Banca vai sofrer com subida das taxas de juro para 4% em 2005 nos EUA - TVI

Banca vai sofrer com subida das taxas de juro para 4% em 2005 nos EUA

A Standard & Poor¿s (S&P) estima que a Reserva Federal norte-americana (FED) suba meio ponto percentual nas taxas de juro até ao final do ano dos actuais 1% e que no final de 2005 atinjam os 4%.

Motivo pelo qual as instituições de crédito terão os seus resultados sob pressão.

A verificar-se, a casa de rating levanta como cenário provável o que aconteceu em 1994. Ano em que as instituições financeiras sentiram dificuldades, uma vez que suportavam activos a longo prazo com base créditos a curto prazo devido às baixas taxas.

Em 1994, a FED subiu as taxas dos fundos federais em três pontos percentuais em um ano. Uma situação que levou as instituições financeiras a rever as suas posições, visto que a subida das taxas originou um aumento nos custos dos fundos.

«Embora os dois período apresentem semelhanças, existem diferenças significativas, o que pode inviabilizar uma repetição dos acontecimentos», refere Diane Vazza, chefe do research da S&P em comunicado. «No entanto, o risco persiste de que as taxas subam e que, consequentemente, algumas instituições financeiras possam retirar as suas posições».

Em 1994, as taxas de juro de curto prazo nos 3% situavam-se a 300 pontos abaixo do verificado 10 anos antes, contudo, a FED subiu as taxas para 6% quase sem avisar. Este ano, as taxas de juro situaram-se em 1%, ou seja, 350 pontos mais abaixo, motivo que poderá acentuar ainda mais os efeitos de uma subida rápida.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE