Mário Nogueira, da Fenprof, reagiu, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa.
Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, reagiu, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa.
António Costa, comentador da TVI, analisou, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento anunciado pelo primeiro-ministro.
Pedro Benevides, sub-diretor de Informação da TVI, analisou, esta quinta-feira, o plano de desconfinamento anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa.
O primeiro-ministro disse que o plano de desconfinamento não foi falado antes por ser "muito cedo" e não criar "ilusões".
"Temos de continuar a fazer isto a conta-gotas e com toda a cautela".
António Costa disse ainda que é preciso estar-se atento a vários fatores para além dos sanitários.
O primeiro-ministro garantiu que as fronteiras com Espanha vão permanecer encerradas até à Páscoa.
Relativamente às fronteiras externas da União Europeia, António Costa disse que Portugal cumpre as regras definidas a nível europeu.
Vai manter-se um controlo mais apertado nos aeroportos para os passageiros provenientes do Reino Unido, Brasil e África do Sul devido às novas variantes.
Estes passageiros vão ser obrigados a fazer um teste e a ficar em quarentena.
O programa de testagem e vacinação das escolas "vai ser gradual", diz Costa.
"É fundamental que o processo de aprendizagem seja afetado o menos possível".
Sem dar mais detalhes, o primeiro-ministro disse que o planeamento está a ser feito pela task-force.
O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira o plano de desconfinamento e as respetivas datas da reabertura. António Costa explicou também quais os critérios científicos que irão ditar as políticas do Governo nos próximos meses.
António Costa falou ao país para anunciar todas as datas e medidas do plano de desconfinamento.
O primeiro-ministro sublinhou ainda que foi graças ao comportamento exemplar dos portugueses que se pode começar a desconfinar.
A 3 de maio, os restaurantes, cafés e pastelarias poderão ter serviço de mesa até seis pessoas no seu interior ou 10 nas esplanadas. Sem limite de horário.
Nesta altura também vai ser possivel a realização de grandes eventos exteriores e eventos interiores sujeitos a normas da Direção-Geral da Saúde.
As celebrações como casamentos e batizados poerão ter uma lotação de 50%, em vez de 25%, dos respetivos recintos.
Os casamentos e os batizados também vão poder começar a realizar-se a partir do dia 19 de abril, com uma limitação de 25% da lotação dos respetivos recintos.
A 19 de abril os cafés, restaurantes e pastelarias voltarão a poder ter serviço de mesa no interior limitados a quatro pessoas e a seis pessoas nas esplanadas.
Até às 22:00 durante a semana e até 13:00 ao fim de semana e feriados;
No dia 19 de abril abrem ainda os teatros, auditórios, cinemas e outras salas de espetáculo.
A 19 de abril é a vez de abrir o ensino secundário e o ensino superior.
As lojas do cidadão também vão poder abrir portas neste dia com atendimento presencial por marcação.
Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares também vão poder abrir a 5 de abril.
Os ginásios também vão poder retomar a atividade a partir do dia 5 de abril, mas sem aulas de grupo.
As atividades ao ar livre terão um limite de quatro pessoas. A partir de 19 de abril o limite passa a seis pessoas.
O serviço de espalanadas vão poder começar a funcionar a partir do dia 5 de abril, em grupos de 4 pessoas no máximo.
Vai ainda pasar a ser possível a realização de feiras e mercados não alimentares, mediante decisão municipal.
A 5 de abril poderão abrir as escolas dos 2.º e 3.º ciclos e os ATL's, bem como as lojas com porta para a rua até 200 metros quadrados.
Na próxima segunda-feira, 15 de março, reabrem lojas de comércio local de bens não essenciais de venda ao postigo, livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária.
Abrem ainda os cabeleireiros, barbearias, manicures e similares.
Livrarias, bibliotecas, arquivos, comércio automóvel e mediação imobiliária também vão poder retomar atividade a 15 de março.