Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
26 Outubro 2020
12 mar, 12:51

Alojamento Local está a "colapsar"

O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) admitiu hoje que aquele setor hoteleiro está a “colapsar” devido aos cancelamentos diários e paralisação de reservas até junho, avisando que a sobrevivência depende de uma microlinha de crédito.

“A situação tem-se degradado de uma forma exponencial. Quase impensável. Nós fizemos o levantamento há um ou dois dias e a situação já é de crise e de sobrevivência neste momento”, declarou Eduardo Miranda, presidente da ALEP, em entrevista telefónica à Lusa sobre o impacto do surto de Covid-19.

Segundo Eduardo Miranda, todos os alojamentos locais em Portugal estão a atravessar um “cenário completamente drástico” com a previsão de “faturação quase nula nos próximos meses”.

“As novas reservas paralisaram e isso já invade o mês de maio, a entrar em junho. Praticamente só lidamos com cancelamentos, ou seja, não fazemos novas reservas e está a haver um número de cancelamentos diários”, descreveu, acrescentando que a crise acontece na pior época possível em termos de atividade, por ser inverno e época baixa.

A solução para o Alojamento Local (AL) passa por o Governo criar uma “linha de microcrédito”, permitindo aos empresários em nome individual que possam aceder, mesmo que seja com valores inferiores aos apoios das linhas tradicionais, mas com “procedimento facilitado”.

Sendo o setor feito, essencialmente, por empresários em nome individual (75%) e com microempresas, o setor não consegue resistir a um golpe destes, admitiu Eduardo Miranda.

“Estamos numa situação de risco de sobrevivência de muitos operadores, o que gera um colapso de uma parte significativa do turismo”, disse, reiterando que só é ultrapassável se houver um “apoio a curto prazo”.



AO MINUTO

00:17
23:39
VÍDEO

Restrições em Itália: “A vida das pessoas complicou-se”

Em Itália, já foram tomadas várias medidas restritivas para travar a pandemia de covid-19.

Isabel da Rocha, residente em Nápoles, explica que as restrições estão a ser mal recebidas pela população que receia um impacto devastador na economia local.

Ontem às 23:37
23:31
VÍDEO

Confinamento em França: “Muito muito provável”

O governo francês não exclui a hipótese de voltar a restabelecer um confinamento total no país, durante quatro semanas.

Hermano Sanches, vereador de Paris, considera que a situação em França está a ficar descontrolada e acredita que haverá medidas mais drásticas num futuro próximo.

Ontem às 23:18
23:25
VÍDEO

Covid-19: “É fundamental que não existam eventos que favoreçam a aglomeração de pessoas”

Raquel Duarte Bessa, ex-secretária de estado da saúde, reiterou que “é fundamental colocar um travão na transmissão” do novo coronavírus.

A pneumologista disse que é imperativo cessar a realização de eventos que fomentem aglomerações de pessoas e não exclui que possam ser necessárias medidas mais restritivas em Portugal.

Ontem às 23:19
22:58
22:00
21:23
20:56

Matosinhos encerra centros comerciais às 21:00 e pede medidas ao Governo

A Câmara Municipal de Matosinhos decretou hoje o encerramento dos centros comerciais às 21:00 e pede ao Governo que “adote medidas” para os concelhos da Área Metropolitana do Porto “mais afetados” pelo aumento de novos casos de covid-19.

Em comunicado, a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destaca que as medidas mitigadoras da pandemia da covid-19 “só fazem sentido ao nível supramunicipal” e que as autarquias “não têm competências em áreas fundamentais” para fazer face ao aumento de novos casos de infeção por SARS-CoV-2, dando como exemplo o ensino e a limitação de deslocações.

Citada no comunicado, Luísa Salgueiro afirma que “as decisões terão que ser tomadas na esfera do poder central e ao nível regiões”.

“Não adianta um concelho, de forma isolada, adotar determinados procedimentos se os concelhos vizinhos não fizerem o mesmo”, avançou a presidente durante a reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil (CMPC), que contou com a participação da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

No âmbito da reunião, foi decidido antecipar o encerramento dos centros comerciais para as 21:00, a par de outras medidas que vão ser apresentadas na quarta-feira numa conferência de imprensa, às 11:30, na Câmara Municipal de Matosinhos.

De acordo com a autarquia, os membros que compõe a CMPC aprovaram ainda recomendar ao Governo que seja determinada a proibição de circulação entre concelhos limítrofes, à semelhança do que foi adotado nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras.

Paralelamente, recomendam a implementação de ensino à distancia para o 3.º ciclo, ensino secundário, profissional e universitário, bem como o dever de permanência no domicilio, exceto em circulações autorizadas.

A CMPC vai ainda propor a partilha da localização de georreferencia das pessoas infetadas e em quarentena, bem como os locais onde foram detetados surtos.

“A CMPC solicita ainda a criação de um dispositivo de reforço da capacidade operacional dos corpos de bombeiros para resposta à covid-19, semelhante ao dispositivo de combate aos incêndios florestais”, acrescenta a autarquia.

20:25

Covid-19: treze casos positivos em 'call-center' em Vila Real

O 'call center' do Grupo Luz Saúde, em Vila Real, tem 13 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, disse hoje à agência Lusa fonte da empresa.

A fonte explicou que foram realizados testes a 41 pessoas que integram o mesmo turno do ‘call center', tendo resultado 13 testes positivos de infeção pelo novo coronavírus.

O serviço naquele centro vai manter-se e, se necessário, as chamadas e atendimentos poderão ser canalizados para outros ‘call-center” do grupo.

Os colaboradores, segundo a fonte, trabalham em espaços separados por acrílicos e de máscara e não há cruzamentos entre os diferentes turnos.

O caso está a ser acompanhado pela autoridade de saúde pública.

O Grupo Luz Saúde abriu em 2019, na cidade de Vila Real, um centro de serviço de apoio aos clientes da rede Hospital da Luz e onde, atualmente trabalham, 150 pessoas.

O concelho de Vila Real contabilizava na segunda-feira 178 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, encontrando-se 163 pessoas em isolamento.

O distrito de Vila Real registava, também na segunda-feira, 436 ativos de infeção pelo novo coronavírus.

20:25

França volta a bater recorde diário de mortes com 292 óbitos

A França registou 292 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um novo recorde de óbitos desde abril passado, superando os 258 da véspera, indicaram hoje as autoridades sanitárias francesas.

No mesmo período, foram também contabilizados 33.417 novos casos do novo coronavírus, com o total acumulado a ficar a menos de 2.500 casos de ultrapassar os 1,2 milhões de infetados desde o início da pandemia.

O total acumulado de mortes ascende a 35.541.

Nos últimos sete dias, 14.110 infetados foram hospitalizados, estando 2.057 deles em unidades de cuidados intensivos.

As autoridades sanitárias indicaram hoje que 96 dos 100 departamentos em que se divide administrativamente a França estão em situação de vulnerabilidade elevada.

20:24
20:17
VÍDEO

Covid-19: Portugal aproxima-se dos 50 mil casos

Portugal voltou a ter mais de três mil casos de covid-19, em apenas 24 horas.

Foram detetados em território nacional 3.299 contágios e 28 mortes.

Ontem às 20:10
20:17
VÍDEO

Covid-19: Espanha e Itália batem recorde de mortes diárias da segunda vaga

A França e Alemanha deverão anunciar, esta quarta-feira, novas restrições ao contacto social para combater a pandemia.

A Espanha e Itália tiveram, nas últimas 24 horas, o maior aumento do número de mortes da segunda onda pandémica. Ambos os países registaram mais de 200 óbitos.

Ontem às 19:46
20:17
VÍDEO

Fim de semana de finados: medidas menos restritivas do que na Páscoa

O Ministro da Administração Interna rejeita qualquer contradição nas medidas que vão vigorar durante o próximo fim de semana.

A partir de sexta-feira à meia-noite e até ao dia três de novembro é proibido circular entre concelhos, mas desta vez há mais exceções do que na Páscoa.

Ontem às 19:42
20:17
VÍDEO

Covid-19: 70 casos ativos em Vila Flor

No distrito de Bragança, um surto de covid-19 está a preocupar a população de Vila Flor.

São vários os focos de infeção na região e já atingiram a unidade de cuidados continuados, os bombeiros e a escola local.

Ontem às 19:38
19:45
18:49

Espanha com 267 mortes, o maior número diário da segunda vaga

 Espanha registou hoje mais 267 mortes com a covid-19, o número diário mais elevado da atual segunda vaga da pandemia, alcançando um total de 35.298 óbitos, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 18.418 novos casos de covid-19, elevando para 1.116.738 o total de infetados no país.

A região de Madrid, a mais atingida desde o início da pandemia, tem hoje mais 2.185 casos de contágio e um total de 298.823.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.101 pessoas, das quais 444 na Catalunha, 370 na Andaluzia e 285 em Madrid.

Em todo o país há 16.696 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 2.292 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

O nível de incidência acumulada em Espanha subiu hoje para 436 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Navarra (1.142), Melilla (1.130), Aragão (872), Rioja (701), Castela e Leão (685), Catalunha (629) e País Basco (511).

18:46

Pousada da Juventude do Porto pode receber casos a partir de domingo

A Pousada da Juventude do Porto pode começar, a partir de 01 de novembro, a receber pessoas com teste negativo à covid-19 que precisem de ser segregadas do núcleo familiar ou instituição por terem testado positivo, foi hoje revelado.

"As instalações da Pousada da Juventude serão disponibilizadas a partir e 01 de novembro para reforçar a estrutura distrital de resposta à covid-19", indicou o gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade e coordenador Regional Norte do covid-19, Eduardo Pinheiro.

De acordo com mesma fonte, a coordenação do processo será da Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto.

Hoje, numa nota publicada na sua página oficial, o município tinha já garantir ter operacionais um conjunto de respostas reforçadas para neutralizar a evolução da Covid-19, nomeadamente a Pousada da Juventude, que foi proposta como estrutura de retaguarda para receber pessoas com teste negativo, que tivessem de ser separadas de outras, dentro do mesmo núcleo familiar ou instituição que testassem positivo à infeção pelo novo coronavírus.

18:28
17:35

Itália atinge novo recorde com 21.994 casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 21.994 infeções pelo novo coronavírus e 221 mortes atribuídos à covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde de contágios desde o início da crise sanitária, segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Este é o maior número de infeções registadas até agora, embora estejam a ser realizados muito mais testes do que no início da epidemia, em fevereiro, com 174.000 desde segunda-feira.

No último dia, 221 pessoas perderam a vida por causa do novo coronavírus, um número que não era observado desde meados de maio e que aumenta o total de óbitos em Itália para 37.700.

No país, 564.778 pessoas já foram infetadas desde o início da crise, a 21 de fevereiro, com o aparecimento dos primeiros casos autóctones.

A situação nos hospitais é particularmente preocupante. Das 255.000 pessoas doentes com covid-19 em Itália, 15.366 estão hospitalizadas (mais 1.085 do que segunda-feira) e 1.411 requerem cuidados intensivos (mais 127).

Loading

N�o existem mais eventos...