Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre a pandemia que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo
25 Janeiro 2021
12 abr 2020, 18:57
V�DEO

Páscoa: empresa distribui refeições e folares a milhares de profissionais de saúde

Milhares de profissionais de saúde tiveram um almoço diferente neste domingo de Páscoa. Uma empresa distribuiu 1.500 refeições e folares em três hospitais de Lisboa e em Santa Maria da Feira.



AO MINUTO

18:08
18:05

Covid-19: Sobe para 43 número de infetados do lar da Lomba em Gondomar

Subiu para 43 o número de utentes infetados com o novo coronavírus no Centro Social da Lomba, em Gondomar, após dez novos testes com resultado positivo, disse à Lusa o presidente da autarquia.

“Soube-se, na terça-feira à noite [que o teste de controlo deu positivo] e, hoje de manhã, [os utentes, que num primeiro momento testaram negativo e foram acolhidos na Pousada da Juventude, no Porto] já foram para o Seminário do Bom Pastor”, referiu Marco Martins.

Na segunda-feira, o autarca disse à Lusa que um surto no Centro Social da Lomba resultou em 33 infetados, entre utentes e colaboradores do lar, número que hoje subiu para os 43, com o novo teste de controlo.

O Seminário do Bom Pastor, localizado em Valongo, é uma das estruturas de retaguarda do distrito do Porto para pessoas infetadas com o novo coronavírus que não necessitam de cuidados críticos de ordem hospitalar e não têm condições para regressar à sua habitação ou instituição onde habitam.

A Pousada da Juventude do Porto é um centro de retaguarda não covid, ou seja, para pessoas que não infetadas têm condições para permanecer nos locais onde residem por necessidade de isolamento face a infetados, por exemplo.

17:51
17:51

Covid-19: Infetados dois vereadores da Câmara de Monção

Dois dos três vereadores da maioria da Câmara de Monção, que exercem funções em regime de permanência, estão infetados com SARS-CoV-2, informou hoje o presidente daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, que testou negativo.

Em declarações à agência Lusa, o social-democrata António Barbosa adiantou que o vice-presidente e uma vereadora "estão bem, a cumprir o confinamento obrigatório".

A Câmara de Monção é composta por quatro elementos do PSD, sendo que apenas três, o presidente da Câmara e dois vereadores, exercem funções em regime de permanência.

A oposição integra três elementos do PS.

António Barbosa adiantou que o município tem vindo a fazer, periodicamente, testes aos cerca de 360 entre funcionários municipais e auxiliares nas escolas do concelho.

"No sábado realizados testes a 150 funcionários municipais e o resultado de dois trabalhadores foi positivo".

17:40
17:37
17:37

Covid-19: Itália regista 15.204 infeções e 467 mortes nas últimas 24 horas

A Itália registou 15.204 novas infeções de covid-19 e 467 mortes nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde, o que representa o maior aumento nos últimos 10 dias, mas com um número elevado de testes.

No total, 2.501.147 pessoas foram infetadas no país desde o início da emergência sanitária no país, em fevereiro de 2020.

Os contágios aumentaram hoje para 15.204, mais quatro mil do que na terça-feira, um aumento notável que coincide com o maior número de testes realizados para detetar a doença.

Nas últimas 24 horas foram realizados quase 300.000 testes, aos quais se somam os antígenos.

17:26

Covid-19: São Tomé regista 11 novos casos em 24 horas

São Tomé e Príncipe registou 11 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 1.221, anunciou hoje a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

De acordo com a fonte, um paciente continua internado no hospital de campanha em são Tomé e outros dois na Região Autónoma do Príncipe.

O total de cidadãos sob vigilância em isolamento domiciliar em São Tomé é 153, enquanto a ilha do Príncipe tem 41.

Nas últimas 24 horas, duas pessoas foram consideradas recuperadas e não houve óbitos a assinalar.

São Tomé e Príncipe tem neste momento um total acumulado de infeções pelo novo coronavírus de 1.221 pessoas, 1.007 recuperadas, 197 sob vigilância domiciliar e 17 mortes.

17:20
VÍDEO

Castro Verde: GNR desmente cerca sanitária a bairro cigano

A Câmara Municipal de Castro Verde está a ser alvo de queixas por divulgar o resultado de testes à covid-19, num bairro em que vivem cerca de 50 pessoas de etnia cigana.

Os moradores queixam-se de estar a ser cercados pela GNR para cumprirem o confinamento obrigatório.

Há 1h e 11min
17:20
VÍDEO

Oncologia ou Obstetrícia são apenas dos dois serviços que nunca pararam no Hospital de Santa Maria

Neste pico pandémico, os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo estão muito perto do limite. No entanto, os cuidados de saúde vão além da covid-19 e no Hospital de Santa Maria há vários serviços que nunca pararam.

Há 1h e 15min
17:04

Reino Unido regista mais 1.725 mortes e remete desconfinamento para março

O Reino Unido registou 1.725 mortes e 25.308 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que hoje indicou que o confinamento nacional em Inglaterra não será levantado antes de março. 

Os números de hoje foram superiores às 1.631 mortes e 20.089 casos notificados na véspera, mas aumentam os totais desde o início da pandemia covid-19 para 101.887 mortes e 3.715.054 casos. 

Entre 21 e 27 de janeiro, foram registadas 8.597 mortes, o que equivale a uma média diária de 1.228 e a um aumento de 0,9% em relação aos sete dias anteriores.

Também a média diária de infeções caiu para 29.900 casos entre 21 e 27 de janeiro, período em que 209.301 receberam um resultado de teste positivo, uma redução de 28,9% em relação aos sete dias anteriores.

Na segunda-feira, data dos dados mais recentes, estavam hospitalizadas 37.605 pessoas com SARS-CoV-2, menos do que em dias anteriores, mas mesmo assim quase o dobro do número de internos durante o pico da primeira vaga da pandemia covid-19, na primavera de 2020. 

16:52

Vacinar alguns políticos sim, Parlamento todo não, defende Rui Rio

O líder do PSD entende que "políticos em cargos nevrálgicos no combate à pandemia devem ser vacinados", mas critica o Governo por permitir que todos os deputados sejam vacinados já.

 

"Não faz sentido nenhum vacinar a Assembleia da República toda. É preciso bom senso".

 

Questionado sobre se se considera num cargo nevrálgico, Rio respondeu:

 

“Não me considero um caso nevrálgico. O PSD trabalhará mesmo que eu fique doente. Mas, se houver consenso nacional e me incluírem, não farei demagogia” 

16:46

PSD defende chamada de médicos e enfermeiros reformados

Rui Rio fez uma "sugestão óbvia" ao Presidente da República, para o novo estado de emergência, que se trata de "desencadear os mecanismos para pedir a colaboração de médicos e enfermeiros que estão reformados"

16:44
16:43

Escolas vão manter-se fechadas e será possível ensino à distância

Rui Rio confirma as novidades que vão estar no decreto do Presidente da República sobre o novo estado de emergência. 

"Não vale a pena continuar, nos termos que o Governo tem andado, a fingir que apenas empurrou o ano letivo para frente. As escolas têm de permanecer fechadas mais tempo".

Após a reunião com Marcelo, Rio confirmou que o decreto vai permitir o ensino à distância.

"Não faz qualquer sentido, se há escolas preparadas para isso, prejudicar esses".

16:39

PSD vai aprovar renovação do estado de emergência

Rui Rio anuncia voto a favor amanhã:

"Se votamos a favor ao longo deste tempo, e ainda bem, se não tivesse havido estado de emergência como estaria o país, amanhã daremos ao Governo os instrumentos necessários para o combate à pandemia".

16:25

Covid-19: Centro Hospitalar de Setúbal tem todas as camas covid ocupadas

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) tem hoje internados 214 doentes covid, 18 dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos, o que significa que está a utilizar toda a capacidade instalada para doentes covid, revelou hoje aquela instituição hospitalar.

Em comunicado, o CHS, que inclui os hospitais de São Bernardo e do Outão, adianta que tem neste momento um total de 214 camas dedicadas a doentes infetados por SARS-COV-2, das quais 18 são para doentes com necessidade de cuidados intensivos.

O CHS salienta ainda que, a par do tratamento de doentes covid, continua a assegurar a “prestação de cuidados a doentes não covid em situação urgente, emergente, prioritário e inadiável, quer na vertente cirúrgica, de internamento ou ambulatório, em todas as áreas de especialidades médicas, cirúrgicas e também nas da mulher e criança, oncológica e psiquiátrica”.

Além das 214 camas para doentes covid, o CHS tem, neste momento, mais 149 camas disponíveis para doentes não covid, com uma taxa de ocupação superior a 90%, acrescenta o comunicado do CHS. 

16:15

Encerramento das fronteiras "está a ser pensado"

Catarina Martins confirmou que o encerramento das fronteiras vai estar no decreto da renovação do estado de emergência, como uma possibilidade.

 

"Está a ser discutifo nível europeu" e Portugal "tem de ter os mecanismos necessários" para o fazer, se for necessário.

 

"Está a ser pensado do ponto de visto europeu e lembro que o fecho de fronteiras já foi utilizado no início pandemia".

16:14

Covid-19: Região Centro reforça resposta com mais 77 camas

Os hospitais públicos da região Centro reforçaram em mais seis o número de camas para fazer face à atual pandemia, acrescido de 71 novos lugares nas estruturas de apoio de retaguarda, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).

Em comunicado, a ARS do Centro informa que, na terça-feira, no contexto do combate à pandemia da covid-19, foram instaladas cinco camas de enfermaria e uma para cuidados intensivos em hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região.

Por outro lado, “foram ativadas (…) estruturas de apoio de retaguarda para 'doentes covid' no Hospital Militar de Coimbra, em Viseu e em Leiria”, dispondo de 31, 30 e 10 camas cada uma, respetivamente, num total de 71.

16:14

Covid-19: Centro Hospitalar de Trás-os-Montes com 151 internados e capacidade a 84%

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) tem hoje 151 doentes internados com covid-19 e 84% da capacidade ocupada, segundo dados fornecidos à agência Lusa pela instituição com sede social em Vila Real.

O CHTMAD especificou que estão internados 130 doentes em enfermaria e 21 doentes em cuidados intensivos com covid-19, nas três unidades hospitalares que agregam este centro: Vila Real, Chaves e Lamego.

O centro hospitalar referiu ainda que tem “cerca de 84% da sua capacidade ocupada”.

“Em caso de necessidade, é ainda possível aumentar a capacidade de internamento para doentes com esta patologia, de acordo com o previsto no plano de contingência”, garantiu.

Na sexta-feira, o centro hospitalar tinha 142 doentes internados com covid-19, 125 em enfermaria e 17 em cuidados intensivos.

Loading

N�o existem mais eventos...