Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Dois hospitais, incluindo um infantil, evacuados em Kiev devido a ameaça de bombardeamentos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Dois hospitais em Kiev evacuados devido a ameaça de bombardeamentos
     
  • Ministro da Agricultura da Ucrânia libertado sob fiança
     
  • Blinken diz que a Rússia "teria dificuldade em manter o ataque à Ucrânia sem o apoio da China"
     
  • Exército russo detém jornalista por suspeita de divulgação de "notícias falsas"
     
  • Estónia e Dinamarca entregam dois navios-patrulha à Ucrânia
     
  • Zelensky recorda "a catástrofe de Chernobyl" e pede pressão à Rússia para que liberte a central nuclear de Zaporizhzhia
     
  • Shoigu diz que a Rússia não tem interesse em atacar a NAT
2022-02-26
12:41

Cordão humano pela paz hoje em Lisboa com apelo à participação dos portugueses 

Um cordão humano pela paz na Ucrânia realiza-se esta sexta-feira às 17:00, entre o Restelo e o Palácio de Belém, em Lisboa, apelando a organização à participação dos portugueses para mostrar solidariedade com a situação dramática vivida pelos ucranianos.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Dionísio – que há 20 anos esteve na organização do cordão humano por Timor – explicou que a iniciativa deste sábado é promovida pela Associação dos Ucranianos em Portugal e que, se possível, gostariam de ser recebidos no final pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Todos os portugueses estão a assistir pela televisão o que é que se passa na Ucrânia, uma situação dramática, e penso que todos podem contribuir de alguma forma com a sua ação, não ficando em casa, não ficando só a ver a televisão e participando num cordão humano pela paz que vai ligar esta tarde, hoje, às 17:00, a estátua de Taras Schevchenko, um poeta ucraniano, que fica na praça de Itália junto à Ermida do Restelo até à Presidência da República, no Palácio de Belém”, apelou.

Siga ao minuto:

2024-04-26
17:15

Zelensky realiza reunião sobre Chernobyl 38 anos após o início do desastre nuclear

Nas suas redes sociais, o presidente ucraniano divulgou imagens de uma reunião que realizou sobre a central nuclear de Chernobyl e os "territórios adjacentes", 38 anos após o início do desastre nuclear que forçou a retirada de dezenas de milhares de pessoas da região.

"Discutimos todos os aspetos - transportes, energia, locais de trabalho e, naturalmente, questões de segurança. Estamos a fazer todos os esforços para garantir uma vida normal a todos os nossos cidadãos. Estou grato a cada uma das pessoas que trabalham para o conseguir", escreveu Volodymyr Zelensky no X.

A reunião decorreu na cidade de Slavutych, fundada em 1986 para alojar os trabalhadores da central e as suas famílias após o desastre nuclear.

2024-04-26
16:50

Stoltenberg considera espionagem russa "perigosa e inaceitável"

O chefe da NATO descreveu hoje como “perigosos e inaceitáveis” os alegados casos de espionagem pró-russa na Alemanha e no Reino Unido, e avisou que os aliados estão a coordenar a reação a atos hostis.

“Temos de estar atentos às atividades secretas da Rússia no território da aliança”, afirmou Jens Stoltenberg em Berlim ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pela agência espanhola EFE.

As autoridades alemãs detiveram na semana passada dois indivíduos acusados de espionagem e de preparar sabotagens em nome de Moscovo, enquanto dois britânicos foram acusados hoje de cooperar com os serviços secretos russos.

“Apoiamos plenamente a Alemanha e o Reino Unido. Estas medidas de espionagem são perigosas e inaceitáveis, e não nos impedirão de continuar a apoiar a Ucrânia”, disse Stoltenberg.

“Estamos a coordenar estreitamente a nossa resposta a quaisquer atos hostis contra os aliados da NATO”, afirmou.

Stoltenberg, que iniciou uma visita à Alemanha na quinta-feira com uma deslocação à base aérea de Laage, no norte do país, elogiou o papel de Berlim no reforço do flanco oriental da NATO.

2024-04-26
16:30

Comité de defesa do parlamento sueco diz que o país deve aumentar despesa militar para 2,6% do PIB em 2030

A Suécia deve aumentar os seus gastos no setor da Defesa para 2,6% do PIB em 2030, concluiu o comité de Defesa do parlamento do país esta sexta-feira.

Segundo a Reuters, o relatório elaborado por este comité propõe a expansão do exército e da marinha e o investimento na defesa antiaérea.

"Se juntarmos tudo isto (...) com os planos que os militares apresentaram, vamos acrescentar cerca de 200 mil milhões [de coroas] (17,3 mil milhões de euros) durante este período", disse um dos autores do relatório e porta-voz para a Defesa do Partido Moderado, Hans Wallmark.

2024-04-26
16:16

Rússia destaca dois submarinos com mísseis Kalibr para o Mar Negro

A marinha russa destacou esta sexta-feira à tarde dois submarinos equipados com mísseis Kalibr para o Mar Negro.

A informação foi avançada pelo canal das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia no Telegram.

"Após uma longa pausa, o inimigo destacou dois submarinos para o Mar Negro para combater", pode ler-se na publicação, que esclarece que os restantes navios permanecem atracados.

2024-04-26
15:59

Estas são as manobras russas que estão em curso na Ucrânia

Análise do coronel Mendes Dias aos avanços russos na Ucrânia, com o invasor a conseguir aproveitar-se da maior debilidade das forças ucranianas.

2024-04-26
15:43

Dois hospitais em Kiev evacuados devido a ameaça de bombardeamentos

A Câmara Municipal de Kiev anunciou esta sexta-feira a evacuação de emergência de dois hospitais na capital ucraniana, incluindo uma unidade pediátrica, por receio de ataques russos a estes estabelecimentos de saúde.

“A cidade está a começar a evacuar com urgência dois hospitais, incluindo um hospital infantil”, anunciou a autarquia na rede Telegram.

A autarquia mencionou um vídeo que circula em meios de comunicação ‘online’ indicando que haveria soldados nestes estabelecimentos.

Isto “anuncia de facto um ataque”, destaca a Câmara Municipal, que insiste no facto de as unidades hospitalares não serem instalações militares.

O vídeo em causa refere que dois hospitais localizados na rua Bogatyrska, na periferia norte de Kiev, abrigam soldados que “se escondem atrás de crianças doentes”.

Estes “terroristas (...) receberão todos o castigo que merecem”, insiste um homem no vídeo.

“É uma mentira absoluta e uma provocação do inimigo, que está a tentar usá-la para atingir as infraestruturas sociais da capital”, acusou a Câmara Municipal de Kiev, garantindo que está a fazer todo o possível “para transferir doentes e médicos para outros estabelecimentos clínicos da capital.

2024-04-26
15:16

Entrada da NATO na guerra acabaria numa "inevitável derrota" da Rússia, avisa Polónia. Shoigu afasta "interesse" em atacar Aliança

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco sublinha que o poder militar e económico de Moscovo é “insignificante em comparação com o do Ocidente”
Leia mais aqui
2024-04-26
15:00

Stoltenberg diz que aliados devem seguir o exemplo da Alemanha e ajudar a Ucrânia

Os aliados devem seguir o exemplo da Alemanha e ajudar a Ucrânia, avisa o secretário-geral da NATO.

Jens Stoltenberg falava ao lado de Olaf Scholz, o chanceler alemão, à entrada de uma reunião preparatória da cimeira do 75º aniversário da Aliança Atlântica, que acontece em Washington, em julho.

EM DESTAQUE