Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
30 Julho 2020
12 jun, 19:02

Aeroporto de Lisboa implementa plataforma que monitoriza normas da Direção-Geral de Saúde

A plataforma Go Fight Covid-19, que permite avaliar normas de segurança em espaços com atendimento público, já está operacional no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, anunciou hoje a empresa que gere a nova plataforma digital.

Ao todo, são 146 QR Codes que se encontram distribuídos por 43 localizações diferentes do aeroporto, entre as quais a área de Check-in, a área de Controlo Segurança, a área de Controlo Passaportes (SEF), o Food Court, as Portas de Embarque e a área de Chegadas, refere a Go Fight Covid-19 em comunicado.

Esta solução, desenvolvida pela Out of Limits junta-se ao Go Clean, já implementado no Aeroporto, sendo ambos os produtos da família Go Rate, uma plataforma digital analítica de recolha e processamento de dados em tempo real, providenciados pelos passageiros.



AO MINUTO

00:17

Estado brasileiro do Paraná assina memorando com Rússia para vacina

O Governo do estado brasileiro do Paraná assinou hoje um memorando de entendimento com a Rússia para ampliar a cooperação técnica, transferências de tecnologia e estudos sobre a vacina russa Sputnik V contra a covid-19.

Segundo o executivo ‘paranaense’, o memorando assinado "deixa aberta a possibilidade de realização de testes, produção e distribuição do imunizante" em território brasileiro.

“A ideia do memorando de entendimento é ampliar a cooperação e estabelecer uma parceria. Estamos a avançar nos acordos para transferência de tecnologia”, afirmou em comunicado o governador do Paraná, Carlos Ratinho Júnior.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por coordenar os estudos da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleia.

“É um memorando de entendimento bastante objetivo que visa a troca de tecnologia. Ele não gera obrigações, mas uma nova construção, um entendimento de que podemos trabalhar juntos. Vamos criar um grupo de trabalho para a formação de um protocolo que vai ser submetido às autoridades brasileiras”, afirmou o presidente do Tecpar, Jorge Callado.

“Neste momento a prioridade é a validação da vacina no país. Dependemos dessa aprovação para os outros encaminhamentos”, acrescentou Callado, frisando que está dado o primeiro passo para a entrada da Sputnik V no Brasil.

Questionado sobre a colocação de esforços numa vacina em relação à qual a Organização Mundial de Saúde (OMS) se mostra ainda reticente, Jorge Callado afirmou que aguarda a apresentação de comprovações por parte da Rússia, mas que o importante é o Brasil "estar inserido" nas negociações.

"Quantas mais alternativas, melhor para o país e para o mundo", indicou o presidente do Tecpar em conferência de imprensa, no final da firmação do memorando, sublinhando que não serão "avançadas etapas" que comprometam a segurança dos cidadãos face à vacina.

23:01

Mais 1.175 mortos e 55.155 infetados no Brasil em 24 horas

O Brasil registou 1.175 mortos e 55.155 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, estando ainda sob investigação a eventual relação de 3.454 óbitos com a covid-19, informou hoje o executivo.

No total, o país sul-americano contabiliza 104.201 óbitos e 3.164.785 casos confirmados desde o início da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, 555 das 1.175 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas foram incluídas nos dados de hoje, quando a taxa de letalidade da doença no país está fixada em 3,3%.

Em relação ao número de recuperados, 2.309.477 pacientes conseguiram superar a doença causada pelo novo coronavírus, sendo que 751.107 infetados continuam sob acompanhamento.

O Brasil, segundo país mais afetado pela pandemia no mundo e com uma população estimada de 210 milhões de pessoas, tem agora uma incidência de 49,6 óbitos e 1.506,0 casos da doença por cada 100 mil habitantes.

Onze das 27 unidades federativas do país já registaram mais de 100 mil casos confirmados de covid-19 nos seus territórios e 21 já ultrapassaram a barreira das mil vítimas mortais.

O estado de São Paulo (sudeste) é o foco da pandemia no Brasil, totalizando 655.181 infetados e 25.869 óbitos.

Seguem-se os estados da Bahia (nordeste), com 203.020 pessoas diagnosticadas com covid-19 e 4.135 mortos, o Ceará (nordeste), que concentra oficialmente 192.422 casos confirmados e 8.052 óbitos, e o Rio de Janeiro (sudeste), que tem hoje 185.610 casos de infeção e 14.295 vítimas mortais.

Juntou-se hoje aos números das vítimas mortais da pandemia a avó de Michelle Bolsonaro, mulher do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que morreu num hospital público onde estava internada desde o início de julho.

Também o governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, integrou as estatísticas, após ter anunciado hoje que está infetado pelo novo coronavírus.

21:35
VÍDEO

Economia do Reino Unido cai mais de 20% entre abril e junho

O Reino Unido entrou oficialmente em recessão, pela primeira vez em mais de 10 anos, depois do Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 20,4% entre abril e junho, o segundo trimestre consecutivo de contração.

Ontem às 21:28
21:18
VÍDEO

Covid-19: camião da esperança vai estar em Lagoa até sexta-feira

Responsáveis pela iniciativa procuram mostrar que "o Algarve é seguro" e propõem-se a ajudar a população na testagem ao novo coronavírus.

Ontem às 21:15
21:15
VÍDEO

Peregrinação de agosto pode ser a maior de Fátima em ano de pandemia

Santuário de Fátima espera multidão de peregrinos e muitos emigrantes a 12 e 13 de agosto. Esta poderá ser mesmo a maior peregrinação do ano, até porque as outras estiveram de baixo de fortes restrições por causa da Covid-19.

Ontem às 21:09
21:12
VÍDEO

Apenas três grupos estrangeiros marcam presença na peregrinação de agosto

Peregrinação de 12 e 13 de agosto marcada pela quase ausência de visitantes estrangeiros. O recinto encontra-se com muito espaço livre, num ano de pandemia de Covid-19.

Ontem às 21:12
20:36
VÍDEO

Covid-19: Paris e Bruxelas com uso obrigatório de máscara na rua

Número de contágios das capitais francesa e belga disparou, o que levou as autoridades a tomarem medidas. A população percebe, e prefere a utilização da máscara a um novo confinamento.

Ontem às 20:15
20:29

França com forte aumento de novos infetados em um dia com 2.524 casos

O número de novas infeções pela doença covid-19 em França teve um forte aumento com 2.524 casos nas últimas 24 horas, muito acima dos 1.397 registados na terça-feira, divulgou hoje a Direção Geral da Saúde (DGS) daquele país.

A evolução ao longo da última semana no número de novos infetados com a covid-19 é ascendente, registando-se 11.663 casos, destacou a DGS em comunicado, citada pela agência EFE.

Numa semana, entre 03 e 09 de agosto, a taxa de positivos subiu igualmente 2,2%, aumentando uma décima face aos dados divulgados na terça-feira e seguindo a tendência verificada nos últimos dias.

A estes números soma-se o facto de a França ter acelerado a realização de testes, com um total de 606.487 na última semana.

Na página oficial na Internet que acompanha a evolução da pandemia naquele país, a DGS regista um total de 206.696 casos desde o início da pandemia.

20:16
VÍDEO

Covid-19: Portugal regista o segundo pior dia de agosto

Portugal registou, nesta segunda-feira, mais três mortos e 278 infetados por Covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ontem às 20:09
20:04

Regionais dos Açores e Presidenciais com luvas, máscaras e viseiras

Os próximos atos eleitorais, as regionais dos Açores e as presidenciais de 2021, vão decorrer com luvas, máscaras, viseiras e álcool nas mesas de voto e o mínimo de canetas partilhadas, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O porta-voz da CNE, João Tiago Machado, disse à Agência Lusa que "há uma articulação com a Direção-Geral de Saúde" (DGS), a qual está "a preparar um documento com orientações específicas", assim como com o Ministério da Administração Interna (MAI) e, no caso açoriano, com a direção regional de saúde local.

Temos estado reunidos com a DGS, a Secretaria Regional do MAI e a Direção Regional de Saúde dos Açores. Para já, há a indicação para uso de máscaras, viseiras, luvas, álcool gel para todos os membros das mesas das assembleias de voto, além das regras de distanciamento social e também o uso de máscaras por parte dos cidadãos eleitores. Vamos evitar a partilha de canetas. Idealmente, cada pessoa deve levar a sua”, disse.

A primeira “prova de fogo” vai ser um referendo em Chaves sobre a reabertura da Ponte Romana ao trânsito de veículos ligeiros num único sentido, marcado para 13 de setembro

20:04
VÍDEO

Covid-19: Governo diz que Avante! "não será exceção" às normas

Festa do Avante! realiza-se no início de setembro, mas a Direção-Geral da Saúde e o Governo afirmam que não há exceções. A realização do evento garante que todas as normas de segurança serão cumprida.

Ontem às 20:05
19:11

Espanha regista 1.690 novos casos em 24 horas sem os dados de Madrid

O Ministério da Saúde espanhol contabilizou hoje mais 3.172 infetados por covid-19 e reportou, nas últimas 24 horas, 1.690 novos casos, sem registar os dados de Madrid, elevando o total de infeções para 329.784 desde o início da pandemia.

A comunidade de Aragão continua a liderar a lista de mais casos diagnosticados nas últimas 24 horas, com 306 infeções, seguido do País Basco com 268, comunidade que corrigiu os seus dados e eliminou casos duplicados.

Segue-se a Andaluzia em terceiro lugar, com 202, e a Catalunha (200), de acordo com o último balanço divulgado pela autoridade de Saúde daquele país, segundo noticia a agência EFE.

A contagem global de hoje regista menos duas mortes face ao dia anterior, agora com um total de 28.579, com 65 destas a terem acontecido na última semana, não se registando as ocorridas em Madrid.

19:11

Madeira com mais um caso de infeção

A Madeira contabiliza mais uma pessoa infetada com covid-19, elevando para 127 os casos notificados no arquipélago, dos quais 100 estão recuperados, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Nas últimas 24 horas, há um novo caso positivo a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 127 casos confirmados da covid-19", refere o boletim sobre a situação epidemiológica da covid-19 na Região Autónoma da Madeira.

O IASAÚDE acrescenta, contudo, haver ainda a reportar "a identificação de mais quatro situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde".

18:59
18:16

Empresários do setor do turismo de Fátima com quebras de 90%

Os empresários do setor do turismo de Fátima estão a registar quebras de cerca de 90% devido à covid-19, só perspetivando uma “retoma significativa” em abril do próximo ano, disse hoje a presidente da associação empresarial local.  

“O horizonte de esperança que os empresários têm é abril de 2021 e o que os preocupa mais é como é que vão manter as suas unidades em funcionamento até lá”, afirmou à agência Lusa a presidente da Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO), Purificação Reis.

Os empresários estiveram hoje reunidos com a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, para falarem das dificuldades que estão a sentir e alertaram-na para a necessidade de receberem apoios que permitam manter os postos de trabalho.

“Sabendo que não se perspetiva retoma significativa antes de abril de 2021 é necessário que, até lá, haja formas de apoiar os empresários para que consigam manter as suas empresas em funcionamento e os postos de trabalho”, frisou a dirigente.

17:38

Mora prolonga fecho de serviços até segunda-feira devido a surto na vila

A Câmara de Mora, no distrito de Évora, decidiu prolongar o encerramento dos serviços municipais, pelo menos, até segunda-feira, por precaução, devido ao surto de covid-19 detetado na vila, anunciou hoje a autarquia.

Num despacho divulgado na página de Internet do município, o presidente da autarquia, Luís Simão, determinou o encerramento ao público, até segunda-feira, do edifício dos Paços do Concelho, Oficina da Criança, Casa da Cultura e dos equipamentos desportivos.

17:27

Circos afirmam-se "marginalizados" dos apoios à Cultura

A Associação Portuguesa dos Empresários e Artistas de Circo (APEAC) afirma-se "marginalizada" dos apoios à cultura e contesta o decreto-lei que regula os apoios às artes visuais e performativas, que contempla apenas o circo contemporâneo.

O circo tradicional é apresentado por cerca de 30 companhias, na sua maioria de estrutura familiar, e "mais de 200 artistas", segundo a APEAC.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Carvalho, da direção da APEAC, disse que os circos "vivem tempos de grandes dificuldade e aflição" e que apenas cerca de seis companhias circenses terão retomado a atividade, de forma condicionada, devido às regras da Direção-Geral da Saúde para combate à covid-19.

A APEAC "não tem estado parada e já [se reuniu] com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a ministra da Cultura, Graça Fonseca".

A reunião com ANMP foi no sentido de "sensibilizar" os municípios para facilitarem o licenciamento dos circos e permitir a sua atividade.

17:02

Reino Unido regista mais 77 mortos e 1.009 infetados

 O Reino Unido registou mais 77 mortos da doença covid-19 e mais 1.009 infetados nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades britânicas.

Os dados dizem respeito a mortes e casos confirmados por teste em hospitais, lares de idosos e na comunidade em geral, incluindo em residências particulares. 

As autoridades invocaram “dificuldades técnicas” para não atualizarem hoje o número oficial de mortes na terça-feira, mas tinha identificado 1.148 novas infeções, o valor mais alto desde finais de junho. 

O balanço oficial acumulado passa assim a ser de 46.706 mortes e 313.798 casos de infeção desde o início da pandemia, mas estatísticas oficiais contabilizaram pelo menos 56.800 mortes no Reino Unido resultantes do coronavírus, incluindo os casos suspeitos nos quais o SARS-CoV-2 foi mencionado na certidão de óbito. 

16:36

Sindicatos lamentam que Governo ignore "crise social profundíssima" na hotelaria e restauração

A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo (Fesaht) lamentou hoje a “falta de reconhecimento” pelo Governo da “crise social profundíssima” vivida pelos trabalhadores do setor, voltando a exigir a “reabertura imediata” de todos os estabelecimentos.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Figueiredo, da direção nacional da Fesaht, considerou uma “falta de respeito e de consideração” o facto de a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, não ter recebido a delegação da federação que hoje se apresentou no ministério para denunciar a situação dos trabalhadores do setor, na sequência da crise gerada pela pandemia de covid-19.

“A ministra não nos recebeu, marcou para dia 26 uma audiência por videoconferência, mas nós queremos discutir cara a cara os problemas do setor”, disse, considerando “inaceitável que o Governo se disponibilize, sempre e a qualquer hora, para se reunir com os patrões e, neste tempo de crise sanitária, a ministra apenas tenha recebido a federação uma vez”.

16:01

Turismo do Algarve reitera segurança da região junto do Reino Unido

A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai reforçar a mensagem de que a região é um destino seguro junto do Reino Unido, através de uma campanha publicitária que será emitida na estação de televisão Channel 5, foi hoje anunciado.

“De 20 de agosto até ao final de outubro, este canal de entretenimento de grande audiência no Reino Unido irá transmitir um vídeo promocional do Algarve, com a duração de 50 segundos, que será exibido cerca de 38 vezes por semana e resultará numa exposição de 175 mil visualizações semanais”, avança a ATA, em comunicado de imprensa.

O objetivo é que sejam levantadas as restrições impostas aos viajantes que cheguem ao Reino Unido a partir de Portugal, devido à pandemia de covid-19, sublinha a associação.

Loading

N�o existem mais eventos...