22:43
Internacional
O longo caminho que Biden ainda tem de percorrer até ser presidente
Até 20 de janeiro, muita água vai correr debaixo das pontes. Em última instância, se as disputas legais se arrastarem até se esgotarem os prazos legais, Nancy Pelosi pode ser empossada como presidente
22:40

Presidente Donald Trump mantém poderes intactos até 20 de janeiro

O Presidente dos EUA mantém plenos poderes até à posse de Joe Biden e uma politóloga ouvida pela Lusa admite que Donald Trump se prepare para “usar e abusar dos seus poderes ao máximo”.

O candidato democrata Joe Biden foi hoje anunciado como vencedor das eleições presidenciais de 03 de novembro, segundo projeções dos ‘media’ norte-americana.

A posse de Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos está marcada para 20 de janeiro de 2021 e até às 12:00 desse dia o atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá manter os seus poderes.

A Constituição dos Estados Unidos prevê que o mandato presidencial tenha a duração exata de quatro anos, sendo que o presidente Trump assumiu o cargo a 20 de janeiro de 2017.

"Ele tem exatamente todos os poderes que tinha, nada muda", disse à Lusa a cientista política luso-americana Daniela Melo, que leciona na Universidade de Boston.

22:39

Hamas pede a Biden para corrigir políticas injustas contra Palestina

O movimento islamita palestiniano Hamas pediu hoje ao Presidente eleito dos Estados Unidos para “corrigir as políticas injustas” norte-americanas contra a Palestina e apelou à anulação do reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

“O povo palestiniano tem sofrido nas últimas décadas com o enviesamento das administrações norte-americanas a favor da ocupação [de Israel]” e o atual Presidente norte-americano, Donald Trump, e o seu Governo “foram os mais extremistas no apoio” ao Governo israelita “à custa dos direitos dos palestinianos”, declarou, num comunicado, o chefe político do Hamas, Ismael Haniyeh, que governa em Gaza.

Nesse sentido, Haniyeh pediu também ao Presidente eleito norte-americano que mude a embaixada dos Estados Unidos, transferida este ano para Jerusalém, para Telavive.

22:18

Discurso de Biden vai ser em sistema drive-in

O discurso de Joe Biden desta noite vai ser em sistema drive-in. Os apoiantes vão assistir ao discurso dentro dos próprios carros, num parque de estacionamento em Wilington, em Delaware. 

Ao seu lado, Joe Biden deve ter a sua vice-presidente eleita, Kamala Harris.

As portas do parque de estacionamento já abriram e os carros já começaram a entrar. Ainda assim, a campanha de Biden encoraja os apoiantes a verem o discurso a partir de casa, por causa da pandemia. 

22:17

O abraço de família

Neta de Biden, Naomi Biden divulga imagem da família no Twitter.  

22:17
GALERIA

A carreira política de Joe Biden em imagens

Joe Biden foi eleito senador pela primeira vez faz exatamente este sábado 48 anos. Tomou posse a 05 de janeiro de 1973.
7 nov 2020, 22:11
21:57

A primeira reação de Trump à derrota: "Eu ganhei, tive 71 milhões de votos legais"

 O ainda presidente dos Estados Unidos reagiu à derrota nas presidenciais, que elegeram Joe Biden como o novo líder norte-americano.

Donald Trump continua a afirmar que houve fraude, acrescentando que os observadores foram impedidos de entrar nas salas de contagem.

21:24

Boris Johnson felicita Biden e fala em “conquista histórica” de Harris

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, felicitou hoje o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, pela sua vitória nas eleições norte-americanas, destacando também “a conquista histórica” de Kamala Harris, futura vice-presidente.

“Parabéns a Joe Biden pela sua eleição como Presidente dos Estados Unidos e a Kamala Harris pela sua conquista histórica”, disse Boris Johnson, num comunicado publicado na sua conta do Twitter.

Reagindo ao anúncio de que Joe Biden obteve a maioria dos votos necessários dos eleitores para se proclamar vencedor das eleições norte-americanas, Boris Johnson assinalou que os Estados Unidos são “o aliado mais importante” do Reino Unido.

“E estou ansioso por trabalhar de perto em conjunto nas nossas prioridades partilhadas, desde o clima, ao comércio e à segurança”, adiantou o primeiro-ministro britânico.

21:07

Joe Biden vai criar task force para a covid-19

A notícia é avançada pela CNN: Joe Biden deverá anunciar na segunda-feira uma task force composta por 12 pessoas para tratar em exclusividade de assuntos ligados à covid-19.

Diz ainda a CNN que Biden quer mostrar o quão sério é para ele o assunto, já durante o processo de transição 

20:54

O regresso de Trump à Casa Branca debaixo de apupos

20:50

Nobel da Paz felicita Biden

A ativista iraquiana Nadia Murad, Nobel da Paz em 2018, publicou uma fotografia ao lado de Joe Biden, felicitando-o pela vitória nas presidenciais norte-americanas, desejando um "grande sucesso" ao novo presidente e à sua vice, Kamala Harris. 

 

20:39

Donal Trump já está na Casa Branca

Depois de passar o dia a jogar golfe no seu clube em Sterling, no Estado da Virginia, Donald Trump viajou até Washington e já está na Casa Branca, desde as 15:13 (20:13, em Lisboa), adianta a CNN.

À chegada, acenou para os jornalistas e entrou na Casa Branca. 

20:33

"Estás despedido": apoiantes de Biden em protesto junto ao clube de golfe onde Trump joga

Junto ao clube de golfe onde Donald Trump jogava este sábado, o mesmo de que é proprietário, em Sterling, no Estado da Virginia, juntaram-se vários manifestantes. Uns apoiantes do ainda presidente dos Estados Unidos e outros apoiantes do presidente eleito. 

De acordo com a CNN, alguns seguravam cartazes a dizer "Estás despedido!". 

Donald Trump jogava golfe enquanto as televisões anunciavam o candidato democrata como novo presidente dos EUA.

19:35

PM da Índia felicita Biden e a “indiana” Kamala Harris

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, felicitou hoje Joe Biden pela vitória nas eleições norte-americanas, sublinhando que a eleição como vice-presidente de Kamala Harris, de origem indiana, é motivo de "imenso orgulho".

“Felicitações @JoeBiden pela sua vitória espetacular”, escreveu Modi na rede social Twitter.

Numa segunda mensagem na mesma rede, Modi saudou a eleição de Kamala.

“O seu sucesso [de Kamala] mostra o caminho e é motivo de imenso orgulho (...) para todos os indiano-americanos”, acrescentou o chefe do executivo indiano.

Kamala é filha de pai jamaicano e de mãe indiana.

19:32

Joe Biden vence estado do Nevada

Joe Biden vence as eleições no Estado do Nevada. O Nevada contribui com seis delegados para o Colégio Eleitoral. 

Vitória contribui para o crescimento da diferença entre Joe Biden e Donald Trump. 

19:20

Obama já falou com Biden e Harris

O antigo presidente dos EUA Barack Obama já falou, este sábado, com o presidente eleito, Joe Biden, e com a vice-presidente eleita, Kamala Harris, depois do anúncio da vitória democrata nas presidenciais dos EUA.

"O Presidente Obama falou separadamente esta tarde com o presidente eleito, Joe Biden, e com a vice-presidente, Kamala Harris. Felicitou cada um deles pela histórica vitória e disse-lhes o quão orgulhoso está da campanha que eles levaram a cabo nestes tempos sem precedentes", disse um porta-voz de Obama à CNN.

19:20

Bill Gates felicita Biden e agradece aos funcionários eleitorais

O multimilionário Bill Gates felicitou, este sábado, Joe Biden e Kamala Harris pela eleição para a Casa Branca e agradeceu aos funcionários eleitorais o trabalho de contagem dos votos:

"Parabéns ao presidente eleito Biden e à vice-presidente eleita Harris. Obrigado aos funcionários eleitorais e aos trabalhadores de campanha que trabalharam incansavelmente para garantir que um número recorde de americanos pudesse votar e que o contassem durante um período tão desafiante para o nosso país", escfreveu no Twitter.

19:06
VÍDEO

"Biden pode ser o homem ideal para unir os Estados Unidos"

Catarina Carvalho, jornalista e investigadora no Reuters Institute, diz que a eleição norte-americana mostrou que Biden é o homem certo para trazer os Estados Unidos para uma democracia legalista e centrista.

7 nov 2020, 18:50
19:04
VÍDEO

MNE: "Orientação política de Biden é muito mais próxima da União Europeia"

O ministro dos Negócios Estrangeiros felicitou este sábado Joe Biden por ter vencido as eleições norte-americanas e apelou a uma união de valores, especialmente em temas como a globalização, multiculturalismo e cooperação internacional.

7 nov 2020, 18:58
18:59

Mulher de Joe Biden publica foto do presidente eleito com um boné com o número 46