Em atualização

Operação Marquês


5 arguidos vão a julgamento: Sócrates, Santos Silva, Salgado, Vara e João Perna

Apenas 17 crimes dos 189 que constavam da acusação ficam no processo
2021-04-09
2021-04-09
20:06

Decisão obriga MP a repensar estratégias de investigação

A decisão instrutória do processo Operação Marquês obriga o Ministério Público a repensar estratégias de investigação, nomeadamente o fim dos mega-processos, afirmou hoje a investigadora na área da justiça Conceição Gomes.

"Há aqui um padrão neste tipo de processos de grande complexidade na área da criminalidade económica. Já no passado e hoje também, o que realmente era fundamental era que refletíssemos sobre o retrato do funcionamento da justiça que estes processos nos dão e isso tem a ver de facto com a gestão quer do Ministério Público, quer do judiciário", disse à agência Lusa a coordenadora do Observatório Permanente da Justiça (OPJ) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Conceição Gomes.

A investigadora salientou que a sociedade está a acompanhar o processo há quase sete anos "através de ideias, de indícios, de alguns aspetos" que não conhecia "do ponto de vista da sua fundamentação, nem da sua robustez".

 

Siga ao minuto:

2021-04-10
00:07

Operação Marquês: "Foi um bom dia para os donos disto tudo"

Foi conhecida, esta sexta-feira, a decisão instrutória do processo da Operação Marquês. José Sócrates foi absolvido de todos os crimes de corrupção.

A comentadora da TVI Joana Amaral Dias reitera que, esta sexta-feira, a república portuguesa morreu "mais um bocadinho".

 

2021-04-10
00:07

Operação Marquês: “A justiça vive disto. Esta não é uma decisão definitiva do processo"

Foi conhecida, esta sexta-feira, a decisão instrutória do processo da Operação Marquês. José Sócrates foi absolvido de todos os crimes de corrupção.

Adão Carvalho, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, lembra que esta decisão não é definitiva e que não seria a primeira vez que "o tribunal superior manda que os factos vão para julgamento e depois dão origem a uma condenação com trânsito em julgado”.

2021-04-10
00:07

Operação Marquês: "Não estou habituado a ver juízes com tanta coragem"

Foi conhecida, esta sexta-feira, a decisão instrutória do processo da Operação Marquês. José Sócrates foi absolvido de todos os crimes de corrupção.

O advogado Marinho e Pinto aclamou a coragem do juiz Ivo Rosa, em ter ido contra o Ministério Público e ter arrasado toda a tese de acusação contra o ex-primeiro-ministro.

2021-04-09
23:46

Investigação foi destruída e isso vai ter consequências

A decisão instrutória da “Operação Marquês” foi “demolidora” e “destruiu completamente” a investigação, algo que vai ter consequências, considera a organização Transparência e Integridade.

“É inevitável que esta decisão vá ter consequências” na forma “como a investigação de casos de corrupção vai ser feita em Portugal”, disse à agência Lusa a presidente da Transparência e Integridade, Susana Coroado.

Comentando a decisão instrutória lida hoje pelo juiz Ivo Rosa, a responsável lembrou que o caso ainda não está encerrado e que irá agora para o Tribunal da Relação.

Hoje, o juiz de instrução criminal Ivo Rosa decidiu mandar para julgamento o ex-primeiro ministro José Sócrates, o seu amigo e empresário Carlos Santos Silva, o ex-ministro Armando Vara, o banqueiro Ricardo Salgado, todos por crimes económicos e financeiros, mas deixou cair as acusações de corrupção e fraude fiscal.

2021-04-09
23:34

PAN diz que decisão é "incompreensível para o país"

 A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, considerou hoje que a decisão instrutória da Operação Marquês, hoje conhecida, é "incompreensível para o país" e defendeu ser "absolutamente lamentável" que "este processo tenha demorado tanto tempo".

Em declarações à agência Lusa, a deputada afirmou que "a morosidade do processo de facto prejudicou aquilo que pudesse ser a prossecução relacionada com outro tipo de crimes", apontando que é "manifestamente incoerente que haja uma acusação por exemplo relacionada com o branqueamento de capitais" quando "este tipo de criminalidade está associada a outro tipo de ilícitos, como nomeadamente a própria corrupção, entre outros crimes".

"É um bocadinho incompreensível que de facto tenhamos perdido, digamos, do ponto de vista da secretaria aquilo que poderia ser o resultado de um desfecho que é incompreensível para o país, que tem acompanhado a morosidade deste caso", lamentou.

2021-04-09
23:18

Operação Marquês: "É perfeitamente razoável" prazo de 120 dias para recurso

Advogado Rogério Alves explica o que acontece agora no caso da Operação Marquês
Leia mais aqui
2021-04-09
22:11

Justiça merece confiança, mas Ministério Público foi "incompetente"

O ex-bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice manifestou hoje confiança no sistema de justiça, mas considerou que o Ministério Público “foi muito incompetente” na acusação da Operação Marquês.

“Aconteça o que acontecer, a ser verdade o que é dito ali, o Ministério Público foi muito incompetente. Em segundo lugar, eu não fiquei muito convencido, na sua totalidade, com a decisão do juiz”, disse o advogado num comentário no canal SIC.

“Do ponto de vista técnico, a questão sobre a parte fiscal não me convenceu”, exemplificou José Miguel Júdice, ao considerar ainda que, na decisão instrutória da Operação Marquês conhecida hoje, Ivo Rosa “foi um bocadinho mais juiz final do que juiz de instrução".