Um programa de ensino à distância que visa aumentar a literacia em saúde mental vai iniciar-se na quinta-feira para os colaboradores da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de identificar e encontrar soluções em contexto pandémico.
Em comunicado divulgado hoje, a Associação ManifestaMente explicou que as sessões ‘online’ de “Capacitação de Dinamizadores Locais” vão decorrer durante dois dias e os participantes vão “debruçar-se sobre conceitos avançados de saúde mental e analisar de forma teórico-prática várias estratégias para intervir na comunidade”.
De acordo com a associação, o programa inclui também uma sessão em grupo para reflexão sobre as dificuldades encontradas no terreno, discussão das estratégias de resolução e acompanhamentos das atividades.
A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados oito casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.
Os casos foram detetados em viajantes nas cidades de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste) e Sichuan (centro).
O país asiático não regista um caso de infeção local desde 15 de fevereiro.
O México registou 319 mortes provocadas por covid-19 e 1.877 infeções nas últimas 24 horas, informaram na segunda-feira as autoridades mexicanas.
Desde o início da pandemia, o país contabilizou 190.923 óbitos e 2.130.477 casos confirmados de covid-19.
O México é o terceiro país do mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, e o 13.º em número de infeções, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins (EUA).
Mais de 700 mil mortos por covid-19 foram oficialmente registados na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, de acordo com uma contagem efetuada pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Os 34 países da região totalizam 700.022 mortes (para 22.140.444 casos comunicados), atrás da Europa (876.511) e à frente dos Estados Unidos e do Canadá (547.986) e da Ásia (259.925).
Após uma ligeira pausa no outono, durante a qual foram registadas diariamente entre 1.500 e 1.700 mortes, o subcontinente sofreu uma aceleração de contágios e óbitos em dezembro.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição científica de referência no Brasil, anunciou na segunda-feira o início da sua produção em larga escala da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
Segundo indicou a Fiocruz em comunicado, serão entregues 3,8 milhões de doses até ao final do mês e 30 milhões em abril.
A primeira linha em funcionamento hoje está produzindo cerca de 300 mil doses por dia. Ainda esta semana, caso a produção ocorra dentro do previsto, uma segunda linha de produção deverá entrar em operação para aumentar a capacidade produtiva. A expetativa é chegar até ao final de março com as duas linhas em funcionamento, com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia", explicou a Fundação em comunicado.
Os Estados Unidos registaram 749 mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, além de 52.164 casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
Desde o início da pandemia, os Estados Unidos acumularam 525.728 óbitos e 29.041.230 casos da doença.
Os EUA são o país com mais mortes devido à covid-19 e também com mais contágios.
Raquel Duarte, especialista da ARS-Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto explicou, esta segunda-feira, à TVI24, que a proposta que os especialistas fizeram ao Governo passa por reduzir as restrições com menos efeito na doença e mais efeito económico, mental e social.
A Universidade de Aveiro (UA) vai proporcionar a realização de testes de rastreio à covid-19 a todos os membros da sua comunidade, foi hoje anunciado.
Numa nota dirigida à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que o processo de testagem vai iniciar-se de forma gradual e em colaboração com o Instituto de Biomedicina (iBiMED).
“Numa primeira fase serão testados todos os membros da comunidade académica que estão presentes nos campi, bem como todos os estudantes Erasmus que chegarem à UA nos próximos dias”, refere a mesma nota.
A Madeira registou hoje 43 novos casos de covid-19 e 30 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é agora de 792.
Entre os novos casos, três foram importados - dois da República Checa e um da região de Lisboa e Vale do Tejo - e 40 são de transmissão local.
Desde o início da pandemia, já foram reportados na Madeira 7.613 casos de infeção pelo novo coronavírus e contabilizados 66 óbitos associados à covid-19.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) determinou que os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que exijam testes à covid-19 aos acompanhantes de partos devem assegurar a realização desses testes.
Num alerta hoje divulgado, a ERS especifica que os estabelecimentos do SNS que exijam aos acompanhantes a prévia realização de teste à covid-19 “devem assegurar as condições e os meios para a sua concretização, garantindo, por um lado, o agendamento e a realização tempestiva do referido teste e, por outro, suportando os eventuais encargos dele decorrentes”.
O alerta, tendo em conta a atual situação de pandemia do novo coronavírus que provoca a doença covid-19, surge por a ERS ter tomado conhecimento, diz no alerta, de reclamações de utentes do SNS sobre “constrangimentos ao direito ao acompanhamento durante o parto, por imposição de realização prévia” do teste à covdi-19 do acompanhante.
O Supremo Tribunal Administrativo (STA) indeferiu a providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros que pretendia impedir a contratação de enfermeiros estrangeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo decisão a que a Lusa teve hoje acesso.
Na fundamentação da decisão, com 17 páginas e datada de 6 de março, que dá razão ao Governo neste ‘braço-de-ferro’ com a Ordem dos Enfermeiros (OE), o STA considerou que “a requerente cautelar não podia fazer o tipo de pedido que fez, porque a lei não lho permite”, já que a OE não tem como “fim específico e primordial a tutela da saúde pública enquanto bem constitucionalmente protegido”.
Em 18 de fevereiro, o Governo tinha já decretado de “especial interesse público” a contratação de enfermeiros estrangeiros no âmbito do combate à pandemia de covid-19, depois da providência cautelar interposta pela Ordem dos Enfermeiros.
Cerca de 28.000 vacinas contra a covid-19 já foram administradas na Região Autónoma da Madeira desde 31 de dezembro, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que 17.170 correspondem à primeira dose e 10.683 à segunda dose.
"As pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a covid-19, de acordo com a alocação das vacinas à região", refere a DRS em comunicado, precisando que até ao dia 07 de março foram administradas 27.853 doses da vacina.
A autoridade de saúde madeirense sublinha que vai iniciar, esta semana, a inoculação com a vacina da AstraZeneca, após a receção de 8.500 doses no dia 05 de março.
A Hungria também tenta travar uma nova vaga de casos, com o encerramento de maior parte do comércio e das escolas.
Já em sentido contrário, as escolas inglesas, encerradas há dois meses, começaram a reabrir.
Portugueses estão cada vez menos confinados
Depois da reunião do infarmed, os partidos reagiram, dizendo esperar que o desconfinamento seja feito de forma gradual.
Entre os mais críticos está a Iniciativa Liberal, que fala num plano do Governo feito em cima do joelho.
Creches e pré-escolar devem ser os primeiros a reabrir. Plano será por níveis, avaliados a cada duas semanas
A ministra da Saúde angolana anunciou hoje que foram registados casos das novas variantes SARS-CoV-2 sul-africana e inglesa.
Em conferência de imprensa, Sílvia Lutucuta explicou que os casos detetados levaram as autoridades angolanas a fazer o rastreio de outras contaminações destas variantes.
A Câmara de Coimbra aprovou hoje um adiantamento de 25% do valor médio dos subsídios concedidos às associações culturais em 2021.
A medida extraordinária para o corrente ano, semelhante à que foi aplicada em 2020, traduz-se numa antecipação de um quarto do apoio financeiro médio concedido pela autarquia, nos últimos cinco anos, a cada uma das entidades da área cultural do concelho.
A proposta da maioria socialista do executivo municipal presidido pelo socialista Manuel Machado foi aprovada com duas abstenções do movimento Somos Coimbra, que pretendia um adiantamento de 40% dos subsídios.
Os habitantes de Amares que estejam acamados vão ser vacinados contra a covid-19 em casa, "evitando deslocações", anunciou hoje aquela autarquia do distrito de Braga.
Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara Municipal de Amares explica que "chegou hoje mesmo a acordo com uma médica que vai assegurar" a vacinação contra o novo coronavírus daqueles habitantes.
O serviço, adianta o texto, vai ser assegurado nas horas vagas da clínica e será pago pela autarquia.
São Tomé e Príncipe registou hoje mais 17 casos positivos, aumentando o total de pessoas infetadas pelo novo coronavírus para 1.961, nas últimas 24 horas, período em que 22 pessoas foram consideradas recuperadas, indicou o Ministério da saúde.
De acordo com o boletim diário Covid-19 de hoje, as 17 novas infeções foram todas registadas em São Tomé, onde se encontram 10 pessoas internadas no hospital de campanha e 331 em isolamento domiciliar.
Na ilha do Príncipe quatro pessoas continuam em isolamento domiciliar.
Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou esta segunda-feira a Câmara.
Será divulgado hoje mesmo toda a forma de operacionalizar o programa, a partir de amanhã está disponível para todos", adiantou a vereadora do pelouro dos transportes, Cristina Pimental, na reunião do executivo, na sequência de uma pergunta do vereador do PSD, Álvaro Almeida.
A responsável adiantou ainda que o programa, inicialmente pensado para apoiar o transporte de idosos aos centros de vacinação, foi alargado a todos aqueles que são convocados, "sem qualquer limitação".
N�o existem mais eventos...