E os clubes que dão mais jogadores às seleções são... - TVI

E os clubes que dão mais jogadores às seleções são...

Croácia-Portugal (Reuters)

Juventus no topo da tabela, em Portugal lidera o Sporting em minutos de jogo, FC Porto e Benfica têm mais jogadores

O Sporting é o clube português que teve jogadores mais utilizados nas seleções em 2016. Ocupa a 23ª posição de um ranking internacional que é comandado pela Juventus. Somando todos os jogos em todas as competições ao longo de um ano cheio, com Campeonato da Europa, Copa América e qualificação para o Mundial 2018, o pentacampeão italiano, próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, foi quem teve jogadores em campo mais tempo nas respetivas seleções.

Em termos absolutos, quem deu mais jogadores para compromissos internacionais foi o Liverpool, um total de 22 jogadores, mais um do que a Juve. Mas no fim das contas jogaram menos jogos e menos tempo, segundo dados compilados e divulgados pelo CIES – Observatório de futebol.

Também no que diz respeito aos três clubes portugueses contabilizados no «top 100» se verifica esta diferença entre total de jogadores e tempo de jogo. Em absoluto, FC Porto e Benfica cederam mais jogadores que o Sporting, 11 cada um, contra 10 dos leões.

Mas os jogadores que rumaram de Alvalade às seleções jogaram bastante mais. O Euro 2016 é a referência, Fernando Santos levou quatro jogadores do Sporting, Rui Patrício, William, Adrien e João Mário, que tiveram utilização regular, enquanto o Benfica tinha dois jogadores, Eliseu e Renato Sanches, e o FC Porto apenas um.

O Sporting surge na 23ª posição na lista do CIES, tendo em conta os minutos jogados, aparecendo o FC Porto na 41ª posição e o Benfica em 55º.

Olhando para o cenário global, o «top 10» é maioritariamente constituído pelos grandes clubes da Europa, aqueles com capacidade de atrair os melhores jogadores, e sobretudo por clubes ingleses, seis entre os 10 primeiros. Mas tem alguns dados curiosos.

Antes de mais o segundo lugar do Tottenham, que não sendo um dos gigantes de Inglaterra foi aquele que viu mais jogadores seus a atuar em seleções pelo mundo fora. Mas também o 10º lugar do Southampton, um clube médio da Premiership, mas grande no que diz respeito a internacionais. Entre eles um português, claro, José Fonte.

Os dados do CIES

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE