Itália: Governo apoia bancos - TVI

Itália: Governo apoia bancos

Grandes bancos já se declararam dispostas a estudar o dispositivo

O ministro da Economia italiano, Giulio Tremonti, assinou esta quarta-feira um decreto que prevê uma medida de apoio aos bancos que lhes permitirá beneficiar de fundos públicos em troca do aumento do crédito às empresas, indicou o ministério.

«O ministro Tremonti assinou o decreto que dá a luz verde à subscrição pelo Tesouro de obrigações emitidas pelos bancos italianos», anunciou o ministério num comunicado citado pela Lusa, salientando que o Tesouro não se tornará accionista dos bancos.

Em troca da atribuição destes fundos, os bancos deverão aumentar «os recursos disponíveis de crédito para as pequenas e médias empresas», referem.

No total, o Tesouro poderá injectar fundos por um montante que poderá atingir os 12 mil milhões de euros, segundo a imprensa.

Anunciado pelo Governo logo no início de Novembro, esta medida foi adoptada no âmbito de um pacote anti-crise mas o decreto de aplicação não tinha sido ainda publicado e precisou de ser revista pelo executico depois de os bancos terem considerado o custo do dispositivo demasiado elevado.

Os grandes bancos como UniCredit e o Intesa Sanpaolo já se declararam dispostas a estudar o dispositivo.
Continue a ler esta notícia