Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
30 Julho 2020
3 mai, 09:18

Organização lança campanha para apoiar idosos luso-americanos isolados

O Conselho de Liderança Luso-americano, PALCUS, lançou a campanha "Support our Elders" para apoiar com refeições, tecnologia e cartas os idosos da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, isolados por causa da pandemia da covid-19.

A iniciativa passa pela angariação de fundos para financiar refeições para os membros mais vulneráveis das comunidades portuguesas, a 12 dólares cada, que serão "distribuídos de forma equitativa" pelas organizações com que a PALCUS estabeleceu parcerias, disse à Lusa a presidente do conselho de liderança, Angela Simões.

As organizações comunitárias, que estão espalhadas pelo país e fornecem serviços locais, são a POSSO - Organização Portuguesa para Serviços Sociais e Oportunidades, em São José, VALER, pastoral sócio-caritativa no vale de São Joaquim, NYPALC, conferência luso-americana em Nova Iorque, MAPS - Aliança de Falantes de Português em Massachusetts e IAC - Centro de Assistência a Imigrantes, em New Bedford.

"Algumas das organizações tinham as portas abertas e ofereciam refeições", disse a responsável, referindo que esse serviço é importante porque "cozinhar pode ser perigoso para os mais velhos" e muitos estão agora isolados e a viver sozinhos.

Os fundos apoiarão organizações que "não estão apenas a fornecer refeições, mas também sacos com produtos de mercearia", visto que ir ao supermercado nesta altura pode ser perigoso para os seniores.



AO MINUTO

20:46

Angola com 27 novos casos e 44 doentes recuperados

Angola regista 27 novos casos de covid-19 e 44 doentes recuperados, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, no dia em que o país inicia os processos de quarentena e isolamento domiciliário.

Três dos novos casos foram diagnosticados em Benguela, mas importados de Luanda, e os restantes são de Luanda.

Dos 27 novos doentes, dez são do sexo masculino e 17 do feminino, com idades entre 1 e 66 anos, adiantou Franco Mufinda, acrescentando que 44 pessoas recuperaram.

20:43

Mais 27 infetados e um óbito nas últimas 24 horas em Cabo Verde

Cabo Verde registou mais 27 novos infetados com covid-19 e um óbito no arquipélago nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado desde 19 de março a 3.163 casos da doença, segundo o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério refere que os laboratórios de virologia processaram desde sexta-feira 324 amostras, das quais 10 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país.

Ainda na ilha de Santiago, foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de Santa Cruz (5), Ribeira Grande (3), São Domingos (2), São Salvador do Mundo (2) e Tarrafal (1).

20:42
20:15
18:55

Madeira com mais um caso positivo

A Madeira regista mais um doente infetado com covid-19, elevando para 131 o total de casos notificados, dos quais 103 recuperados, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

"Nas últimas 24 horas, há um novo caso positivo a reportar, pelo que a região apresenta agora um total cumulativo de 131 casos confirmados da covid-19", indica o boletim epidemiológico do IASAÚDE sobre a situação da pandemia no arquipélago, que acrescenta, no entanto, mais três doentes recuperados.

Contabilizando até à data 103 casos recuperados, são 28 os casos de infeção ativos na região, os quais, especifica o boletim, "consistem em 27 casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e um caso de transmissão local".

18:23

Três mortes e 1.012 casos nas últimas 24 horas no Reino Unido

O número de novos casos de covid-19 no Reino Unido foi de 1.012 nas últimas 24 horas, abaixo dos 1.441 no dia anterior, registando-se ainda mais três mortes, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde britânico.

O total de pessoas infetadas com o novo coronavírus no Reino Unido situa-se agora em 317.379, de acordo com os dados oficiais citados pela agência EFE.

As três mortes registadas nas últimas 24 horas elevam o total de óbitos para 41.361 desde o início da pandemia, havendo ainda registo de 128 novos pacientes internados nos hospitais no último dia devido à covid-19.

O Reino Unido alterou esta semana os critérios para atribuir uma morte à covid-19, passando apenas a ter em conta a partir de agora as pessoas que morrem nos 28 dias seguintes à primeira vez que testam positivo para a doença.

18:09

Países Baixos agravam restrições de viagem para regiões em Espanha, França e Bélgica

O Governo holandês elevou hoje à categoria “laranja” seis regiões de Espanha, Bruxelas, na Bélgica, e as cidades francesas de Paris e Marselha, para onde os holandeses só podem viajar com uma justificação forte devido à Covid-19.

Segundo a agência EFE, a partir desta noite, os holandeses que se desloquem às regiões espanholas de Madrid, Ilhas Baleares, Burgos, Salamanca, Almería e Navarra, estão sujeitos a uma “recomendação urgente” de que façam quarentena no regresso aos Países Baixos.

Também as cidades de Bruxelas, na Bélgica, Paris e os arredores de Marselha, em França, deixam de estar no “amarelo” e juntam-se à lista de zonas na categoria “laranja”, para onde é desaconselhado fazer turismo ou viajar sem uma justificação forte.

Quem viaja para zonas “laranja” está sujeito a uma “recomendação urgente” de ficar em quarentena durante duas semanas após o regresso ao país, mas a EFE adianta que o ministro da Saúde holandês quer tornar essa medida obrigatória.

17:21

Itália com 626 novos casos e em tendência crescente

O número de novos casos diários continua a aumentar em Itália, que registou nas últimas 24 horas 626 novas infeções por covid-19, em crescendo face aos 574, 523 e 481 novos casos nos últimos três dias, adianta a EFE.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde de Itália, os mais de 600 novos casos de hoje elevam o total de casos confirmados no país para os 253.438 desde que começou a pandemia.

Itália registou ainda mais quatro mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 35.392, desde o início da crise sanitária, em fevereiro.

Enquanto durante a primeira onda da pandemia e nos meses de confinamento a região italiana mais afetada foi a Lombardia, nos últimos dias a maior incidência de novos casos está em Veneto, uma região no norte do país, cuja capital é Veneza.

16:36

Moçambique com mais 83 novas infeções, total sobe para 2.791

Moçambique registou mais 83 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e elevou para 2.791 o total de casos, mantendo-se com 19 óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde (Misau) em comunicado.

Os novos casos resultam de 1.184 casos suspeitos testados para a covid-19 entre sexta-feira e sábado dos quais 1.101 deram negativo, avança a nota do Misau.

De acordo com as autoridades de saúde, as 83 pessoas que testaram positivo nas últimas 24 horas encontram-se em isolamento domiciliário.

Decorre o mapeamento dos contactos das novas infeções, adianta o comunicado.

De sexta-feira para sábado, 61 pessoas recuperaram de covid-19, subindo para 1.133 o total de casos nessa condição, o equivalente a 40,7% de todo o número de casos positivos registados até ao momento.

O país conta com 1.634 casos ativos de covid-19, sendo a cidade de Maputo a que têm a maioria, com 629, seguida da província de Maputo, com 351, Nampula, 232, Cabo Delgado, 209, e Gaza, 125.

As restantes cinco províncias moçambicanas têm menos de 30 casos, cada.

Moçambique já testou um total de 76.614 casos suspeitos e foram rastreadas pouco mais de 1,7 milhão de pessoas, desde o registo da primeira infeção, a 22 de março.

Um total de 4.363 pessoas observam ainda a quarentena domiciliar das 28.140 pessoas que foram submetidas a esse tipo de isolamento.

16:25
VÍDEO

Rússia já começou a produzir a vacina contra o novo coronavírus

A Rússia começou hoje a produzir a vacina contra o novo coronavírus e Moscovo confirmou mais cinco mil novos casos

Hoje às 14:12
16:25
VÍDEO

Tribunal de Ponta Delgada ordena libertação de estrangeiras em confinamento

A jornalista Luísa Couto explicou este sábado que o Tribunal de Ponta Delgada justificou a decisão, invocando o facto dos normativos da autoridade regional de saúde e do despacho do Conselho de Governo não serem, à luz da Constituição, suficientes para restringir o direito à liberdade de duas cidadãs estrangeiras que estavam em confinamento desde o dia 9 de agosto.

Hoje às 14:17
16:25
VÍDEO

Covid-19: Sevilha quase deserta e com regras mais apertadas

A jornalista Carla Marques Cordeiro esteve este sábado na Praça de Espanha, em Sevilha, onde testemunhou a aplicação de regras mais apertadas por parte das autoridades. Restrições que, segundo os empresários locais, pecam por tardia.

Hoje às 14:22
16:25
VÍDEO

Festa do Avante!: Marcelo quer regras iguais para outros casos

Presidente da República lembrou que "são muitas regras" a serem cumpridas

Hoje às 15:37
16:25
VÍDEO

Marcelo: "Tem havido uma subida (de casos) pela maior mobilidade das pessoas"

Presidente da República recordou que sempre que “há mais circulação é maior o risco”, mas considerou que globalmente o país e o Algarve, em particular, “têm vindo a melhorar” na ocupação turística

Hoje às 15:37
16:25
VÍDEO

Marcelo: "Eu li os vários relatórios"

Presidente da República responde à ministra da Solidariedade e lembra que é preciso ler todos os relatórios até porque o Ministério Público "tem ali muito material para analisar"

Hoje às 16:04
16:24
VÍDEO

Novo ano letivo: o que vai mudar por causa da covid-19?

A maioria das escolas já tem preparado o plano de funcionamento, tendo em conta a covid-19. Falta um mês para o início das aulas, que vão voltar a ser presenciais. Mas, para evitar surtos que obriguem os alunos a voltar para casa, há medidas a implementar

Hoje às 13:02
16:24
VÍDEO

Noite de Lisboa mais calma em tempos de Covid-19

É na grande Lisboa que o comércio e a restauração têm de encerrar mais cedo. Restrições que têm ainda mais impacto nos negócios noturnos. A meio do mês de agosto, período tradicionalmente de férias para muitos portugueses, o movimento nas ruas de Lisboa é menor do que seria de esperar

Hoje às 12:03
16:24
VÍDEO

Covi-detect: estudo europeu vai vigiar esgotos de 17 países

Os esgotos de cerca de dois milhões de portugueses estão a ser vigiados para detetar a presença do novo coronavírus e antecipar uma segunda vaga

Hoje às 13:10
16:24
VÍDEO

"O meu objetivo não é apurar responsabilidades de surtos nos lares"

Os lares de idosos têm sido, nas últimas semanas, focos de contágio pela Covid-19. Uma situação grave tendo em conta que se trata de uma população de risco. A ministra do Trabalho e da Segurança Social afirma que está mais preocupada com o reforço de medidas de prevenção do que com o apuramento de responsabilidades

Hoje às 13:11
16:24
VÍDEO

Nossa Senhora do Monte: celebrações reduzidas e praticamente sem fiéis

Num ano normal, o espaço era pouco para as multidões que celebram a padroeira da madeira, Nossa Senhora do Monte. Foi nestas festas que há três anos morreram 13 pessoas na sequência da queda de uma árvore. Mas, em ano de pandemia, as restrições reduziram o número de fiéis que puderam assistir às celebrações

Hoje às 14:07
Loading

N�o existem mais eventos...