EDP planta castanheiros para compensar abate - TVI

EDP planta castanheiros para compensar abate

Linhas eléctricas

O abate abusivo aconteceu em Fevereiro, em Montesinho, durante uma operação de limpeza junto a postes de alta tesão

A EDP vai compensar quase meia centena de proprietários transmontanos com plantações de castanheiros pelo abate indevido de árvores, durante uma operação de limpeza junto a linhas de alta tensão no Parque Natural de Montesinho. O abate aconteceu em Fevereiro e, na altura, foram abatidos de forma indevida 1500 exemplares de espécies protegidas.

A EDP responsabilizou a empresa a quem tinha subcontratato a limpeza das chamadas faixas de gestão de combustíveis, que terá cortado indiscriminadamente junto aos postos de alta tensão. O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) estimou que a destruição se estendeu por cerca de dois quilómetros, embora não de forma contínua, com o «corte raso de árvores sem necessidade de tal».

Os 46 proprietários afectados vão ser agora compensados com mais de dois mil castanheiros ao abrigo de protocolos celebrados, segunda-feira, com a empresa, em Montesinho. Os proprietários vão receber um número de árvores em função da área que lhes foi afectada e escolher o local para plantar.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE