite que, se o Governo tivesse tido conhecimento da variante britânica antes, "seguramente" as medidas do Natal "teriam sido diferentes"

Ontem às 21:56
22:01
VÍDEO

"Vamos ter esta tensão por mais umas semanas, seguramente"

António Costa fala sobre a situação pandémica em Portugal, numa Circulatura do Quadrado especial

Ontem às 22:01
20:51

Covid-19: Centro Hospitalar do Médio Tejo com 144 pessoas internadas em enfermaria

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem hoje 144 ‘doentes covid-19’ internados em enfermaria, dos quais 138 estão no Hospital de Abrantes e quatro crianças estão na pediatria de Torres Novas.

Em resposta à Lusa, a administração do CHMT, que agrega os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, adiantou que o Hospital de Abrantes tem seis enfermarias abertas dedicadas a ‘doentes covid-19’, estando hoje 138 camas ocupadas.

A capacidade do Hospital de Abrantes “pode ser aumentada até às 156 camas à medida das necessidades", é acrescentado.

Em Torres Novas, segundo a administração do CHMT, "há quatro camas em pediatria", estando "todas ocupadas", e "duas camas para doentes de nefrologia", igualmente ocupadas.

Na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), instalada em Abrantes, unidade hospitalar de referência para ‘doentes covid-19’ no CHMT, estão 13 camas ocupadas, num total de 18, sendo que a "reorganização dos serviços vai sendo ajustada também de acordo com as respostas de prestação de cuidados".

20:48
VÍDEO

Confinamento geral no Reino Unido vai durar pelo menos até 8 de março

Passada a barreira das cem mil mortes, o Reino Unido fecha-se cada vez mais. Boris Johnson anunciou hoje que mesmo os residentes que regressem de países como Portugal terão de cumprir dez dias de quarentena

Ontem às 20:48
20:43

Covid-19: Madeira com mais 106 casos e um total de 1.955 infeções ativas

A Madeira registou hoje 106 novos casos de covid-19, 97 recuperações e 261 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 1.955.

Entre os novos positivos, dois foram identificados no âmbito da investigação epidemiológica em curso no Lar da Bela Vista, uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do setor público, no Funchal.

"No que respeita ao surto identificado nesta instituição, à data foram confirmados um total de 70 casos de covid-19 - 47 residentes e 23 colaboradores", esclarece a autoridade regional de saúde.

Dos 106 casos reportados hoje, três são importados - provenientes da Polónia, Alemanha e Venezuela - e 103 de transmissão local, sendo que a região passa a contabilizar 4.767 casos confirmados de covid-19, dos quais 1.955 estão ativos.

Em relação ao isolamento dos positivos, a Direção Regional de Saúde indica que 79 pessoas estão hospitalizadas, seis delas nos cuidados intensivos, e 42 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

20:42

Covid-19: Imunoalergologistas recomendam pré-medicação antes de vacinar pessoas com alergias

Especialistas em imunoalergologia estão a recomendar a realização de pré-medicação em doentes com mastocitoses antes da vacina contra a covid-19 para prevenir reações alérgicas graves e anafilaxias, descreveu hoje um médico do Hospital de São João, Porto.

“É importante que as pessoas confiem na segurança das vacinas e estejam informadas da possibilidade, ainda que remota, de que podem surgir reações alérgicas após a toma, sabendo que essas reações também podem ser prevenidas”, descreveu Tiago Rama, um dos autores de um artigo publicado recentemente no Journal of Allergy and Clinical Immunology, um jornal médico que abrange pesquisas sobre alergias e imunologia.

Nesse artigo – que o imunoalergologista Tiago Rama partilha com André Moreira, clínico, investigador e professor no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), bem como com Mariana Castells, alergologista nos EUA e professora em Harvard – é descrito o protocolo de pré-medicação recomendado a doentes com mastocitose e patologias de ativação mastocitária.

A mastocitose é um excesso de mastócitos que são as células responsáveis pelos sintomas das alergias.

Os autores descrevem a aplicação desse protocolo “com sucesso” em dois profissionais de saúde com mastocitose sistémica e cutânea que foram pré-medicados com uma combinação de medicamentos que possibilitou a vacinação sem reações.

Loading

N�o existem mais eventos...