Bancos «basicamente falidos» atrasam recuperação - TVI

Bancos «basicamente falidos» atrasam recuperação

George Soros

George Soros considera que os Estados Unidos terão uma retoma mais lenta

Relacionados
O bilionário George Soros disse esta segunda-feira que recuperação económica dos Estados Unidos está a ser adiada pelos bancos «basicamente falidos» e pelos consumidores endividados, escreve a «Bloomberg».

«A retoma norte-americana será muito lenta», sublinhou Soros, em Istambul, onde as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial começam esta terça-feira.

As companhias financeiras norte-americanas perderam já 1,1 bilião de dólares desde o início da crise, que começou há dois anos, enquanto a taxa de poupança atingiu o nível máximo dos últimos 24 anos.

Soros considera ainda que a Europa terá uma recuperação mais sólida. «A Europa foi menos prejudicada» pela crise internacional, considera o investidor, que prevê que o Banco Central Europeu possa retirar os estímulos financeiros mais cedo do que a Reserva Federal norte-americana.

Para George Soros, será muito difícil alterar mentalidades e operar uma profunda mudança na regulação do sector financeiro. «O crash de 2008 agora parece apenas um pesadelo e as pessoas querem esquecer o pesadelo e voltar ao estilo de negócio habitual».
Continue a ler esta notícia

Relacionados