Exportações portuguesas para fora da UE aumentam 12,8% - TVI

Exportações portuguesas para fora da UE aumentam 12,8%

Dinheiro2

As exportações portuguesas para fora da União Europeia cresceram12,8 por cento entre Janeiro a Setembro deste ano.

Relacionados
Também as importações aumentaram 4,1%, o que determinou uma redução do défice da balança comercial de 7,8%, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de cobertura das importações pelas exportações passou de 57,6%, registada no mesmo período do ano passado, para os 62,4%. Excluindo os combustíveis e lubrificantes constata-se que, no período em análise, as exportações cresceram 16,7% e as importações 15,4%, levando a taxa de cobertura a atingir os 94,4%.

Segundo o INE, denota-se um crescimento nas importações de produtos alimentares e bebidas (25,2%), de material de transporte e acessórios (16,8%) e de fornecimentos industriais (13,5%), face ao período homólogo. Por outro lado, a categoria dos combustíveis e lubrificantes registou uma quebra de 8,5%.

Em relação às exportações o INE sublinha os aumentos de 31,1% no material de transporte e acessórios, de 24,3% nas máquinas e outros bens de capital e de 18,9% nos produtos alimentares e bebidas, enquanto que os combustíveis e lubrificantes inseriram uma diminuição de 10,1%.

Houve, ainda, um aumento progressivo das importações, passando de um decréscimo de 1,6% no primeiro trimestre, para aumentos 6,2% no segundo e 7,4% no terceiro trimestre.

As exportações registaram, em termos de variações homólogas, uma evolução no sentido inverso, passando de um aumento de 18,9% no primeiro trimestre, para 14,8% no segundo e 6% no terceiro trimestre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados