15:23
VÍDEO

Trump chama "idiotas" aos cientistas que defendem o uso de máscara

Nos Estados Unidos da América, Donald Trump chamou “idiotas” aos cientistas que defendem o uso de máscara.

O presidente norte-americano disse ainda que o principal conselheiro da Casa Branca em doenças infeciosas, Anthony Fauci, é “um desastre”.

Há 3h e 26min
15:11
VÍDEO

Covid-19: Vila Real vai condicionar acesso aos cemitérios no Dia de Todos os Santos

Depois de cinco alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro terem testado positivo para o novo coronavírus, a autarquia de Vila Real está a sensibilizar a população estudantil.

O concelho vai ainda condicionar o acesso aos cemitérios no Dia de Todos os Santos.

A intenção é estancar a propagação da covid-19.

Há 3h e 43min
15:06
VÍDEO

Covid-19: plano de contingência obriga crianças a entrar na escola à chuva em Massamá

Devido à pandemia de covid-19, a escola básica de Massamá criou um plano alternativo de entrada nas instalações, para evitar aglomerados. 

No entanto, os pais dos alunos queixam-se de falta de condições no acesso alternativo, que obriga as crianças a percorrer algumas centenas de metros com a más condições climatéricas.

Há 3h e 53min
14:54

Tribunal de Chaves encerra após casos de covid-19

O Tribunal de Chaves vai ficar encerrado entre terça e quarta-feira, depois de serem conhecidos dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, apurou a TVI.

O juiz-presidente da Comarca de Vila Real, Álvaro Monteiro, disse à Lusa estar em causa uma medida de “precaução e de prevenção", tomada depois de esta terça-feira ter tido conhecimento que uma funcionária teve um teste positivo à infeção pelo novo coronavírus.

Esta funcionária já se encontrava em casa desde terça-feira da semana passada, depois de o seu companheiro, que também trabalha naquele tribunal, ter feito um teste com resultado positivo.

A situação vai ser reportada à Autoridade de Saúde Pública, ficando-se a aguardar indicações.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Unidade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega, o concelho de Chaves contabilizada na segunda-feira 40 casos positivos.

14:51
VÍDEO

Covid-19: faltas por doença entre profissionais de saúde aumentaram mais de 60%

As faltas por doença aumentam entre os profissionais de saúde. Nos primeiros seis meses da pandemia, médicos, enfermeiros e outros profissionais faltaram mais de 60% do que no mesmo período do ano anterior.

Associações e Sindicatos alertam para a exaustão dos profissionais. 

Hoje às 14:50
14:51
VÍDEO

Covid-19: surto em lares da Santa Casa de Vila Viçosa já infetou 46 pessoas

Um surto num lar da Santa Casa da Misericórida de Vila Viçosa está a gerar preocupação entre as autoridades. Entre utentes e funcionários, são já 46 os infetados pela covid-19.

As autoridades de Saúde Pública ainda não contabilizam os casos na comunidade.

Hoje às 14:45
14:51
VÍDEO

Covid-19: idosos ficam horas à espera na rua para serem vacinados no Porto

Ao segundo dia da camapanha de vacinação para maiores de 65 anos, o número de vacinas continua muito aquém da procura.

No Porto, existem filas de idosos à porta de centros de saúde. Em alguns casos, é dito às pessoas que ainda não há vacinas para administrar

Hoje às 14:37
14:39

Associações de comércio pedem mais soluções para rendas dos lojistas

Associações do comércio, retalho, restauração e marketing direto defenderam hoje medidas de proteção que vão além do diferimento do pagamento de rendas e a clarificação da data de produção de efeitos da componente variável das rendas dos centros comerciais.

Numa audição conjunta no parlamento sobre os "regimes excecionais no arrendamento não habitacional", responsáveis da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) e Associação Portuguesa de Marketing Direto (AMD) mostraram-se preocupados com a evolução da pandemia de covid-19 e o impacto que já está a ter no comércio, alertando para a necessidade de aprofundar ou encontrar novas soluções que permitam enfrentar o próximo ano, tendo também referido a necessidade de clarificar medidas já em vigor.

O pedido de clarificação e de produção de uma norma interpretativa abrange o artigo que no Orçamento do Estado (OE) Suplementar veio criar um regime temporário para a componente variável das rendas, realçando os dirigentes das associações empresariais hoje ouvidos que muitos proprietários estão a considerar que o regime apenas tem aplicação a partir do momento da entrada em vigor do OE Suplementar, ou seja, de 25 de julho em diante, deixando os lojistas desprotegidos no período em que registaram maiores quebras de faturação.

14:34
VÍDEO

Hospital por estrear há mais de um ano vira estúdio de cinema em Mirando do Corvo

Em Miranda do Corvo, existe um novo hospital pronto a funcionar e devidamente equipado que continua por abrir portas à mais de um ano e meio.

No entanto, ainda sem ter recebido qualquer doente, está a servir como estúdio para a gravação de um filme publicitário para homenagear os profissionais de saúde franceses.

Hoje às 14:31
14:19
Sociedade
Covid-19 faz mais 1.876 infetados e 15 mortos em Portugal
Nas últimas 24 horas há mais 63 doentes hospitalizados, para um total de 1.237, e mais 11 nos cuidados intensivos
14:19

Açores com um novo caso e duas recuperações nas últimas 24 horas

 As 956 análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar um caso positivo de covid-19 na ilha de São Miguel e duas recuperações no arquipélago, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu comunicado diário, a entidade explica que o caso diagnosticado corresponde a um homem de 28 anos de idade, "não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que realizou teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada com resultado negativo e teste após o sexto dia com resultado positivo".

Quanto às recuperações nas últimas 24 horas, uma foi registada na ilha de São Miguel, tratando-se de uma mulher de 25 anos que "apresentou documentação comprovativa de ter sido diagnosticada e dada como recuperada em território continental português".

O outro doente recuperado, um homem de 20 anos, está na ilha do Faial.

Sobe assim para 225 o número de casos recuperados na região.

A Autoridade de Saúde açoriana adianta ainda que "se mantém em curso a investigação epidemiológica e a testagem de contactos próximos de um caso positivo reportado no domingo, na ilha de São Miguel", sendo que "todas as análises realizadas nas últimas 24 horas produziram resultado negativo".

13:51

Situação de docentes de risco leva sindicato a recorrer à Provedora de Justiça

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) enviou um pedido de intervenção à Provedora de Justiça para a implementação de um regime de teletrabalho que permita aos docentes de grupos de risco dar aulas a partir de casa.  

Num comunicado enviado hoje às redações, a associação esclarece que o objetivo é que a Provedora de Justiça reconheça a necessidade de implementar já neste ano letivo um regime deste tipo na Escola Pública para os docentes que integrem grupos de risco para a covid-19.

A ASPL defende a necessidade de, a par do ensino presencial como regra, se reintroduzir, na sequência do que foi feito no ano letivo transato, o ensino à distância, permitindo aos docentes pertencentes a grupos de risco a sua prestação laboral em regime de teletrabalho”, refere a associação.

13:27

Ciberataques na UE aumentaram com a pandemia da covid-19

 Os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados e aumentaram com a pandemia da covid-19, conclui o relatório da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) sobre as principais ameaças detetadas entre 2019 e 2020, hoje divulgado.

O relatório da ENISA conclui também que a maioria dos ciberataques continuam a ter uma motivação financeira, observando-se também um aumento de ‘phishing’ (tentativa de obter informações confidenciais através de mensagens fraudulentas), ‘spam’ (correio eletrónico não solicitado) e ataques direcionados nas plataformas de redes sociais.

Durante a pandemia do coronavírus, a cibersegurança dos serviços de saúde foi desafiada, enquanto a adoção de regimes de teletrabalho, aprendizagem à distância, comunicação interpessoal e teleconferências também mudaram o ciberespaço”, nota a ENISA, segundo a qual "muitos incidentes a nível de cibersegurança ainda passam despercebidos ou levam muito tempo a serem detetados".

13:20

Doença já matou pelo menos 1.119.500 pessoas no mundo

O novo coronavírus matou pelo menos 1.119.590 de pessoas no mundo desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou o início da doença no final de dezembro na China, segundo dados recolhidos pela agência de notícias AFP.

Mais de 40.416.800 casos de infeções pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da epidemia e pelo menos 27.791.000 pessoas já foram consideradas curadas.

Esse número de casos diagnosticados, entretanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas os casos graves, outros priorizam o teste para rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de realizar testes.

Na segunda-feira, 4.523 mortes e 367.553 novos casos foram registados em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de mortes nos seus relatórios mais recentes são a Índia, com 587 mortos, a Argentina (449) e os Estados Unidos (420).

13:11

Francisco George diz ser oportuna reunião do Conselho de Saúde Pública

O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George considerou hoje “oportuna e seguramente importante” a reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública para analisar a situação epidemiológica de covid-19 “na perspetiva do futuro próximo”, mas com base em análises cientificamente fundamentadas.

O Público noticia na edição de hoje, citando o Ministério da Saúde, que o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) foi convocado para uma reunião na próxima sexta-feira à tarde.

A última vez que o CNSP se reuniu foi em 11 março, nove dias depois do início da pandemia em Portugal, para discutir medidas de contenção do surto de Covid-19.

12:55

África com mais 187 mortes e 9.632 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 187 mortes devido à covid-19, para um total de 39.925, havendo 1.654.412 infetados, mais 9.632, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas o número de recuperados nos 55 Estados-membros da organização foi de 6.867, para um total de 1.363.106 desde o início da pandemia.

De acordo com o África CDC, a África Austral continua a registar o maior número de casos de infeção e de mortos, com 19.884 vítimas mortais e 778.300 infetados.

12:49

Sindicato denuncia Santa Casa por não garantir trabalho a funcionários de lar em Lisboa

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) denunciou hoje que a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) não garantiu os postos de trabalho prometidos a 70 trabalhadores de um lar de Marvila.

Em declarações à agência Lusa, Catarina Fachadas, dirigente do CESP, explicou que 70 – dos 79 – trabalhadores alvo de um despedimento coletivo, em agosto, mostraram interesse em ingressar na SCML.

Trata-se de 70 trabalhadores em que não estavam a ser cumpridas, por parte da Misericórdia, garantias de futuro, de contratos efetivos dos trabalhadores”, realçou, ressalvando que os funcionários “estavam a ser chamados à peça, para colmatar falhas de trabalhadores que estariam de baixa ou em isolamento por terem contraído covid-19”.

12:09
Internacional
Covid-19: investigadores querem infetar jovens saudáveis para encontrar vacina
Projeto espera conseguir acelerar o desenvolvimento de uma vacina para o novo coronavírus
11:54
Internacional
Covid-19: centenas de hóspedes testados ao VIH após contaminação de testes durante quarentena
Testes de glicémia foram usados incorretamente em pelo menos 243 pessoas, que tiveram de cumprir duas semanas de quarentena num hotel no estado de Vitória à chegada ao país devido à covid-19
11:41

Finnair vai despedir 700 trabalhadores, menos que o esperado em agosto

A companhia aérea finlandesa Finnair anunciou hoje um corte permanente de 700 postos de trabalho devido ao impacto da pandemia da covid-19 nas suas operações, depois de ter previsto 1.000 despedimentos no final de agosto.

A redução da mão-de-obra, composta por cerca de 6.500 trabalhadores, terá lugar antes do final de março de 2021 e afetará cerca de 600 trabalhadores Finnair na Finlândia e mais uma centena noutros países, de acordo com um comunicado da companhia aérea.

Este corte não incluirá o pessoal de voo - pilotos e tripulação de cabine - que será afetado, bem como o resto dos trabalhadores que permanecem na empresa, por despedimentos temporários de longa duração enquanto as restrições de viagem continuarem devido à pandemia da covid-19.