Árbitra Vanessa Gomes vai ser a primeira mulher nas Ligas profissionais - TVI

Árbitra Vanessa Gomes vai ser a primeira mulher nas Ligas profissionais

Apito de árbitro (AP)

Um marco histórico no futebol português

Relacionados

A árbitra Vanessa Gomes vai ser a primeira mulher a arbitrar nos campeonatos nacionais portugueses. 

Nascida em 1987, Vanessa Gomes será a primeira árbitra assistente da história do futebol profissional masculino em Portugal, após ter sido nomeada para o encontro que marca o arranque da II Liga entre Estoril e Arouca. 

Filiada na AF Lisboa, Vanessa é árbitra há 13 anos, é internacional e está presente na categoria AAC2, que lhe permite ser assistente no segundo escalão, ao lado de duas outras mulheres que poderão ser chamadas para jogos nesta época: Cátia Tavares e Olga Almeida.

Na categoria C4 estão duas árbitras de campo, Catarina Campos e Sílvia Domingos, que poderão vir a arbitrar jogos do Campeonato de Portugal e da Liga Revelação.

Vanessa Gomes integra a equipa de arbitragem liderada por João Malheiro Pinto, que inclui ainda Ricardo Luz (assistente) e o quarto árbitro André Pereira.

A psicóloga de formação faz história em Portugal, cujos campeonatos profissionais masculinos seguem os exemplos de outros países, como a Alemanha, que desde há três anos nomeia Bibiana Steinhaus para jogos da Bundesliga.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos