A covid-19 está "fora de controlo" em Londres, segundo o mayor da cidade, Sadiq Khan, que declarou a situação um "major incident", ou seja, um "grave incidente" na tradução literal.
Trata-se de uma qualificação usada, por exemplo, em ataques terroristas, como aconteceu nos ataques a Westminster e na ponta de Londres.
Atualmente, há mais de 7.000 doentes hospitalizados, um aumento de 35% relativamente ao primeiro pico da pandemia.
De acordo com o autarca da cidade, o serviço de emergência médica recebe cerca de 8.000 chamadas por dia, muito acima da média de 5.500.
Imploro aos londrinos, que já tantos sacrifícios têm feito, que, por favor, fiquem em casa a menos que seja absolutamente necessário saírem. Fiquem em casa para se protegerem a vós mesmos, à vossa família, amigos, outros londrinos e o nosso serviço nacional de saúde", pediu Sadiq Khan.
Paulo Portas na emissão especial de aniversário da TVI24
Miguel Sousa Tavares na emissão especial de aniversário da TVI24.
O Brasil superou hoje as 250 mil mortes devido à covid-19 (251.498), praticamente um ano após a chegada da pandemia ao país e com hospitais em colapso em várias regiões, com falta de vagas nos cuidados intensivos.
De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o país sul-americano contabilizou 1.541 vítimas mortais nas últimas 24 horas, o segundo dia com maior mortes desde o início da pandemia e mantendo a média diária de óbitos acima de mil há mais de um mês.
Em relação às infeções, o Brasil, com cerca de 212 milhões de habitantes, totaliza 10.390.461 casos confirmados, após ter somado 65.998 diagnósticos de covid-19 entre quarta-feira e hoje, véspera da pandemia completar um ano em solo brasileiro.
Filipe Santos Costa é comentador no programa "Os Quatro", de segunda a sexta-feira, às 16h
Pedro Santos Guerreiro é comentador no programa "Os Quatro", de segunda a sexta-feira, às 16:00.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país, esta quarta-feira, depois do Parlamento ter aprovado a renovação do estado de emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país, esta quarta-feira, depois do Parlamento ter aprovado a renovação do estado de emergência.
Marcelo Rebelo de Sousa falou ao país, esta quarta-feira, depois de o Parlamento ter aprovado a renovação do estado de emergência.
Anabela Neves é comentadora no programa "Os Quatro", de segunda a sexta-feira, às 16h
O Ministério da Defesa português ofereceu hoje 5.000 máscaras de proteção individual às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, num momento em que o país vê aumentarem os casos de covid-19.
"Uma das lições que a História nos dá é que os povos superam mais facilmente as crises quando são solidários e unem esforços entre si", disse, durante a cerimónia, o assessor de cooperação militar da embaixada de Portugal.
Paulo Lourenço considerou que a entrega destas máscaras de proteção contra a covid-19 enquadra-se no âmbito do "espírito de solidariedade, mas também de cooperação" no domínio da Defesa entre as instituições dos dois países.
O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o brigadeiro Idalécio Pachire, agradeceu a oferta ao Ministério de Defesa de Portugal, lembrando que ela surge "num momento em que São Tomé e Príncipe conhece uma subida enorme de casos da Covid-19".
O surto de covid-19 no Lar da Misericórdia de Redondo, no distrito de Évora, que infetou 76 pessoas, entre utentes e funcionários, com oito óbitos, foi considerado resolvido, disse hoje o provedor da instituição.
Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Redondo, João Azaruja, indicou que o surto foi considerado extinto na segunda-feira, depois de recuperarem da covid-19 os restantes utentes com a doença.
A Itália registou 19.886 casos de covid-19 e 308 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde, enquanto as autoridades relataram um aumento na taxa de vacinação esta semana, com uma média de 100.000 doses diárias.
Com o número de novos casos, maior do que nos últimos dias, o país soma agora 2.868.435 contágios desde o início da pandemia.
As infeções anunciadas hoje representam um aumento significativo em relação a quarta-feira, com mais 3.462 casos detetados.
No que toca a óbitos, o país registou menos 10 do que no dia anterior, elevando o total para 96.974 vítimas mortais.
Quanto ao número de testes, 443.704 foram realizados nas últimas 24 horas, o que pode explicar o aumento de casos detetados, já que representam mais de 100.000 provas feitas do que na quarta-feira.
A campanha de vacinação italiana continua e o número de doses administradas até agora de 3.872.278, das quais 1.355.543 pessoas foram imunizadas.
A vacinação está a registar um “aumento reconfortante”, indicou hoje o comissário extraordinário para a emergência da covid-19 do governo italiano, Domenico Arcuri, assinalando que desde segunda-feira foram inoculadas em média 100.000 doses por dia, com um máximo de 102.433 na quarta-feira.
N�o existem mais eventos...