SCUT: é a doer a partir desta quinta-feira - TVI

SCUT: é a doer a partir desta quinta-feira

Saiba quanto vai passar a pagar

Este feriado do dia 8 de Dezembro traz um amargo de boca a milhares de portugueses. Todas as auto-estradas do país passam a ser pagas. Nas quatro SCUT que se mantinham gratuitas - A22, A23, A24 E A25 - os pórticos vão começar a cobrar.



Na Via do Infante, atravessar 123 quilómetros do Algarve vai custar 11,60 euros. Mas a conta fica mais cara noutras regiões. E é a Norte que as portagens vão doer mais. Na A24, que liga Viseu a Chaves, cada quilómetro vai custar 11 cêntimos, mais do que a A1. Fazer o percurso de Viseu a Chaves ficará em 14 euros.

Já a auto-estrada que liga Torres Novas à Guarda, a A23, tem um percurso de 214 quilómetros e uma portagem de 19,30 euros.

Resta a A25, de Albergaria-a-Velha até Espanha, com um custo de 15,65 euros.

De referir que nestas vias, a cobrança da portagem faz-se através de um pórtico. Há sempre a hipótese de pagar mais tarde, mas a DECO já alertou os condutores que o pagamento, sem dispositivo electrónico, é penalizado em 30 cêntimos, por custos administrativos.

Nos próximos meses, os utilizadores beneficiam de descontos. Para quem vive ou tem empresa a 20 quilómetros da auto-estrada, as primeiras 10 passagens são gratuitas. Mas é bom que veja estes descontos como uma ajuda à adaptação. E que no verão a cobrança é total.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE