Liga e Federação explicam introdução de linhas de fora de jogo - TVI

Liga e Federação explicam introdução de linhas de fora de jogo

Vídeo-árbitro

Clubes tiveram direito a esclarecimento antes do arranque da Liga

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, dia de arranque do campeonato 2019/20, Liga e Federação Portuguesa de Futebol explicam a introdução de linhas de fora de jogo no vídeoárbitro, anunciada no início de junho.

O documento explica que a ferramenta será utilizada em todos os jogos, «de acordo com o sistema escolhido pelo Conselho de Arbitragem» da Federação Portuguesa de Futebol.

Só as linhas certificadas é que podem ser utilizadas pelo vídeoárbitro, e «no âmbito do protocolo do VAR: golos e penáltis».

O comunicado da Liga esclarece ainda que «não haverá câmaras extra, nem qualquer interferência dos operadores que transmitem os jogos».

O método de análise dos lances «não sofre alterações no que está protocolado». «Há apenas mais um operador na equipa que se encontra no centro de vídeoarbitragem, na Cidade do Futebol, e que se dedica exclusivamente às linhas de fora de jogo», acrescenta-se.

O comunicado informa ainda que o Conselho de Arbitragem prestou esclarecimentos aos clubes esta semana, presencialmente, e que a ferramenta será assegurada por uma empresa norte-americana (Sport Media Technology).

Continue a ler esta notícia