Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre a pandemia que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo
25 Janeiro 2021
12 jun 2020, 19:02

Aeroporto de Lisboa implementa plataforma que monitoriza normas da Direção-Geral de Saúde

A plataforma Go Fight Covid-19, que permite avaliar normas de segurança em espaços com atendimento público, já está operacional no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, anunciou hoje a empresa que gere a nova plataforma digital.

Ao todo, são 146 QR Codes que se encontram distribuídos por 43 localizações diferentes do aeroporto, entre as quais a área de Check-in, a área de Controlo Segurança, a área de Controlo Passaportes (SEF), o Food Court, as Portas de Embarque e a área de Chegadas, refere a Go Fight Covid-19 em comunicado.

Esta solução, desenvolvida pela Out of Limits junta-se ao Go Clean, já implementado no Aeroporto, sendo ambos os produtos da família Go Rate, uma plataforma digital analítica de recolha e processamento de dados em tempo real, providenciados pelos passageiros.



AO MINUTO

23:23
VÍDEO

Covid-19: Ministra da Saúde admite pedir ajuda internacional

Em entrevista à RTP, a Ministra da Saúde admite que possa pedir ajuda a países estrangeiros, objetivando a transferência de doentes.

Marta Temido apelou ainda à “lucidez” de todos os portugueses no combate à pandemia de covid19.

Há 58 min
23:01
22:00
21:20

Covid-19: Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros testou positivo

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, testou positivo à covid 19, apresentando “sintomas ligeiros” da doença, divulgou hoje a autarquia do distrito de Bragança.

A informação foi partilhada na página da rede social Facebook do município com a indicação de que, além do presidente da Câmara,”outros elementos do gabinete da presidência” também testaram positivo, sem especificar quantos.

De acordo com a publicação, o presidente da Câmara encontra-se “em confinamento domiciliário durante um período de dez dias, como decretado pela autoridade de Saúde local, e apenas regista sintomas ligeiros”.

O município informa ainda que “já foram também identificados todos os potenciais contactos de risco e tomadas as medidas indicadas pelas autoridades de saúde”.

“Por forma a garantir a segurança de todos os funcionários da autarquia irá proceder-se nos próximos dias à desinfeção das instalações provisórias dos Paços do Concelho”, refere a publicação.

20:42

Covid-19: FMI desembolsa 20,47 milhões para a Guiné-Bissau combater a pandemia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que aprovou o desembolso de 20,47 milhões de dólares em assistência de emergência para a Guiné-Bissau combater a pandemia de covid-19, dois dias depois de novo estado de calamidade.

"O FMI aprovou o desembolso de 20,47 milhões de dólares [16,86 milhões de euros] ao abrigo da Facilidade de Crédito Rápido para ajudar a Guiné-Bissau a cumprir as necessidades urgentes da balança de pagamentos que surgem devido à pandemia de covid-19", lê-se numa nota enviada hoje à Lusa.

A informação, que surge dois dias depois de o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ter decretado no sábado o estado de calamidade por um período de 30 dias, aponta que a assistência do FMI "vai ajudar a apoiar a despesa crítica na saúde, proteção social e investimento para sustentar a recuperação, bem como fomentar os recursos adicionais dos doadores".

As autoridades, lê-se ainda na nota, "responderam rapidamente a um choque muito severo, aumentando a despesa relacionada com a saúde e aprovando medidas de contenção e mitigação, bem como um compromisso para melhorar a transparência".

"A Guiné-Bissau foi significativamente afetada pela pandemia de covid-19, que perturbou a atividade económica e levou a uma deterioração das posições externa e orçamental", comentou o vice-diretor-geral do FMI, Tao Zhang, acrescentando que "é preciso apoio financeiro da comunidade internacional, incluindo ao abrigo da Facilidade de Crédito Rápido do FMI, bem como alívio do serviço da dívida aprovado anteriormente" ao abrigo das iniciativas tomadas pelo Fundo.

20:42

Covid-19: Açores vão testar toda a população da ilha do Corvo com testes rápidos

Toda a população da ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, será testada com testes rápidos de despiste do novo coronavírus, depois de se ter registado o primeiro caso positivo na ilha, anunciou hoje o Governo Regional.

“Esta manhã chegou à ilha do Corvo um carregamento com 500 testes rápidos para proceder à testagem de toda a população do Corvo”, avançou, hoje, em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Saúde dos Açores, Clélio Meneses.

O governante falava na ilha Terceira, à margem de uma visita à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

Até sábado, a ilha do Corvo, com cerca de 460 habitantes, não tinha registado qualquer caso de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

O primeiro caso, reportado no sábado, foi identificado no âmbito de um teste realizado ao sexto dia aos passageiros que chegam de fora do arquipélago ou da ilha de São Miguel, que está classificada como zona de “alto risco” de transmissão.

20:40
VÍDEO

Hospital da Guarda só tem duas vagas nos Cuidados Intensivos

Os hospitais continuam a fazer uma gestão quase ao minuto para garantir os cuidados necessários aos infetados com Covid-19. 
O centro do País é apenas mais um exemplo do caos que está a ser vivido. A Guarda já só tem duas camas de Cuidados Intensivos, a Covilhã nenhuma, enquanto em Viseu hjá há quase 300 pessoas internadas

Há 3h e 50min
20:40
VÍDEO

Surto neste lar já fez 12 mortos

Continua a haver lares de idosos em que os surtos de covid-19 se têm revelado trágicos. É o caso do Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, onde a situação chegou a ser calamitosa, com todos os utentes infetados e sem funcionários suficientes

Há 3h e 59min
20:40
VÍDEO

Portugal é dos países mais afetados pela variante britânica

Em apenas uma semana, a prevalência da estirpe triplicou. Um aumento exponencial altamente preocupante, alerta a ministra da Saúde 

Ontem às 20:20
20:40
VÍDEO

Profissionais "pedem desculpa aos doentes porque não têm forma de os atender"

O relato emocionado de uma utente do Hospital dos Covões, em Coimbra

Ontem às 20:08
20:40
VÍDEO

Ambulâncias acumulam-se à porta do Hospital Garcia de Orta

A taxa de ocupação deste hospital está acima dos 300 por cento e as ambulâncias continuam a fazer fila à porta das urgências

Ontem às 20:03
20:40
VÍDEO

Doentes à espera há 10 horas e a receber oxigénio nas ambulâncias

Situação caótica no Hospital Garcia de Orta, em Almada

Ontem às 19:43
20:39
VÍDEO

Pessoas com mais de 50 anos e doenças associadas começam a ser vacinadas na próxima semana

Também os que trabalham em serviços essenciais e ainda os titulares de órgãos de soberania começam a ser vacinados na próxima semana
 

Há 3h e 31min
20:39
VÍDEO

Europa coloca Portugal em zona de alto risco

A Comissão Europeia desaconselha as viagens não essenciais de e para Portugal e recomenda aos estados-membros que reforcem as restrições para o território nacional. No mapa divulgado hoje em Bruxelas, Portugal aparece na nova categoria de alto risco de covid-19.

Há 3h e 37min
20:39
VÍDEO

Idosos deste lar já estão imunes: "Estou encantada"

Continuam os problemas com a entrega das vacinas...
Portugal só deve receber metade das que estavam acordadas com a Astrazenca e que estavam previstas para os próximos dois meses.
A União Ruropeia também quer explicações da farmacêutica sobre estes atrasos na entrega da vacina e faz um aviso claro para que o fabrico seja acelerado

Há 3h e 45min
20:34

Covid-19: Apoios públicos para combate à pandemia nas instituições sociais estão atrasados

Os apoios públicos à compra de material de proteção para lares residenciais do setor social ainda não foram pagos na íntegra, adiantou hoje o presidente da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), o padre Lino Maia.

“Em relação aos acordos de cooperação não tem havido atrasos, tem havido atrasos é nestas medidas extraordinárias. Aí é que o processo muitas vezes é moroso. As instituições que se candidataram em agosto e que foram contempladas só parte é que já recebeu o apoio”, disse à Lusa o presidente da CNIS, que hoje reuniu o seu conselho geral “fundamentalmente para partilhar as medidas que estão a ser adotadas pelo Governo de apoio ao setor nesta emergência”.

Segundo Lino Maia, algumas instituições ainda não estão a receber “na íntegra” os apoios que podem chegar aos oito mil euros, uma vez que as candidaturas às verbas do programa Adaptar Social+ correspondem a 10 mil euros em materiais de proteção para a pandemia, a que corresponde uma comparticipação pública de 80%.

“Fundamentalmente neste momento o que devo dizer é que há custos muito elevados, particularmente intensos com a resposta à pandemia, nas instituições que têm residentes. Nas estruturas residenciais para idosos e nas unidades de cuidados integrados há custos muito elevados com a aquisição de material de proteção”, disse Lino Maia.

O programa Adaptar Social+ mantém-se, mas “em moldes diferentes”, explicou o presidente da CNIS, acrescentando que está ainda por esclarecer a forma como as instituições vão poder continuar a candidatar-se a apoios públicos.

20:34

Covid-19: Surto em Gondomar causa 33 infetados entre utentes e colaboradores de lar

Um surto no Centro Social da Lomba, em Gondomar, resultou em 33 infetados, entre utentes e colaboradores do lar, com o novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

Os primeiros sinais da presença da covid-19 ocorreram no final de semana passada, após o que foram testados todos os utentes e colaboradores da instituição, havendo ainda a registar “11 casos negativos, tendo estes sido transferidos para a Pousada da Juventude do Porto”, acrescentou o autarca.

O centro foi hoje vistoriado pela Comissão Covid da Proteção Civil de Gondomar, com a presença do delegado de saúde e da Segurança Social, revelou Marco Martins que assegurou “toda o apoio da autarquia, à semelhança do efetuado noutras situações”.

Na página da instituição no Facebook, é anunciada a contratação de colaboradores, com entrada imediata, através de contratos de substituição ou via Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo Marco Martins acrescentado que “desde a semana passada estão a trabalhar no centro seis funcionárias das brigadas da Segurança Social”.

“Ainda hoje seguiu uma grande quantidade de material [de proteção] para o centro, depois de já na semana passada ter sido feito um primeiro envio desse material. O centro não tem nenhuma necessidade de equipamento”, disse.

O autarca desconhece se dos positivos, entretanto, algum teve de ser internado.

20:33

Covid-19: AHRESP pede a GNR e PSP para não dificultarem funcionamento de take-away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou hoje às forças de segurança para não dificultarem o funcionamento dos restaurantes com ‘take-away’ e entregas ao domicílio, indicando que a lei permite os horários normais.

Em comunicado, a AHRESP “apela às forças de segurança, particularmente à GNR e à PSP, que não obstaculizem o funcionamento dos estabelecimentos de restauração e similares nas modalidades de ‘take-away’ (que inclui o ‘drive thru’) e entregas ao domicílio, permitido pela atual lei”.

“Nessa conformidade, os estabelecimentos de restauração e similares podem funcionar de acordo com o horário de funcionamento para o qual se encontram autorizados, nos quais, nas modalidades de venda permitidas, podem praticar os seus horários normais, isto é, os horários que - dentro dos limites aplicáveis em função do município em que se localizem - praticariam se nunca tivessem existido limitações especiais resultantes das medidas de combate à doença covid-19”, afirma a associação.

Segundo a AHRESP, os restaurantes e similares “não estão sujeitos à obrigatoriedade de encerramento às 20:00 durante a semana e às 13:00 aos fins de semana e feriados”.

20:33

Covid-19: Madeira regista “tendência decrescente” no número de casos

O Governo da Madeira indicou hoje que a região autónoma apresenta uma "tendência decrescente" no número diário de casos de covid-19, após quase um mês com registo superior a 100 novos infetados por dia.

"Agora, parece haver uma tendência decrescente, que esperamos se mantenha", disse o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, em conferência de imprensa, no Funchal, sublinhando que a descida "é fruto das medidas restritivas" decretadas pelo executivo.

Na Região Autónoma da Madeira está em vigor o recolher obrigatório entre as 19:00 e as 05:00 durante a semana e entre 18:00 e as 05:00 aos fins de semana, sendo que todas as atividades de natureza industrial, comercial e de serviços encerram às 18:00 nos dias úteis e às 17:00 no sábado e no domingo.

Além destas medidas, que vigoram pelo menos até 31 de janeiro, o Governo Regional suspendeu as aulas presenciais no 3.º ciclo e no secundário, mantendo em atividade normal os restantes níveis de ensino.

20:32

Distrito de Braga com 30.156 desempregados em dezembro de 2021

O distrito de Braga registava, em dezembro de 2020, um total de 30.156 desempregados, mais 4.745 do que no mesmo mês de 2019, segundo as estatísticas do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), hoje consultadas pela Lusa.

Os maiores concelhos são também, os maiores “contribuintes líquidos” para o número de desempregados, surgindo à cabeça Braga (7.081), seguido de Guimarães (6.594), Vila Nova de Famalicão (4.586) e Barcelos (2.603).

Por outro lado, Terras de Bouro era, em finais de 2020, o concelho do distrito com menos desempregados, concretamente 324.

Do total de desempregados, 12.643 eram homens, contra 17.513 mulheres.

A esmagadora maioria estava à procura de um novo emprego, registando-se apenas 2.558 pessoas à procura do primeiro emprego.

Em termos de tempo de espera, 18.121 estavam há menos de um ano inscritos.

Loading

N�o existem mais eventos...