Últimas Covid-19

Todas as notícias sobre o novo coronavírus que está a preocupar as autoridades a nível mundial.
11 Setembro 2020
4 mai, 21:08
V�DEO

"Se tentássemos a alternativa sueca seria um suicídio coletivo"

Ao contrário da estratégia implementada em Portugal, a Suécia adoptou um caminho diferente. Tiago Correia, professor de Saúde Internacional, analisou, esta segunda-feira, as diferenças entre as medidas tomadas pela Suécia e as tomadas por Portugal. 



AO MINUTO

15:39
VÍDEO

Covid-19: autoridades voltam a fiscalizar lar ilegal de Gondomar

Dos 30 idosos que residem no lar, 21 estão infetados com covid-19 e há oito funcionários a recuperar em casa. Permanecem, ainda, em quarentena 150 pessoas com ligação ao lar.

Há 23 min
15:39
VÍDEO

Nos últimos cinco meses morreram quase 58.000 pessoas em Portugal

Número representa um aumento de quase 10% em relação à média registada em período homologo desde 2015, revelam dados do INE sobre mortalidade em contexto de pandemia de covid-19.

Há 28 min
15:39
VÍDEO

Autoridade de saúde de Espinho/Gaia não entende indicação da DGS

Os lares de idosos foram já informados que a nova orientação da Direção-Geral da Saúde sobre a admissão de utentes em lares ou unidades de cuidados continuados fica sem efeito, uma vez que o departamento de saúde pediu mais esclarecimentos.

Há 43 min
15:30

PSP autuou 20 pessoas por consumo de álcool na via pública no Porto

A PSP autuou 20 pessoas entre as 16:00 de quinta-feira e as 03:00 de hoje por consumo de bebidas alcoólicas na via pública na baixa do Porto, no âmbito das medidas de controlo da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano do Porto da PSP refere que, no mesmo período, foram também levantados cinco autos de notícia por contraordenação (ANCO) no âmbito da legislação que regula o funcionamento da venda ambulante.

Estes autos decorrem de uma operação policial que "teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade, a fiscalização em estabelecimentos e a fiscalização das medidas de controlo da pandemia de covid-19, de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na área da baixa da cidade do Porto".

15:06
VÍDEO

Covid-19: Israel foi exemplo mas voltou ao confinamento

Israel chegou a ser apontado como um exemplo no controlo da pandemia, mas esta sexta-feira vai entrar no segundo confinamento geral, depois de o número de infetados chegar aos cinco mil casos diários, tratando-se de uma país com menos população que Portugal.

No Reino Unido discute-se cada vez mais a possibilidade de fazer um novo confinamento de duas semanas.

 

Há 53 min
15:06
VÍDEO

Biden questiona a "súbita" vacina apregoada por Trump

A vacina contra a covid-19 entrou na campanha eleitoral, a menos de sete semanas das eleições presidenciais norte-americanas.

Há 1h e 13min
14:46
14:36

Comissão dos Vinhos Verdes preocupada com proibição de venda de bebidas alcoólicas

O presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) mostrou-se hoje preocupado com a proibição de venda de bebidas alcoólicas depois das 20:00, defendendo que o vinho faz parte “da dieta normal” das famílias portuguesas.

Preocupa-nos a proibição da venda de bebidas alcoólicas depois das 20:00. Percebemos o contexto da covid-19, mas é importante perceber que o vinho faz parte de Portugal, daquilo que é a dieta normal das famílias”, salientou.

Em declarações aos jornalistas, à margem da cerimónia de celebração do 112.º aniversário da demarcação da região dos vinhos verdes, no Porto, o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, afirmou ainda esperar, “logo que a covid-19 abrande, que seja possível regressar ao mercado aberto”.

14:33
14:31
VÍDEO

As longas filas à entrada da escola no primeiro dia de aulas

Em Lisboa, pelo segundo dia consecutivo registaram-se longas filas à entrada das escolas, impedindo o distanciamento social no exterior.

Há 1h e 28min
14:31
VÍDEO

"Famílias têm boas razões para ter confiança nos seus filhos e nas escolas"

O primeiro-ministro António Costa anunciou, nesta sexta-feira, que vão ser contratados "imediatamente" mais 1.500 assistentes operacionais para ajudarem as escolas a lidar com as novas regras impostas pela covid-19.

Há 1h e 40min
14:31
VÍDEO

Hospital dos Covões: da linha da frente para o fim da linha

Médicos, enfermeiros e pessoal do hospital de Coimbra deitaram-se no chão em mais um protesto contra o esvaziar progressivo daquela unidade de saúde.

Há 1h e 48min
14:31
VÍDEO

Fátima: 13 de Outubro sim, mas à porta fechada

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima, em Ourém, decorram sem a presença de peregrinos, a exemplo do que sucedeu a 13 de Maio.

O autarca de Ourém quer uma solução intermédia para Fátima, onde o turismo e o comércio estão a ser fortemente prejudicados devido à pandemia.

Há 1h e 59min
14:31
VÍDEO

Subiu para 37 o número de casos de covid-19 em Cantanhede

Onze dos casos positivos foram registados no lar da Fundação Ferreira Freire, em Portunhos. São seis utentes e cinco profissionais, a maioria assintomáticos. Uma utente foi internada.

Há 2h e 0min
14:31
VÍDEO

Há cinco meses os contágios entre jovens não tinha tanta expressão

O boletim da DGS de quinta-feira, sobre a situação epidemiológica em Portugal, com dez mortos e 770 infetados, é um dos piores desde o início da pandemia.

Há 2h e 10min
14:28

Hospital S. José garante que serviço de urgência nunca foi assegurado por apenas um médico

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) esclareceu hoje que em “nenhum momento” o seu Serviço de Urgência Geral e Polivalente foi ou é assegurado apenas por um médico “para dezenas de doentes”.

O esclarecimento do CHULN surge na sequência de um comunicado divulgado hoje pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul que alertava para a “rotura iminente” de alguns serviços de urgência na área metropolitana de Lisboa, dizendo que no Hospital de São José, que faz parte do CHULC, por vezes, há apenas um médico para dezenas de doentes.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o centro hospitalar assegura que as escalas do serviço de urgência geral e polivalente “integram médicos com plena autonomia para o exercício da profissão, incluindo clínicos de 23 especialidades, entre elas Medicina Interna”.

14:06

Fórum Médico lamenta as várias tentativas de "denegrir a imagem dos médicos"

O Fórum Médico lamentou hoje as “várias tentativas” de "denegrir a imagem dos médicos”, e repudiou a gestão política em alguns momentos da pandemia de covid-19, que levaram à tomada de “medidas avulsas e sem critério estratégico”.

A plataforma, que reúne todas as estruturas representativas dos médicos, analisou várias temáticas, nomeadamente a evolução da pandemia e várias declarações vindas a público sobre o caso do Lar de Reguengos de Monsaraz e o papel dos médicos, e emitiu uma declaração pública em que faz várias críticas e alertas.

No documento enviado às redações, o Fórum Médico lamenta “as várias tentativas públicas e privadas de denegrir a imagem dos médicos, que não ficam esclarecidas nem sanadas sem um pedido de desculpas formal”, mas garante que “os médicos continuarão onde sempre estiveram, ao lado dos seus doentes, num juramento que está muito para lá de qualquer mandato político”.

14:01

Loures contrata 50 assistentes operacionais e acusa Governo de não assumir responsabilidades

A Câmara Municipal de Loures vai reforçar o número de assistentes operacionais nas escolas, com a contratação de cerca de 50 profissionais, anunciou hoje a autarquia, acusando o Governo de se estar a demitir das suas responsabilidades.

É inaceitável que o Governo tenha colocado em quarentena a revisão da portaria dos rácios, porque ela é absolutamente imprescindível e não podem ser os municípios a continuar a financiar o Ministério da Educação, como está a acontecer”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU).

Em causa está, segundo o autarca, “o atraso” na publicação de uma portaria que altera os rácios dos assistentes operacionais que podem ser contratados para cada escola, o que obriga a autarquias a terem de ser elas a financiar eventuais reforços de pessoal.

13:54

Hospital de São João cria sistema para reduzir erro na partilha de resultados

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) revelou hoje que, em parceria com duas outras unidades do norte do país, criou um sistema eletrónico que permite reduzir possibilidades de erro na partilha de resultados de análises à covid-19.

Em causa está a criação de um procedimento com “integração eletrónica interlaboratorial” que visa quer o pedido de análises, quer o envio de resultados, refere o São João, em comunicado.

O procedimento eletrónico foi criado pelo CHUSJ, enquanto hospital recetor dos pedidos, em parceria com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que são hospitais requisitantes.

Na sua nota, o CHUSJ aponta que quer alargar este novo sistema de processamento aos restantes hospitais da região Norte.

13:54
Loading

N�o existem mais eventos...