Presidente da República condecora Nelson Évora e Inês Henriques - TVI

Presidente da República condecora Nelson Évora e Inês Henriques

Regresso dos campeões europeus de atletismo (Manuel de Almeida/Lusa)

Atletas medalhados em Berlim foram recebidos no Palácio de Belém

Os atletas portugueses Nélson Évora e Inês Henriques, que conquistaram em Berlim o título europeu de triplo salto e 50 quilómetros marcha, respetivamente, foram distinguidos pelo Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa, no momento da distinção, apelidou os dois atletas de «vencedores» e «exemplos de excelência nacional».

«Nélson Évora e Inês Henriques têm um comum talento, determinação, capacidade de luta, resistência física e psíquica, e espírito de reinvenção ilimitados. Para eles não há fronteiras inultrapassáveis, nem desafios invencíveis», afirmou o Presidente da República nesta segunda-feira na cerimónia de condecoração.

Nélson Évora, que foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem de Mérito, reagiu à distinção como sendo uma grande honra representar Portugal e os portugueses no estrangeiro.

«Já ganhei tudo o que tinha para ganhar, mas continuo supermotivado como se fosse o primeiro dia da minha carreira para continuar a fazer história e dignificar os portugueses», declarou o atleta medalha de ouro do triplo santo.

Inês Henrique, por sua vez, recebeu a distinção de Grande Oficial da Ordem de Mérito, e revelou sentir-se orgulhosa e recompensada por todo o empenho e trabalho ao longo de 26 anos.

«Este reconhecimento é muito especial porque os 50 quilómetros marcha foram a oportunidade que eu e o meu treinador agarrámos para fazer algo diferente e histórico. Conseguimos mudar mentalidades e mostrar que nós mulheres conseguimos fazer a prova com qualidade», destacou a marchadora.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos