Banco Unicredit quer beneficiar dos apoios do Estado - TVI

Banco Unicredit quer beneficiar dos apoios do Estado

dinheiro

Lucro líquido da instituição caiu 38% para 4.012 milhões de euros

O grupo bancário italiano UniCredit, que anunciou esta quarta-feira uma quebra de lucro em 2008 e particularmente no quatro trimestre, vai pedir para beneficiar dos planos de apoio dos governos italiano e austríaco para reforçar os seus fundos próprios.

O UniCredit é o maior banco italiano mais afectado pela crise financeira por ser mais internacional e mais presente nas actividades mais ligadas aos mercados do que os seus congéneres, escreve a Lusa.

O seu lucro líquido caiu 38% para 4.012 milhões de euros, em linha com as previsões, e 56,9% no último trimestre para 505 milhões de euros por causa dos efeitos da crise financeira nas actividades mais ligadas aos mercados.

Para reforçar os fundos próprios do grupo, o conselho de administração mandatou o administrador-delegado Alessandro Profumo para «negociar as condições relativas à emissão de instrumentos governamentais de capitalização por um montante que poderá ir até 4 mil milhões de euros» na Itália e na Áustria, onde está presente com a filial Bank Austria.

Em troco deste reforço dos fundos próprios, os governos pedem aos bancos que abram mais as torneiras do crédito para apoiar a retoma da economia.

No início de Outubro, pressionado em bolsa na base de receios quanto à sua solidez financeira, o UniCredit anunciou um aumento de capital em duas etapas de mais de 6 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia