Daimler perde mais de 1 milhão - TVI

Daimler perde mais de 1 milhão

Pedais

Venda da Chrysler penalizou as contas do último trimestre

Relacionados
A Daimler perdeu mais de 1,5 mil milhões de euros no último trimestre do ano passado. Este prejuízo da casa-mãe da Mercedes é o primeiro em cerca de dois anos e é uma consequência da recessão mundial e também dos custos com a venda da filial norte-americana Chrysler, de que detém agora apenas 20 por cento.

Segundo avança a «Euronews», no total do ano, o grupo teve lucro, mas os valores encolheram muito. O lucro líquido caiu dos 4 mil milhões de euros em 2007 para 1,4 mil milhões. As receitas antes de impostos desceram dos 8,7% para os 2,7 mil milhões de euros.

Chrysler planeia despedir 3 mil trabalhadores

O presidente do grupo, Dieter Zetche, traçou um panorama pouco favorável para este ano, mas garante que vai superar a crise: «Pensamos que a procura global deve baixar mais 10% este ano mas, ao mesmo tempo, no segundo semestre o pior vai já estar para trás».

O grupo automóvel alemão viu-se obrigado, no ano passado, a reduzir a produção em 45 mil carros, para fazer face à queda na procura.

As vendas na Mercedes, a principal divisão do grupo, desceram mais de 2% no ano passado, mas o que mais penalizou as contas foi a venda da Chrysler. A Daimler desfez-se desta filial, que estava a dar prejuízo.

Automóvel: 8 milhões para apoiar micro e pequenas empresas
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE