Em atualização

Autárquicas

- PS é o partido com mais Câmaras conquistadas

- Fernando Medina perde Lisboa para Carlos Moedas

2021-09-26
2021-09-27
00:30

Paulo Cafôfo demite-se de presidente do PS/Madeira

O presidente do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, demitiu-se hoje da liderança do partido, depois de a coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR) ter perdido a Câmara do Funchal para PSD/CDS-PP nas eleições autárquicas.

 

"Anuncio aqui, aos madeirenses e porto-santenses, que me demito de presidente do Partido Socialista, provocando obviamente eleições e congresso para uma nova liderança”, disse.

 

E reforçou: “Isto significa que não serei candidato a um novo mandato nas eleições que se irão seguir e que também irei sair da Assembleia Regional e deixar o meu lugar de deputado”.

Siga ao minuto:

2021-09-27
04:50

Rui Moreira vence no Porto mas perde maioria absoluta

Rui Moreira

O independente Rui Moreira foi hoje eleito para um terceiro e último mandato como presidente da Câmara do Porto, mas perdeu a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017, segundo dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

Com todas as freguesias apuradas (sete), o movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto! obteve 40,72% dos votos e seis mandatos. Em segundo lugar ficou o candidato do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, com 18,02% e três mandatos, enquanto o candidato do PSD, Vladimiro Feliz, conseguiu 17,25% dos votos e dois mandatos.

CDU e Bloco de Esquerda conseguiram um mandato cada, depois de obterem 7,51% e 6,25% dos votos, respetivamente.

Em 2017, Rui Moreira obteve 44,46% dos votos e sete dos 13 mandatos, governando assim com maioria absoluta.

2021-09-27
03:41

Autárquicas: CDU recuperou câmaras que tinha perdido há quatro anos ou perdeu ainda mais?

A resposta é sim para as duas coisas. A CDU entrou nesta corrida autárquicas com 24 câmaras e saiu com menos seis. No entanto, recuperou pelo menos uma de 2017
Leia mais aqui
2021-09-27
03:25

PS vence Câmara de Loures à CDU

O PS venceu a Câmara Municipal de Loures, com 31,52 % dos votos, contra 29,05 % da CDU.

 

Os dois partidos elegem o mesmo número de vereadores: quatro.

 

Terceiro lugar para o PSD, com 14,00% dos votos e dois mandatos.

 

O Chega consegue um mandato, com 8,42% dos votos.

2021-09-27
03:22

"O que falhou foi a capacidade em mobilizar os lisboetas". O discurso de Fernando Medina

O atual presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina vai deixar de o ser e vai dar o lugar a Carlos Moedas. Foi esse o resultado das eleições autárquicas deste domingo.

No discurso de despedida, fortemente aplaudido, disse que se trata de uma "derrota pessoal" e que não deve ser encarada como um "cartão amarelo, muito menos vermelho" ao Partido Socialista.

Questionado sobre o futuro político, Medina pediu tempo: "vocês dêem-me um bocadinho mais de tempo, porque o meu futuro político até há poucas horas atrás era ser presidente da câmara municipal de Lisboa, não será mais e por isso não mudo assim de planos com esta rapidez".

2021-09-27
03:20

Coligação Juntos por Braga reeleita para terceiro mandato com maioria absoluta

A coligação Juntos por Braga, liderada por Ricardo Rio, foi reeleita este domingo para um terceiro mandato na presidência da Câmara de Braga, segundo os dados provisórios do Ministério da Administração Interna.

 

De acordo com os dados, quando estão apuradas as 37 freguesias do concelho de Braga, a coligação integrada por PSD/CDS-PP/PPM/Aliança teve 42,86%, resultado que garantiu a terceira maioria absoluta consecutiva, mas com seis mandatos, menos um que nas eleições de 2017.

 

O PS foi a segunda força mais votada, com 30,69%, quatro mandatos.

 

Com 6,73% dos votos, a CDU (PCP-PEV) elegeu um vereador.

2021-09-27
03:11

Autárquicas: Moedas conquistou Lisboa. Gritou "novos tempos" e foi ouvido

Esta vitória de Carlos Moedas é surpreendente na medida em que todas as sondagens apontavam para uma vitória de Fernando Medina. A única dúvida é se conseguiria ou não conquistar a maioria absoluta
Leia mais aqui
2021-09-27
03:06

"Novo ciclo" de Carlos Moedas "começa em Lisboa, mas não acaba em Lisboa"

Autarca eleito diz que "os lisboetas querem liberdade, querem estar na liga dos campeões das cidades europeias" e é isso que promete fazer
Leia mais aqui
2021-09-27
02:44

Contra tudo e contra todos, Moedas afirma: "Fez-se história hoje em Lisboa"

Carlos Moedas já faz o discurso da vitória em Lisboa. O candidato pela coligação "Novos Tempos" considera que "fizemos história", "contra tudo e contra todos". "Fez-se história hoje em Lisboa". 

"Podemos mudar o sistema, porque a democracia não tem dono. Os lisboetas disseram em alto e bom som que querem mudança. Queriam dizer-nos que não ia acontecer, mas aconteceu porque os lisboetas quiseram".

"Hoje iniciamos um novo ciclo, novos tempos, acredito que este novo ciclo começa em Lisboa, mas não vai acabar em Lisboa", afirma.

Carlos Moedas sublinha que será o presidente de todos os lisboetas e que conseguirá unir as populações. "Estarei disponível para trabalhar com todos aqueles que querem mudar Lisboa", afirma, acrescentando que protegerá os mais idosos - "São os mais frágeis a razão da minha luta, são eles que me fazem estar aqui. Vou estar com eles no dia-a-dia".

Moedas afirma ainda que estará do lado dos comerciantes e das pequenas e microempresas, "todos aqueles que lutam para pagar salários, vou estar com eles".

"Aos mais novos, quero que voltem a sonhar e a pensar num futuro para Lisboa. Apostei tudo numa única esperança, na que a política está a mudar, que a política quer pessoas diferenças. É essa diferença que trago a Lisboa", discursa, nomeando a transparência como uma das prioridades para este mandato.

"Os lisboetas disseram que sim ao futuro e nunca se resignam. Os lisboetas querem liberdade, querem estar na liga dos campeões das cidades europeias e é isso que vamos fazer, meus amigos", promete.