Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
29 Outubro 2020
22 mai, 15:34

Extrema-direita espanhola manifesta-se no sábado em automóvel contra Governo

O partido espanhol de extrema-direita Vox organiza no sábado manifestações em automóvel nas principais capitais de província do país para protestar contra a forma como o Governo socialista tem gerido a crise da covid-19.

O protesto, em automóvel e com máscara, foi a forma como a extrema-direita conseguiu que as manifestações de 30 minutos de duração fossem aprovadas, cumprindo as exigências de segurança impostas pelo estado de emergência em vigor desde 15 de março último.

A terceira maior força política de Espanha, depois do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e o Partido Popular (direita), assegura que as manifestações se vão realizar "no estrito cumprimento das medidas de segurança sanitária".

A principal dessas concentrações, que percorrem as principais artérias do centro das províncias espanholas, vai-se realizar em Madrid, com saída às 12:00 (11:00 em Lisboa) da Praça de Cibeles e chegada ao mesmo local depois de percorrer várias ruas e avenidas do bairro de Salamanca.

As manifestações de sábado juntam-se às “caçaroladas” (bater em panelas), diariamente às 21:00 (20:00), em varandas, que se têm estendido por todo o país, a criticar o executivo de esquerda e que têm sido incentivadas pelos partidos de direita.

Um tribunal da Catalunha foi a última entidade que autorizou, hoje, as manifestações nas quatro capitais de província desta comunidade autónoma.



AO MINUTO

10:36

Escola encerrada por falta de assistentes operacionais em Torres Vedras

A escola do primeiro ciclo de Campelos, no concelho de Torres Vedras, está encerrada até quarta-feira, depois de dois funcionários terem ficado infetados pela covid-19 e outros sete estarem em quarentena, disse hoje o diretor do agrupamento.

Joaquim Pinto Gonçalves, diretor do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, a que pertence a EB1 de Campelos, explicou à agência Lusa que o estabelecimento está encerrado desde o início da semana e até à próxima quarta-feira.

"Dois assistentes operacionais, contagiados fora da escola, testaram positivo [à covid-19] e temos os outros sete de quarentena por precaução", afirmou, justificando que, "sem assistentes operacionais, não há condições para a escola funcionar e as turmas foram mandadas para casa".

10:31

Economista cabo-verdiano sugere uso de parte das poupanças para recuperar economia

O economista cabo-verdiano António Batista considerou hoje que a população local ainda não têm o hábito de poupar dinheiro, mas sugeriu que as que têm deveriam gastar parte para ajudar a recuperar a economia após a crise da covid-19.

“Não é o nosso sonho consumir, mas teríamos que tirar parte dessa poupança para apoiarmos a recuperação da economia. Hoje, o que o país precisa é de 'despoupança', para ajudar a recuperar a dinâmica da economia e isso gera emprego, mais rendimento, e no futuro termos como garantir a nossa estabilidade financeira”, explicou o economista.

António Batista, que é também presidente da Associação para a Promoção da Educação Financeira (Profin), instituição criada há cerca de três anos, falava à agência Lusa no âmbito da “Semana da Poupança”, realizada de 26 a 31 de outubro pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

10:13
09:34

Rússia regista novo recorde com mais de 18 mil casos em 24 horas

A Rússia registou hoje, pelo segundo dia consecutivo, um novo recorde de infeções diárias por covid-19 desde o início da pandemia, detetando 18.283 casos nas últimas 24 horas, 5.268 dos quais em Moscovo, principal foco infeccioso do país.

Segundo as estatísticas oficiais, foram também contabilizadas 355 mortes ligadas à covid-19 no último dia, o que eleva para 27.656 as vítimas mortais da epidemia na Rússia.

Apesar do crescimento de casos nas últimas semanas, em que o número de infeções diárias quase triplicou, as autoridades russas não querem adotar medidas drásticas como um confinamento nacional, o toque de recolher ou a paragem de setores económicos.

09:27
09:26
09:02
08:40
VÍDEO

Circulação entre concelhos: "Regra é permanecer em casa, mas há exceções"

A jornalista Daniela Rodrigues acompanhou esta sexta-feira uma operação da GNR no limite entre os concelhos de Sintra e de Mafra, no dia em que começam as restrições de ciculação durante o fim de semana dos Finados.

Há 2h e 12min
08:22
08:00

Alemanha regista 18.681 infeções em 24 horas, novo máximo diário

As autoridades alemãs registaram 18.681 novas infeções nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, enquanto o número de casos ativos ascende a cerca de 143.000, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia.

Na sexta-feira da semana passada, os novos casos chegaram aos 11.242 em 24 horas.

O número total de casos positivos desde que a primeira infeção foi registada no país, no final de janeiro, é de 499.694, com 10.349 mortes, mais 77 nas últimas 24 horas.

Entretanto, cerca de 345.700 pessoas já superaram da doença.

07:47
07:44

Mais 464 mortos e 5.948 casos no México em 24 horas

O México registou 464 mortos e 5.948 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, informaram as autoridades.

O número total de óbitos subiu para 90.773 e o de contágios para 912.811 desde o início da pandemia.

A covid-19 é a quarta causa de morte no México, atrás apenas de doenças cardíacas, diabetes e tumores malignos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia.

"A epidemia ainda está ativa, a intensidade da epidemia mudou há aproximadamente 14 dias", disse o subsecretário Mexicano de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo Lopez-Gatellis, ao apresentar o balanço nacional da covid-19.

07:43

China soma um caso local e 24 oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado um caso de contágio local, nas últimas 24 horas, na cidade de Qingdao, nordeste do país, e 24 casos oriundos do exterior.

O contágio local é o de uma enfermeira, de 34 anos, que trabalhava no Hospital para Doenças Pulmonares de Qingdao, foco de um surto de covid-19 na primeira quinzena de outubro, devido à desinfeção negligente do aparelho usado por um paciente infetado.

As autoridades de saúde não relataram nenhum contágio local em Kashgar, na província de Xinjiang, no extremo noroeste do país, onde no último domingo foi detetado outro surto, que infetou dezenas de pessoas.

07:23

Índia com 563 mortes e 48.648 novos casos

A Índia registou 563 mortes por covid-19 e 48.648 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.

Com 8.088.851 infeções acumuladas, o país é o segundo do mundo com mais casos, a seguir aos Estados Unidos, com mais de 8,9 milhões de infeções desde o início da pandemia.

A doença já fez 121.090 vítimas fatais.

O número de casos na Índia atingiu o valor mais alto em meados de setembro, com 97.894 contágios num só dia.

Nas últimas semanas, o país tem vindo a reduzir o número diário de infeções.

Apesar disso, o balanço permanece alto na capital, Nova Deli, com 30.952 casos ativos.

07:21

CaixaBank diminui lucros em 42% para 726 ME para enfrentar pandemia

O CaixaBank obteve lucros de 726 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma redução de 42,6% em relação ao mesmo período de 2019, depois de constituir provisões extraordinárias de 1.161 milhões para enfrentar a covid-19.

Na informação que transmitiu hoje ao mercado, o banco espanhol, dono do português BPI, revela que o seu volume de negócios, que inclui empréstimos e recursos próprios, totalizou 646.299 milhões de euros nos primeiros nove meses, o valor mais elevado desde que a instituição foi criada.

As receitas principais (“core”) do CaixaBank, as derivadas da sua atividade principal (margens de juros, comissões líquidas e receitas de seguros), mantêm-se quase inalteradas, tendo baixado apenas 0,7%, para 6.158 milhões de euros até setembro, de acordo com o relatório apresentado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) em Madrid.

07:21

Bailarino testa positivo e obriga Teatro Rivoli a cancelar espetáculos

O Teatro Rivoli, no Porto, anunciou na quinta-feira à noite o cancelamento de dois espetáculos que estavam agendados para aquela sala, após o diagnóstico de um caso positivo de covid-19 entre os bailarinos envolvidos num dos espetáculos.

A informação foi avançada por Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Municipal do Porto (que integra o Rivoli), através da rede social Facebook.

“Lamentamos informar que as apresentações de “Mal-Embriaguez Divina”, de [coreógrafa] Marlene Monteiro Freitas, prevista para esta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de outubro, às 21:00, no Teatro Rivoli, foram canceladas, devido a um caso testado positivo à covid-19 entre os bailarinos”, escreveu Tiago Guedes.

07:05
00:20
VÍDEO

Restrições à circulação: “A GNR terá uma posição firme face a incumprimentos”

O tenente-coronel Santos, do Comando Operacional da GNR, garantiu que a haverá uma posição firme, com punições de crime ou contraordenação, para quem incumprir com a proibição de circulação entre concelhos.

O responsável revelou que vai existir um reforço do patrulhamento, sobretudo, nas entradas e saídas das grandes cidades.

Ontem às 22:52
00:20
VÍDEO

Joaquim Sousa Martins sobre covid-19: “Nunca me senti tão doente na vida”

Joaquim Sousa Martins regressou esta semana à TVI, depois de ter sido contraído covid-19.

O jornalista explicou todo o processo até descobrir que estava infetado, como foi a recuperação e todos os sintomas que teve.

O acompanhamento do SNS foi diário, permanente, simpático e cuidadoso”, confidenciou.

Sousa Martins acrescentou ainda, que apesar de ter tentado, a aplicação de rastreio “Stay Away Covid” não funcionou.

No meu caso a aplicação não funcionou”, referiu.

 

Ontem às 22:38
00:19
VÍDEO

CIP defende medidas com assimetria regional

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, concorda que sejam tomadas medidas regionais consoante a intensidade da pandemia nos locais.

O responsável garantiu ainda que os dois principais objetivos das empresas neste momento são acautelar surtos entre os trabalhadores e manter os postos de trabalho.

Hoje às 00:14
Loading

N�o existem mais eventos...