A Greenpeace, organização que luta pela defesa do meio ambiente, partilhou um vídeo no YouTube que mostra vários artistas a tocar música com instrumentos feitos em gelo. A partilha, esta terça-feira, mostra a música “Memórias do Oceano” e faz parte do projeto "30x30", uma iniciativa que zela pela proteção dos oceanos.

A música ecoa ao frio, os artistas tocam em pleno círculo polar Ártico com instrumentos esculpidos a partir do gelo daquela zona. O "30x30" é um projeto que tem como objetivo proteger pelo menos 30 por cento do oceano do planeta Terra, algo crucial para salvaguardar ecossistemas e minimizar os efeitos do aquecimento global.

Como parte de sensibilização, a Greenpeace lançou assim esta música, contratando verdadeiros músicos para o efeito. Os instrumentos utilizados pelo quarteto são o carrilhão, a trompa, o violoncelo e um instrumento de percussão, todos eles feitos de gelo.

Esta proteção [dos oceanos] é necessária: em abril deste ano, a temperatura no Ártico esteve oito graus acima do normal”, disse Halvard Raavand, diretor da missão no Ártico, segundo a Euronews.

Desde 2016, a região do Ártico já perdeu 230 mil quilómetros quadrados, o que motivou o lançamento de uma petição por parte da Greenpeace que defende os oceanos e que já conta com mais de 450 mil assinaturas.