IAAF quer que justiça suíça aceite novas regras sobre testosterona - TVI

IAAF quer que justiça suíça aceite novas regras sobre testosterona

Caster Semenya

Em causa está a decisão do Tribunal Federal helvético em suspender os regulamentos aplicados pela mais alta instância do atletismo internacional e que forçariam a sul-africana Caster Semenya a tomar medicamentos para reduzir os níveis de testosterona

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) vai tentar demover o Tribunal Federal Suíço da decisão tomada ao suspender as regras sobre testosterona das atletas.

«A IAAF considera que as regras sobre 'diferenças de desenvolvimento sexual' (DSD) são um meio necessário, razoável e proporcional de proteger uma competição justa na elite feminina do atletismo, e o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) concorda», lê-se num comunicado divulgado nesta terça-feira pela IAAF.

A reação do organismo supremo do atletismo surge depois de o referido tribunal ter suspendido temporariamente as regras da IAAF, que forçavam a sul-africana Caster Semenya e outras atletas hiperandrogénicas a tomar medicamentos para reduzir os níveis e testosterona.

A suspensão provisória do regulamento da IAAF foi decretada após Semenya ter recorrido para a justiça suíça da decisão tomada pela IAAF e permite que a atleta que se especializou nos 800 metros participe nas competições sem qualquer restrição durante o período no qual o recurso é analisado.

«A IAAF vai procurar uma rápida reversão da ordem superprovisional de forma a que as regras sobre DSD sejam aplicadas a todas as atletas afetadas, de modo a evitar uma séria confusão entre atletas e organizadores de eventos e para proteger a integridade da modalidade», realçou a entidade que rege o atletismo mundial.

Ainda de acordo com a IAAF, só a atleta Caster Semenya está coberta por esta decisão, que é válida apenas até 25 de junho, a data dada pela mais alta instância judicial helvética para a IAAF responder à decisão.

Continue a ler esta notícia