Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre a pandemia que já matou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo
03 Março 2021
30 mar 2020, 14:49

Plataforma digital quer promover espectáculos com donativo do público

Um grupo informal com artistas e técnicos criou uma plataforma de conteúdos artísticos para disponibilizar ‘online’, apelando aos donativos do público no sentido de minimizar a ausência de rendimentos dos artistas devido à pandemia.

 

André Gago, um dos elementos do grupo, disse que o coletivo, intitulado Teia 19, “reúne várias pessoas que de alguma maneira estão ligadas às artes – programadores ou artistas – e que estão a tentar fazer alguma coisa, abrindo a possibilidade de haver contrapartidas por parte do público para espetáculos”.

 

A primeira iniciativa realiza-se em 7 de abril e consiste num recital que faz parte da iniciativa mensal “As primas terças” e vai incidir sobre os poetas de Amália.

 

André Gago disse que a plataforma – que está a criar uma página virtual – não irá gerir qualquer donativo, já que cabe a cada artista indicar o meio para que este seja feito diretamente.

 

Segundo André Gago, o grupo está a “receber propostas de bandas de música e de artistas plásticos, embora não haja nenhuma exclusão de qualquer género nem de nacionalidades”, disse.

 

Segundo o ator, o grupo tem já “propostas muito interessantes, mas só serão divulgadas quando tudo estiver concretizado e definido”.

 

Até ao momento, a única forma de aceder à Teia 19 é através do Facebook, embora os artistas à medida que forem aderindo também vão colocando a respetiva ligação nas suas redes sociais, referiu.



AO MINUTO

19:35

Reino Unido com 5.177 infeções, o número mais baixo desde setembro

O Reino Unido registou mais 5.177 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados oficiais, que indicam que se trata do número mais baixo desde finais de setembro.

No sábado o país tinha registado 158 mortes e 6.040 casos de covid-19. Hoje as autoridades não divulgaram o número de mortes, remetendo essa atualização para mais tarde.

Desde o início da pandemia o Reino Unido já registou um total de 4.218.520 casos positivos.

A média dos últimos sete dias, com irregularidades nos números diários, indica que os casos de covid-19 baixaram 31,3% em comparação com a semana anterior, de 22 a 28 de fevereiro.

18:37

Itália soma 20.765 casos diários com autoridades a temerem nova vaga

A Itália registou 20.765 novos contágios pelo novo coronavírus e 207 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, foi hoje divulgado, numa altura em que as autoridades italianas temem o surgimento de uma nova vaga da pandemia.

Com o registo destes novos contágios pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas 24 horas, o país totaliza, até à data, 3.067.486 casos de pessoas que ficaram infetadas, de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

O indicador de novas infeções no país continua acima dos 20 mil, mas é inferior aos 23 mil contágios divulgados no sábado.

17:04

Milhares de romenos protestaram em Bucareste contra a vacinação obrigatória

Milhares de pessoas protestaram hoje em frente ao parlamento de Bucareste, Roménia, contra um projeto de lei de vacinação obrigatória de crianças contra rubéola, tétano ou hepatite, ação que contestou ainda a imposição da inoculação contra a covid-19.

Em causa está a chamada "lei de vacinação obrigatória", aprovada em 2017 e que, desde então, aguarda votação no parlamento romeno. O atraso tem sido atribuído a pressões de grupos antivacinas, geralmente ligados a setores conservadores, nacionalistas e religiosos.

Na manifestação de hoje, segundo a agência noticiosa espanhola EFE, "entre os manifestantes encontravam-se padres ortodoxos e pessoas carregando cruzes e outros símbolos religiosos".

16:42
VÍDEO

Em Tomar, são os taxistas que entregam refeições nas zonas rurais

É uma iniciativa da autarquia que paga todos os custos com o "take away", ajudando táxis e restaurantes.
 

Hoje às 15:37
16:42
VÍDEO

Com 70 km de fronteira, Sabugal recupera caminhos do contrabando

São quase 70 km de fronteira com Espanha e sete pontos de passagem que estão fechados no concelho do Sabugal, mas, nas freguesias de fronteira, barreiras foi algo que nunca houve. A pandemia limita os movimentos normais entre os raianos do dois lados da fronteira e coloca novos problemas à população.
 

Hoje às 15:33
16:42
VÍDEO

Portugueses estão a sair mais de casa

Governo vai apresentar o plano de desconfinamento no dia 11 de março, mas os sinais são de algum aceleramento. A última sexta-feira foi o dia com maior movimento desde 15 de janeiro.

Hoje às 15:31
16:42
VÍDEO

Populares denunciaram festa ilegal com dezenas de pessoas em Gaia

Na sociedade columbófila de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, foram identificadas 67 pessoas e outras duas detidas, a maioria cidadãos estrangeiros, que participavam numa festa ilegal, violando o dever geral de recolhimento domiciliário.

Hoje às 15:15
16:41
VÍDEO

Abrunhosa reabriu Coliseu Micaelense

Na ilha de São Miguel, nos Açores, o público regressou à normalidade dos concertos, com a atuação de Pedro Abrunhosa.

Há 3h e 54min
16:41
VÍDEO

Teatro de São João celebra centenário com peça em direto

Com a pandemia, o Teatro Nacional de São João foi também obrigado a reinventar-se e, apesar das cadeiras  vazias, o palco continua a encher-se de histórias, que podemos sempre ver online.
 

Há 3h e 59min
16:41
VÍDEO

Quando o museu chega a uma casa isolada

Na região de Leiria, o projeto Museu na Aldeia leva aos habitantes de localidades mais isoladas o contacto com a história e as tradições. A iniciativa, que engloba 13 museus, está inserida na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura.

Hoje às 16:27
16:41
VÍDEO

Obras na barragem de Odeleite podem deixar água do Algarve mais cara

Através do Plano de Recuperação e Resiliência estão previstos dois grandes investimentos no Algarve para combater a escassez de água. A Barragem de Odeleite vai ser reforçada com uma nova ligação e será construída uma central de dessalinização, mas o Governo alerta para a possibilidade disso significar um aumento do preço da água na região. Os setores da agricultura e do golfe, grandes consumidores, terão uma fatura mais pesada.

Hoje às 16:22
16:41
VÍDEO

As reações ao reaparecimento de Cavaco

Jerónio de Sousa responde a Cavaco Silva, afirmando que o ex-presidente está velho. O PS ironiza com a afirmação de que a democracia está amordaçada em Portugal e o Bloco considera as palavras de Cavaco Silva fora da realidade.
 

Hoje às 16:20
16:41
VÍDEO

América do Sul vive fases diferentes da pandemia

A Argentina começou a levantar algumas medidas restritivas, mas, no Brasil, São Paulo decretou confinamento enquanto o Rio de Janeiro está sob recolher obrigatório. E o Paraguai vive horas de tumultos contra a má gestão da pandemia.

Hoje às 15:47
16:41
VÍDEO

Ordem dos Médicos está a coordenar vacinação dos que ficaram de fora da primeira fase

A Ordem dos Médicos está a coordenar a vacinação contra a covid-19 de mais de 4 mil profissionais que não foram convocados na primeira fase. Uma decisão da task force para a vacinação, que o bastonário agora aplaude. 
 

Hoje às 15:43
16:41
VÍDEO

PRR: Costa agradece mobilização dos portugueses

O primeiro-ministro agradeceu a mobilização de portugueses para a discussão pública do Plano de Recuperação e Resiliência pós-Covid, que deve ser entregue em Bruxelas até ao final do mês. Social, clima e digitalização são as três dimensões que o Governo escolheu para gastar cerca de 13,9 mil milhões de euros a fundo perdido.
 

Hoje às 15:40
14:59
14:31

Portimão assegura táxis para transportar utentes a locais de vacinaçã

A Câmara de Portimão vai disponibilizar a partir de segunda-feira táxis gratuitos para assegurar o transporte para os locais de vacinação contra a covid-19 de pessoas com mais de 80 anos, ou a partir dos 50 com comorbilidades.

Em comunicado, a autarquia adianta que o serviço gratuito é dirigido aos munícipes que residam no concelho, e cuja vacinação decorra na área do município, “desde que sejam octogenários ou que, tendo mais de 50 anos, sofram de patologias e dificuldades de mobilidade ou deslocação”.

Depois de convocadas para a toma da vacina, e se não tiverem transporte próprio, as pessoas que cumpram estes requisitos devem ligar para a Linha Proteção 24, através do número de telefone 808 282 112, pedido o transporte por táxi até ao centro de vacinação e regresso ao domicílio.

“O serviço não implica quaisquer custos para o utente, que pode ser acompanhado por um familiar, no cumprimento das regras sanitárias em vigor”, lê-se na nota.

Para a concretização da medida, a Câmara de Portimão estabeleceu protocolos de colaboração com a Taxiarade e a Cooptáxis, as duas empresas de radiotáxis a operar no concelho.

Segundo a autarquia, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Barlavento, coordena diariamente a partilha de informação para que “ninguém fique para trás” no processo de vacinação.

“Todo o fluxo de informação está concentrado no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde se cruza a informação proveniente do Centro de Saúde de Portimão com os dados recolhidos pelas três juntas de freguesia do concelho”, prossegue a nota.

Dos 299 utentes com os quais o centro de saúde não conseguiu contactar, foi estabelecido contacto com 202, na sequência deste trabalho de articulação com a juntas de freguesia que, “além de recorrerem às suas bases de dados, colocaram equipas na rua porta a porta”, operação que conta com o apoio da GNR, PSP e Bombeiros.

“Em resultado dessa ação, atualmente, já foram contactadas todas as pessoas elegíveis para vacinação nas freguesias de Alvor e da Mexilhoeira Grande”, refere a autarquia.

Na freguesia de Portimão “ainda se mantém a tentativa para contactar cidadãos” que terão mudado de residência ou estão em estruturas residenciais para pessoas idosas e, por isso, “serão vacinados nesse âmbito”.

A autarquia apela ainda a todos os cidadãos que têm mais de 82 anos e ainda não foram contactados para serem vacinados para entrarem em contacto com a linha 808 282 112.

14:30

Pandemia já matou quase 2,59 mil pessoas no mundo

A pandemia causada pelo novo coronavírus já causou a morte a 2.588.597 pessoas no mundo, desde que foi detetada em 2019 na China, e mais de 116.415.200 casos de infeção foram oficialmente diagnosticadas.

No sábado, registaram-se 8.431 novos óbitos e 406.668 novos casos por SARS-CoV-2 em todo o mundo, informa a AFP.

Os números são baseados em relatórios diários das autoridades de saúde de cada país e excluem as revisões posteriores de agências estatísticas, como ocorre na Rússia, Espanha e Reino Unido.

Os países que somaram o maior número de novas mortes foram os Estados Unidos com 1.752 novas óbitos, Brasil (1.555) e México (779).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 524.362 mortes para 28.952.953 infeções, de acordo com o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 264.325 óbitos e 10.938.836 casos, o México com 190.357 óbitos (2.125.866 casos), a Índia com 157.756 óbitos (11.210.799 casos) e o Reino Unido com 124.419 mortos (4.213.343 casos).

Entre os países mais atingidos, a República Checa é o que apresenta o maior número de mortes em relação à sua população, com 203 mortes por 100.000 habitantes, seguida da Bélgica (192), Eslovénia (187), Reino Unido (183) e Montenegro (169).

A Europa totalizava às 11:00 de hoje GMT (mesma hora em Lisboa) 873.514 mortes para 38.570.868 casos, América Latina e Caribe 696.644 mortes (21.980.365 casos), Estados Unidos e Canadá 546.570 mortes (29.836.473 casos), Ásia 259.298 mortes (16.342.065 casos), Médio Oriente 106.064 mortes (5.692.658 casos), África 105.554 mortes (3.960.023 casos) e Oceânia 953 mortes (32.748 casos).

Desde o início da pandemia, o número de testes realizados aumentou drasticamente e as técnicas de rastreio e despistagem melhoraram, o que contribuiu para um aumento no número de contágios declarados.

O número de casos diagnosticados, entretanto, reflete apenas uma fração do total real dos contágios, com uma proporção significativa dos casos menos graves ou assintomáticos ainda não detetados.

Esta avaliação foi realizada com base em dados recolhidos pelas delegações da AFP junto das autoridades nacionais competentes e com informações fornecidas pela Organização Mundial de Saúde.

14:12
14:00
Loading

N�o existem mais eventos...