Governo anuncia plano de apoio ao sector automóvel de 900 milhões - TVI

Governo anuncia plano de apoio ao sector automóvel de 900 milhões

Carros

Medidas devem entrar em prática já em Janeiro

Relacionados
O Governo apresentou esta quarta-feira um plano de apoio ao sector automóvel orçado em 900 milhões de euros, cujas medidas deverão estar em prática em Janeiro.

O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, estiveram esta manhã reunidos com representantes dos fabricantes e da indústria de componentes automóvel para apresentar um plano de apoio à crise que afecta o sector.

Dos 900 milhões de euros, 200 milhões são fundos comunitários e do Orçamento do Estado e outros 100 milhões são exclusivamente do Orçamento do Estado, explicou o ministro da Economia, Manuel Pinho, no final da reunião citado pela «Lusa».

No âmbito deste plano de apoio, 10 mil trabalhadores especializados do sector automóvel vão receber formação profissional.

O primeiro-ministro garantiu já que estas medidas de apoio visam «salvar empregos e melhorar a competitividade de um sector que é vital para a economia do país».

Todos os intervenientes na reunião destacaram a celeridade das negociações.

Recorde-se que a primeira reunião do Governo com os representantes dos fabricantes e da indústria de componentes automóvel decorreu no dia 21 de Novembro.

Linha de crédito de 200 milhões para exportadores

O plano de apoio ao sector automóvel, apresentado hoje pelo Governo e orçado em 900 milhões, está organizado em quatro eixos e inclui uma linha de crédito de 200 milhões de euros para as empresas exportadoras.
Continue a ler esta notícia

Relacionados