Nova tecnologia para combater assaltos - TVI

Nova tecnologia para combater assaltos

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2007, 14:43

Caixas multibanco vão ter sistemas de tinta que mancham as notas roubadas

O Millennium BCP está a instalar sistemas que inutilizam as notas das ATM (caixas Multibanco) objecto de tentativa de assalto, manchando o dinheiro com tinta vermelha, revelou hoje Cristopher de Beck, vice-presidente da instituição.

Em conferência de imprensa, Cristopher de Beck sublinhou que o Millennium BCP é líder em número de caixas automáticas, sendo responsável por 22 por cento das ATM instaladas em Portugal, e também detém a liderança no domínios dos assaltos, sendo o roubo de ATM «um dos flagelos» que o banco enfrenta.

Vítor Monteiro, director de segurança física do Millennium BCP, salientou que o banco foi o primeiro em Portugal a implementar uma solução de segurança nas ATM, que se «baseia na inutilização do objecto do roubo, as notas», através da tintagem dos cacifos das notas quando a caixa automática sofre um impacto forte ou é deslocada.

Aquele director da instituição comparou o sistema, desenvolvido por uma empresa suíça de tecnologias, ao sistema de «airbag» dos automóveis, que dispara em caso de impacto.

No caso das ATM, o sistema espalha tinta pelos cacifos das notas, bloqueando a partir daí a dispensa de notas aos utilizadores, embora a ATM continue operacional para outras utilizações, precisou.

Vítor Monteiro recordou que os assaltos a caixas automáticas são cada vez mais violentos, incidindo sobretudo em ATM situadas fora dos grandes centros urbanos, sendo mais atacadas as instaladas em locais isolados ou junto a caminhos de fuga fácil.

Acrescentou que os sistemas tradicionais de segurança não são suficientemente eficazes para combater este tipo de crime e foi, por isso, necessário procurar outras soluções, indicando que, no caso do Millennium BCP, as notas serão sempre inutilizadas com tinta vermelha.

Vítor Monteiro apelou aos comerciantes e consumidores para que não aceitem notas manchadas de tinta (notas roubadas noutros países poderão ter tinta de outras cores que não o vermelho) e que contactem as autoridades policiais ou o Banco de Portugal.

O director de segurança do BCP afirmou que no caso, muito pouco provável, de uma caixa automática dispensar notas a clientes depois da sua tintagem, isso fica registado e o cliente deve dirigir- se ao Banco de Portugal para as trocar, apresentando uma explicação escrita sobre o que aconteceu.

Os responsáveis do BCP indicaram que o sistema já está a ser adoptado há alguns meses em máquinas instaladas em locais considerados de maior risco, identificadas com um autocolante, e o sistema deverá ser implementado em todas as máquinas situadas em hipermercados, supermercados, estações de serviço, juntas de freguesia ou viradas para a rua.
Continue a ler esta notícia