Real Madrid é o clube mais valioso, Benfica único português no Top50 - TVI

Real Madrid é o clube mais valioso, Benfica único português no Top50

Encarnados descem seis posições em relação a 2019

O Real Madrid é o clube mais valioso do mundo de acordo com o ranking da Brand Finance, de 2020. O emblema espanhol tem a marca avaliada em 1.419 milhões de euros. O Benfica é o único clube português a entrar no Top50.

O Barcelona subiu um lugar na tabela e passou o Manchester United. O clube catalão era terceiro, passa agora a segunda com a avaliação da marca Barça a ficar «apenas» a seis milhões de euros do Real Madrid.

Ainda assim, são os clubes ingleses que dominam o Top. Há seis no Top10 e 19 no Top50. 

A vitória do Liverpool na Premier League fez o clube de Anfield subir duas posições: é agora quarto, seguido de Manchester City e Bayern Munique. PSG, Chelsea, Tottenham e Arsenal fecham o top10.

O Benfica é 46.º. Ou seja, em relação a 2019, caiu seis lugares. É o único representante de Portugal, ainda que a marca tenha desvalorizado: menos 21% para  114 milhões de euros.

«O Benfica é uma das fábricas europeias de talento mais prolíficas, agindo como canal da América do Sul, produzindo também os seus próprios jogadores que proporcionam ao clube elevadas quantias em transferências», analisa a consultora britânica.

O relatório da Brand Finance afirma que a pandemia de Covid-19 fez com que o valor total dos clubes tenha caído pela primeira vez em seis anos: estima-se que tenha havido uma desvalorização de 751 milhões de euros, ou 3,7 por cento, já que os clubes levam 500 milhões de euros a menos que em 2019, neste momento.

O mesmo estudo explica que o Colónia, seguido por Leicester e pelo RB Leipzig, é o clube com crescimento mais rápido. Todos eles valorizaram mais de 40 por cento.

Continue a ler esta notícia