Barómetro da semana: A ‘nova rota da Seda’ não passa por Setúbal - TVI

Barómetro da semana: A ‘nova rota da Seda’ não passa por Setúbal

  • Guya Accornero, ISCTE-IUL
  • 11 dez 2018, 12:24
Os trabalhadores precários do Porto de Setúbal estão parados desde o dia 5 de novembro para exigirem um contrato coletivo de trabalho

Protestos de diferente tipo estão no centro das notícias desta semana, desde os ‘coletes amarelos’ na França, até aos estivadores de Setúbal, passando pelos reclusos nas prisões portuguesas. O futebol, entretanto, mantém-se estável na segunda posição, enquanto a visita de Xi Jinping a Portugal afirma-se na quarta

O barómetro da semana mostra algumas novidades face ao habitual. Se o futebol, presença fiel nas primeiras posições, mantém-se como tal, outros elementos surgem como novidade. Em primeiro lugar, as notícias ‘não-portuguesas’ têm uma representação muito mais significativa. Em segundo lugar, atores e formas políticas ‘não-convencionais’ são predominantes com respeito aos protagonistas e eventos da política institucional. Difícil dizer porquê, mas é apenas o acordo de 17 pontos assinado com o presidente chinês Xi Jinping a furar o silêncio mediático sobre o que as instituições andam a fazer nestes dias.

No campo do protesto, as agitações nas prisões portuguesas conseguiram atrair a atenção sobre uma realidade quase esquecida, mas dramática, com condições descritas como ‘desumanas e degradantes’ pelo Conselho da Europa. No entanto, foram os coletes amarelos franceses a conquistar o primeiro lugar do barómetro. Politicamente indefinido, mas com cheiro à populista, este movimento gozou de uma enorme e poderosa cobertura mediática em França. Como bem explica o historiador Gérard Noiriel num belíssimo texto, publicado no seu blogue pessoal a 21 de Novembro, os jornalistas anunciaram a importância e tamanho deste movimento ainda antes dele sair à rua e a jornada de luta de 17 de Novembro foi seguida pelos canais de informação detalhadamente, minuto a minuto, em direto. Muitos movimentos do passado recente na França, até maiores, como o dos trabalhadores ferroviários na passada primavera, foram quase ignorados.

Por aqui, o protesto dos estivadores de Setúbal está a ter um tratamento parecido: relegadas no último lugar do barómetro, a noticias que lhe dizem respeito focaram-se sobretudo na viabilidade do porto e nas dificuldades na atividade económica da Autoeuropa e muito menos nos motivos da greve a na situação dos estivadores.

<div class="infogram-embed" data-id="e6d01f40-ea86-4e29-b55a-15944bfdd8b7" data-

type="interactive" data-title="BN 2018 48-49 - 30 NOV a 06 DEZ

2018"></div><script>!function(e,t,s,i){var

n="InfogramEmbeds",o=e.getElementsByTagName("script")[0],d=/^http:/.test(e.location)?"

http:":"https:";if(/^\/{2}/.test(i)&&(i=d+i),window[n]&&window[n].initialized)window[n].pro

cess&&window[n].process();else if(!e.getElementById(s)){var

r=e.createElement("script");r.async=1,r.id=s,r.src=i,o.parentNode.insertBefore(r,o)}}(docum

ent,0,"infogram-async","https://e.infogram.com/js/dist/embed-loader-min.js");</script>

Ficha técnica:

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho e a codificação das notícias é realizada por Carla Mendonça com o apoio de Leonor Cardoso. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e- TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom. Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 413 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Atualmente fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.

Continue a ler esta notícia