Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
11 Setembro 2020
30 mar, 14:49

Plataforma digital quer promover espectáculos com donativo do público

Um grupo informal com artistas e técnicos criou uma plataforma de conteúdos artísticos para disponibilizar ‘online’, apelando aos donativos do público no sentido de minimizar a ausência de rendimentos dos artistas devido à pandemia.

 

André Gago, um dos elementos do grupo, disse que o coletivo, intitulado Teia 19, “reúne várias pessoas que de alguma maneira estão ligadas às artes – programadores ou artistas – e que estão a tentar fazer alguma coisa, abrindo a possibilidade de haver contrapartidas por parte do público para espetáculos”.

 

A primeira iniciativa realiza-se em 7 de abril e consiste num recital que faz parte da iniciativa mensal “As primas terças” e vai incidir sobre os poetas de Amália.

 

André Gago disse que a plataforma – que está a criar uma página virtual – não irá gerir qualquer donativo, já que cabe a cada artista indicar o meio para que este seja feito diretamente.

 

Segundo André Gago, o grupo está a “receber propostas de bandas de música e de artistas plásticos, embora não haja nenhuma exclusão de qualquer género nem de nacionalidades”, disse.

 

Segundo o ator, o grupo tem já “propostas muito interessantes, mas só serão divulgadas quando tudo estiver concretizado e definido”.

 

Até ao momento, a única forma de aceder à Teia 19 é através do Facebook, embora os artistas à medida que forem aderindo também vão colocando a respetiva ligação nas suas redes sociais, referiu.



AO MINUTO

23:35

Mais 363 mortos e 16.389 infetados em 24 horas no Brasil

O Brasil contabilizou 363 mortos e 16.389 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, totalizando 136.895 óbitos e 4.544.629 casos desde o início da pandemia, informou no domingo o executivo.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, 136 das 363 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas só foram englobados nos dados de hoje, após confirmação da causa de óbito.

Contudo, a tutela da Saúde frisou que a contagem não incluiu os óbitos dos estados do Tocantins, de Roraima e do Amapá, que não enviaram os números registados nas últimas 24 horas. Assim, o número total de vítimas mortais no Brasil poderá ser maior.

20:50
VÍDEO

Covid-19: autarca admite "momento muito difícil" em Ourique

O surto de covid-19 que começou num lar em Ourique, no distrito de Beja, contabiliza já 43 infetados. Entre os casos registados estão dois bebés.

O contágio rapidamente alastrou aos funcionários e depois aos familiares destes funcionários.

Ontem às 20:05
20:46
VÍDEO

Covid-19: cerca de 200 adeptos assistiram a jogo de futebol nos Açores

Este foi o domingo em que, pela primeira vez desde o início das medidas restritivas, houve público em jogos de futebol.
A permissão aplica-se apenas nos Açores e somente nas ligas mais secundárias.
Foi o caso do Fontinhas-Estrela da Amadora, jogado esta tarde na Ilha Terceira e que nas bancadas teve cerca de 200 adeptos.
 

Ontem às 20:08
20:45
VÍDEO

Alentejanos tentam voltar à normalidade entre o medo da pandemia e o receio da destruição económica

Os surtos de Covid-19 e as várias mortes no Alentejo estão a afetar a vida daquelas populações já de si envelhecidas e com muitos idosos isolados.

Os dias fazem-se agora entre o medo da pandemia e o receio da destruição económica, com a paragem de muitas atividades.

O que aconteceu num lar em Reguengos de Monsaraz, em que morreram 18 pessoas e levou mesmo o Ministério Público a abrir um inquérito, deixou marcas nos habitantes desta vila.

Também o surto de covid-19 em Mora deixou a população em sobressalto. E, um mês depois dos primeiros casos com infetados,  os habitantes da freguesia fazem um esforço para voltar à normalidade. 

Ontem às 20:39
20:30
VÍDEO

Covid-19: região norte registou maioria das infeções deste domingo

Portugal contabiliza, neste domingo, mais 13 mortos e 552 infetados por covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dez dos óbitos ocorreram na região de Lisboa e três no Norte.

A região Norte registou, aliás, 49,4% dos casos diários (273), acima dos 179 contabilizados em Lisboa e Vale do Tejo (32,4%).

Ontem às 20:29
20:24
VÍDEO

Covid-19: autarca admite "momento muito difícil" em Ourique

O surto de covid-19 que começou num lar em Ourique, no distrito de Beja, contabiliza já 43 infetados. Entre os casos registados estão dois bebés.

O contágio rapidamente alastrou aos funcionários e depois aos familiares destes funcionários.

Ontem às 20:05
20:14
VÍDEO

Covid-19: novas restrições em Madrid provocam protestos nos bairros a confinar

O governo britânico avisou que o Reino Unido está num ponto de viragem no combate contra a Covid-19, salientando que se não forem respeitadas as medidas de distanciamento social, terão de ser tomadas mais medidas.

Além disso, agora, quem não se isolar após contactar pessoas infetadas, arrisca o pagamento de multas que poderão chegar quase aos 11 mil euros.

Já em Espanha, e com os números da pandemia a crescerem de novo de forma alarmante, uma boa parte de Madrid vai voltar a ter restrições, que estão a deixar os habitantes das zonas vermelhas em pé de guerra.

Ontem às 20:23
20:13

Marrocos ultrapassa os 100 mil casos de covid-19

Marrocos ultrapassou hoje os 100 mil casos de covid-19, atingindo 101.743 pessoas infetadas, sendo que mais de metade (54.105) dessas infeções foram registadas em apenas um mês, anunciou o Ministério da Saúde do país.

De acordo com o balanço diário do ministério, foram detetados, nas últimas 24 horas, 1.927 infetados e morreram 35 pessoas, elevando o número de óbitos para 1.830.

A epidemia em Marrocos tem-se agravado desde que começou o ‘desconfinamento’, em meados de julho: em agosto, o número de casos iniciou uma nova curva ascendente que ultrapassou os mil novos casos diários, passando para dois mil em setembro.

20:07
VÍDEO

Covid-19: aumento de novos casos preocupa portugueses em Milão

Na região de Milão, que chegou a ser o epicentro da pandemia de covid-19 em Itália, a preocupação agora é a do risco de um segundo confinamento total, como aconteceu no início, e que obrigou os italianos a ficarem dois meses em casa.

A repórter da TVI conta-lhe quais são os receios que são partilhados também pelos portugueses que vivem em Milão.

Ontem às 20:16
19:57

"Proteger o emprego é o primeiro caminho para vencer a crise", afirma Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, considerou hoje que "proteger o emprego é o primeiro caminho para vencer a crise" provocada pela covid-19, devendo as soluções "responder às pessoas".

Falando em Ponta Delgada, a líder do Bloco apresentou o que diz ser uma "medida muito simples", que passa por "inscrever na lei que quem teve lucros mesmo na crise ou recebe apoios públicos não pode despedir, tem mesmo de proteger o emprego" dos seus funcionários.

Essa é uma medida que deve ser aplicada já, mesmo antes do Orçamento do Estado, dos milhões e milhões que se vão distribuir às empresas. Só assim é que temos a certeza que os apoios à economia não são para resgatar uma elite mas são em nome do povo, de quem trabalha, de quem constrói este país", declarou.

19:30
VÍDEO

Covid-19: autarca de Ourém defende solução "mista" para celebrações do 13 de outubro em Fátima

A menos de um mês das celebrações do 13 de outubro, ainda são muitas as preocupações no que diz respeito à presença de peregrinos no Santuário de Fátima.

O presidente da Câmara de Ourém defende que “não há condições para voltar a acontecer aquilo que aconteceu em maio”, mas salvaguarda “sempre a saúde pública”.

Para isso, o autarca sugere uma solução mista: “que não esteja tudo fechado, mas também que não possa ser aberto de qualquer forma”

Ontem às 19:30
19:21

União Audiovisual recolheu em concertos alimentos para duas semanas de entregas

A União Audiovisual, de apoio a trabalhadores da Cultura, conseguiu recolher, nos concertos que promoveu em Évora este fim-de-semana, alimentos suficientes para assegurar duas semanas de entregas de cabazes em Lisboa, disse à Lusa fonte daquele grupo informal.

Foi muita coisa, felizmente. A recolha [feita nos concertos de sexta-feira e sábado] dará para assegurar duas semanas de entrega em Lisboa”, referiu Manuel Chambel, da União Audiovisual à Lusa, contando que em Lisboa são entregues 35 cabazes por semana.

Segundo Manuel Chambel, cada cabaz tem alimentos suficientes para duas a três semanas, no mínimo, o que significa que em cada semana são apoiadas pessoas diferentes.

19:20

Madeira com mais um caso e um total de 52 infeções ativas

 A Madeira registou hoje um novo caso de covid-19 e mais três recuperados, passando a contabilizar um total cumulativo de 200 infetados, dos quais 52 estão ativos, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

A região contabiliza 148 casos recuperados de covid-19, pelo que são hoje 52 os casos ativos, dos quais 41 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são casos de transmissão local", refere a entidade.

O IASAÚDE esclarece que o novo caso é de um viajante proveniente do Reino Unido e adianta que há também a reportar cinco situações que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde.

19:11

França regista 10.569 novos casos de infeção nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde francesas registaram 10.569 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o número total de contágios ascendido aos 453.763.

Também o número de vítimas mortais decorrentes da pandemia subiu hoje para 31.585, tendo sido registadas mais 311 mortes.
 

18:00

Reino Unido regista 3.899 novos casos diários e pondera novo confinamento

O Reino Unido regista hoje 18 mortes e 3.899 novos casos de infeção e o governo britânico pondera avançar com restrições sociais ou confinamentos nos próximos dias, disse hoje o ministro da Saúde do país.

Matt Hancock disse hoje à BBC que abordou, este fim de semana, com o presidente da câmara da capital, que tipo de medidas seriam necessárias para conter a propagação no novo coronavírus.

O governante afirmou que “não se pode descartar que, em algum momento da próxima semana, se volte a pedir aos cidadãos que trabalhem a partir de casa e alertou que só cumprindo as regras se pode evitar um novo confinamento.

17:40

PCP propõe lei para apoio direto a trabalhadores da Cultura

O PCP entregou um projeto de lei na Assembleia da República que prevê três modalidades de apoio direto aos trabalhadores e de emergência a entidades do setor da Cultura, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o grupo parlamentar do PCP justifica estas medidas com o argumento de que o programa de estabilização económica e social, de resposta à crise da pandemia de covid-19, do Governo, continua “a excluir um grande número de trabalhadores das artes e da cultura, encontrando-se muitos numa situação financeira verdadeiramente dramática”.

17:21

Itália regista 1.587 novos casos nas últimas 24 horas

A Itália registou 1.587 novos contágios com coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando o total de casos para 298.156 desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde local.

Neste domingo registaram-se mais 15 mortos, aumentando o total de óbitos por covid-19 para 35.707, de acordo com a mesma fonte.

A região mais afetada pela pandemia continua a ser a Lombardia, seguindo-se Veneto, Campânia e Lácio, onde fica a capital, Roma.

16:16
VÍDEO

Funcionários com covid-19 prestam auxilío a idosos infetados no lar de Vimioso

Os funcionários com covid-19 do lar de idosos de Carção estão a prestar auxílio a utentes também infetados.

A equipa de enfermagem do lar de idosos de Vimioso vai ser este domingo reforçada, adiantou o autarca à TVI.

Também um médico vai deslocar-se à instituição na segunda-feira para avaliar e visitar os utentes.

O lar de Vimioso, em Bragança, contabiliza 36 infetados, entre utentes e funcionários.

Ontem às 15:59
16:15
VÍDEO

Covid-19: bebés de 11 meses e dois anos infetados no surto que começou em lar de Ourique

O surto de covid-19 que começou num lar em Ourique, no distrito de Beja, contabiliza já 43 infetados. Entre os casos registados estão dois bebés.

O contágio rapidamente alastrou aos funcionários e depois aos familiares destes funcionários.

Ontem às 15:06
15:53

Feira Ibérica de Teatro adiada para 2021 no Fundão

A segunda edição da Feira Ibérica de Teatro, prevista para outubro no Fundão, distrito de Castelo Branco, foi adiada para o verão de 2021 devido às circunstâncias relacionadas com a pandemia de covid-19, anunciaram hoje os promotores.

"Considerando que as circunstâncias provocadas pela pandemia covid-19 não permitem a realização da II Feira Ibérica de Teatro do Fundão nas condições que desejaríamos, em registo de qualidade e segurança, assumimos esta decisão tão dolorosa mas, ao mesmo tempo, absolutamente consciente e responsável face aos tempos difíceis que atravessamos", refere a comissão executiva do evento, em comunicado enviado à agência Lusa.

O texto, assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Fernandes e por José Alexandre Barata, presidente da direção da ESTE - Estação Teatral do Fundão, refere ainda que, "apesar dos esforços realizados" e da "vontade férrea" em realizar a iniciativa cultural nas datas em que estava agendada, foi decidido "face à análise de contexto e para segurança de todos, adiar a sua realização para o próximo ano, esperando e desejando que seja de maior tranquilidade para as nossas comunidades e em especial para a área das artes do espetáculo".

A II Feira Ibérica de Teatro do Fundão estava prevista para junho, foi primeiro adiada para o período entre 7 e 10 de outubro e agora novamente adiada, desta vez para 2021, entre os dias 30 de junho e 03 de julho.

A edição agora adiada recebeu mais de 350 propostas de quase 300 companhias portuguesas, espanholas e do Brasil e Argentina, tendo sido selecionadas 19 produções.

A comissão executiva argumenta, por outro lado, que a "decisão difícil" do novo adiamento "assume também a sua componente solidária e de respeito pelo trabalho dos profissionais" ligados ao evento.

"Por isso, as companhias programadas e as equipas técnicas associadas à realização da II Feira Ibérica manter-se-ão, mediante a verificação de disponibilidade dos próprios e das condições acordadas, na programação já construída para a edição deste ano. Na edição de 2021 abriremos nova convocatória para agentes culturais que será anunciada em tempo oportuno" assinalam os promotores.

Acrescentam que a decisão de adiar a Feira Ibérica de Teatro "é a melhor resolução para o cenário de incerteza do presente e do futuro próximo" face à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Garantem que o evento regressa, assim, em 2021 "com esperança renovada e com a determinação de sempre e, acima de tudo, unidos num verdadeiro abraço ibérico".

Loading

N�o existem mais eventos...