Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
03 Dezembro 2020
22 mai, 13:29

Investigadores readaptam 'app' para caracterizar locais suscetíveis de maior transmissão

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) readaptou uma aplicação móvel que, tendo por base dados de localização GPS, visa fazer uma caracterização dos locais suscetíveis a uma maior transmissão da covid-19.

Em declarações à Lusa, Ana Aguiar, investigadora do Instituto de Telecomunicações (IT) e professora na FEUP, afirmou hoje que o projeto FollowMyHealth surgiu da necessidade de, usando dados de localização, fazer a caracterização da “transmissão ambiental” do novo coronavírus.

Nesse sentido, a equipa de investigadores decidiu readaptar a plataforma Sense My City que, desenvolvida em 2011, têm vindo a ser utilizada em vários projetos de investigação sobre mobilidade.

Tendo já a aplicação móvel Sense My City consolidada, a equipa de investigadores, que integra também especialistas do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Faculdade de Psicologia da U.Porto, submeteu o projeto de readaptação à linha de apoio Research 4 Covid-19 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Com um financiamento de 11 mil euros, a aplicação, intitulada Covid Monitor, ficará brevemente disponível na ‘PlayStore’ da Google.

Os dados de localização das trajetórias dos utilizadores permitirão “saber os locais frequentados”, bem como as dimensões desses locais, se são visitados por muitas ou poucas pessoas e outros aspetos relacionados com “a prevalência da transmissão” de acordo com as superfícies que lá existem.

“Há diferentes categorias de locais, cabeleireiros, cafés, ginásios, restaurantes ou correios, por exemplo, e tudo tem a ver com as atividades que as pessoas lá fazem, o tempo que lá estão e se tipicamente há muitas ou poucas pessoas nesses locais”, explicou Ana Aguiar, acrescentando que o objetivo é “fazer ‘rankings’ dos locais de risco”.

“Isto vai permitir melhorar os modelos de propagação do vírus, é esse o objetivo do ponto de vista da saúde pública, o que permitirá fazer ‘rankings’ de tipos de locais de risco”, referiu.

Paralelamente, a aplicação vai recolher, com base em questionários facultativos, informações sobre o comportamento das pessoas, se se deslocam em transportes públicos e que medidas de proteção individual usam.

“Isto pode ser útil para as pessoas porque o telemóvel vai guardar sempre, por 21 dias, os locais onde estiveram. Por exemplo, se um utilizador testar positivo para a covid-19, a aplicação pode ajudar na entrevista com os serviços de saúde a perceber onde esteve e se usou máscara ou não”, esclareceu.



AO MINUTO

21:16
VÍDEO

Covid-19: restaurantes no Porto apostam nas entregas ao domicílio

Com o recolher obrigatório à uma da tarde, nos fins de semana e feriados, os restaurantes continuam a fazer o que podem e, mais do que nunca, recorrem às entregas ao domicílio para contrariar a as quebras de receitas.

Há 2h e 37min
21:16
VÍDEO

Comércio algarvio sofre com a pandemia: "Não há tanto dinheiro como no ano passado"

Em Faro, onde o risco é mais baixo, o comércio está aberto até mais tarde. Mas mesmo com mais tempo para compras, os algarvios estão menos gastadores. 

Há 2h e 40min
21:16
VÍDEO

Covid-19: testes rápidos revelam 89 casos ativos em Rabo de Peixe

Nos Açores, na ilha de São Miguel, a população da vila de Rabo de Peixe continua a ser testada em massa.

Só na sexta-feira, os testes rápidos revelaram 86 casos ativos de covid-19.

Há 2h e 53min
21:16
VÍDEO

Covid-19: governo não impõe limite de pessoas em festas familiares

Governo não estabeleceu um limite de pessoas por reunião familiar, nas novas medidas anunciadas por António Costa, este sábado.

No entanto, e apesar do alívio das medidas durante o período de Natal, o primeiro-ministro pede para que sejam evitadas as confraternizações com muitos elementos.

Há 2h e 59min
21:15
VÍDEO

Covid-19: autoridades russas contam ter dois milhões de vacinados até ao final do ano

A Rússia começou este sábado a campanha de vacinação em massa com a sua vacina, a Sputnik V. O arranque aconteceu no epicentro da pandemia no país, Moscovo.

Na próxima semana alarga-se ao resto do território.

Até ao fim do ano, as autoridades contam ter dois milhões de russos vacinados contra a covid-19.

Há 2h e 22min
21:15
VÍDEO

Covid-19: conheça as diferentes regras para o Natal em toda a Europa

O ano da pandemia vai ser inesquecível, também na quadra natalícia. Por toda a Europa, vão sendo conhecidas as regras mais ou menos apertadas impostas com um propósito comum: travar as cadeias de contágio.

Há 2h e 32min
20:37

Governo Regional diz ser expectável aumento de casos na Madeira

O presidente do Governo da Madeira assegurou hoje que as autoridades de saúde do arquipélago têm as cadeias de transmissão de covid-19 na região “perfeitamente identificadas”, sendo expectável um aumento dos casos nos próximos dias.

“Queria dizer às pessoas para estarem cientes que a direção regional de Saúde [da Madeira] tem estas cadeias absolutamente identificadas e é normal que o número de casos aumente nos próximos dias”, declarou Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou hoje ao universo de Memórias de João Carlos Abreu, o antigo secretário do Turismo da Madeira.

 

19:08

Itália regista 662 mortes e 21.052 novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 662 mortes por covid-19 e 21.052 novas infeções nas últimas 24 horas, um decréscimo face aos últimos dias, informaram hoje as autoridades italianas, realçando, porém, que o país também realizou menos testes de diagnóstico.

Com a contabilização das novas vítimas mortais, o número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, sobe para 59.514, de acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde italiano.

Em termos de contágios, Itália contabiliza, até à data, 1.709.991 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus.

Segundo o boletim do Ministério da Saúde italiano, o país realizou nas últimas 24 horas um total de 194.984 testes de diagnóstico, um número bastante inferior quando comparado com os 213.000 testes comunicados na sexta-feira e os 226.000 contabilizados na quinta-feira.

A pressão sobre os hospitais italianos continua igualmente a dar sinais de algum abrandamento.

18:57
VÍDEO

Algarve: "É uma medida camuflada. Quem é que vai para o restaurante passar o Natal?"

O Governo vai aliviar as restrições no Natal, mas não no Ano Novo. Estas medidas serão, contudo, sujeitas a avaliação no dia 18 de dezembro para confirmar a tendência de melhoria da pandemia de covid-19.

No Algarve, o anúncio das novas medidas não está a ser bem recebido pelos comerciantes locais. Em declarações à TVI, a proprietária de um restaurante considerou que o alívio das medidas para o Natal não alivia a situação ao setor da restauração, uma vez que ninguém vai passar a seia de Natal ao restaurante.

Hoje às 18:56
18:52
VÍDEO

Algarve: "Estamos a viver um verdadeiro desastre económico e social"

Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, analisou este sábado, na TVI24, as medidas avançadas pelo Governo para o Natal e o ano novo, considerando que, apesar de serem positivas, são manifestamente escassas.

Hoje às 18:50
18:52
VÍDEO

Turismo: "Novas medidas são apenas um pequeno balão de oxigénio"

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Norte, considerou, este sábado, na TVI24, que as novas medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, são "apenas um pequeno balão de oxigénio" e não vão ser suficientes para salvar o ano de um setor muito afetado pela pandemia de covid-19. 

Hoje às 17:24
17:44
17:44
16:48
VÍDEO

Covid-19: "Temos de ter cautelas adicionais quando estivermos com aqueles de quem temos saudades"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este sábado que as medidas restritivas "têm produzido efeitos" nos últimos dias, mas que estas continuam a ser necessárias para combater a pandemia de covid-19.

Ricardo Mexia, presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, analisou, este sábado, na TVI24, o anúncio do alívio das restrições para o período do Natal, considerando que a situação ainda não está resolvida e, mais do que nunca, é preciso cumprir as medidas de segurança.

Hoje às 16:42
16:27

Surtos em dois lares de Évora e Montemor-o-Novo com 29 infetados

Dois novos surtos de covid-19 em lares nos concelhos de Évora e Montemor-o-Novo já infetaram com o novo coronavírus um total de 29 pessoas, disse hoje fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

A mesma fonte, citando dados da Autoridade Local de Saúde, indicou à agência Lusa que no Lar Quinta dos Apóstolos, em Évora, propriedade da associação Legado do Caixeiro Alentejano, existem 14 casos de covid-19.

Já no Lar Quinta da Ponte, no concelho vizinho de Montemor-o-Novo, segundo a fonte da ARS do Alentejo, estão 15 pessoas infetadas com o vírus da covid-19.

"As instituições têm condições de isolamento dos casos positivos e será prestado o apoio necessário por profissionais de saúde do ACES Alentejo Central", adiantou a fonte, sem precisar o número de casos entre os utentes dos dois lares.

Portugal contabiliza pelo menos 4.876 mortos associados à covid-19 em 318.640 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 08 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana e feriados a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo, e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira.

16:22

Número de infetados no surto dos bombeiros de Évora sobe para oito

O número de infetados no surto de covid-19 nos bombeiros de Évora subiu para oito, após confirmada a infeção em mais dois elementos da corporação, estando o serviço a ser assegurado pelos restantes, disse hoje o comandante.

Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Évora, Rogério Santos, indicou que os dois homens da corporação fizeram testes na sexta-feira, com resultados positivos para o novo coronavírus, que provoca a covid-19.

Rogério Santos adiantou que os oito elementos da corporação que estão infetados, seis homens e duas mulheres, dos quais seis profissionais e dois voluntários, estão a cumprir quarentena nas respetivas residências, assim como as famílias, e têm todos "sintomas ligeiros".

De acordo com o responsável, a corporação alentejana está a prestar o serviço dentro da normalidade, com os elementos que tiveram resultado negativo, no teste para o coronavírus SARS-Cov-2.

Segundo o comandante, os elementos da corporação de Évora, num total de 65, estão a fazer testes de rastreio à covid-19, todas as semanas, à sexta-feira.

"Na nossa profissão, que é de risco, é possível acontecer uma situação destas", apesar de serem cumpridas "todas as medidas e recomendações da Direção-Geral da Saúde [DGS]", assinalou o comandante dos Bombeiros de Évora.

Rogério Santos salientou ainda que estão a ser feitas, com frequência, "desinfeções dos espaços e das ambulâncias".

O primeiro caso, revelou o responsável, foi o de um bombeiro da corporação que se sentiu doente e com sintomas compatíveis com a covid-19, tendo realizado um teste com resultado positivo.

Posteriormente, adiantou o comandante dos Bombeiros de Évora, um outro bombeiro, que tem ligações familiares com o primeiro, também fez um teste com resultado positivo.

Rogério Santos indicou que os outros bombeiros da corporação, foram testados no dia 25 de novembro, tendo então sido detetados mais quatro infetados pelo vírus da covid-19, passando a seis infetados, que a juntar aos dois de sexta-feira, totaliza oito.

16:21

Vila açoriana de Rabo de Peixe com 86 casos registados em 24 horas

A vila açoriana de Rabo de Peixe, sujeita a uma cerca sanitária, registou 86 casos positivos do novo coronavirus, resultante de 2.436 testes rápidos realizados nas últimas 24 horas, anunciou hoje o diretor regional da Saúde dos Açores.

Berto Cabral declarou, em conferência de imprensa realizada em Rabo de Peixe, que “foram feitos 2.436 testes e encontrados 86 casos da covid-19, numa operação que envolveu, durante o dia de ontem, mais de 170 pessoas e, nos próximos dias, conta-se com o envolvimento de mais”.

Na terça-feira, o Governo dos Açores anunciou a criação de uma cerca sanitária a Rabo de Peixe, seguida da realização de testes rápidos ao novo coronavírus, que provoca a doença da covid-19, a todos os cerca de dez mil habitantes da freguesia.

Com a cerca sanitária – atualmente a única do país - ficam interditadas as deslocações, por via terrestre e marítima, entre Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, e as restantes freguesias.

Fica proibida a circulação e permanência de pessoas na via pública, são encerradas todas as escolas e fixa-se a limitação da lotação máxima de um terço da respetiva capacidade na restauração e nos bares.

O diretor regional da Saúde considerou que “não foi fácil tomar esta decisão de seguir por este caminho, mas foi certamente com a consciência de que seria a medida necessária nesta hora e, os números hoje apresentados, só vêm provar exatamente isso”.

“Era necessário estancar a situação epidemiológica em Rabo de Peixe e estimamos hoje e amanhã encontrar mais alguns casos", afirmou.

O responsável especificou que, "de forma cirúrgica e interpretando os dados, fez-se uma análise geográfica da vila de Rabo de Peixe e percebeu-se onde havia o maior foco de contágio, tendo-se direcionado durante o dia de ontem um esforço superior para testar mais pessoas desta zona, de forma a que, o mais cedo possível, se conseguisse prevenir futuros contágios”.

Berto Cabral admite a adoção de “medidas mais duras” em função da evolução da situação em Rabo de Peixe nos próximos dias, apontando ser “expectável mais casos”.

Atualmente, existem 355 casos positivos ativos de covid-19 nos Açores, sendo 223 em São Miguel, 127 na ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.

Nos Açores foram detetados até hoje 1.104 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 18 óbitos e 648 casos recuperações.

16:19
VÍDEO

António Costa: "Apesar da descida dos números, é fundamental manter as medidas"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este sábado que as medidas restritivas "têm produzido efeitos" nos últimos dias, mas que estas continuam a ser necessárias para combater a pandemia de covid-19.

Hoje às 16:02
16:19
VÍDEO

Conheça as medidas para o Natal e para a passagem de ano anunciadas por António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este sábado que as medidas restritivas "têm produzido efeitos" nos últimos dias, mas que estas continuam a ser necessárias para combater a pandemia de covid-19.

Hoje às 16:14
16:02
Loading

N�o existem mais eventos...