Barómetro da semana: França, Futebol e Fátima - TVI

Barómetro da semana: França, Futebol e Fátima

  • Guya Accornero, ISCTE-IUL
  • PP
  • 30 abr 2017, 10:58
Noite eleitoral em França

Como era de esperar, as eleições francesas dominaram o barómetro de notícias desta semana. Entrtanto, a comunicação portuguesa continua a focar os acontecimentos em torno do futebol que, de forma e natureza diferentes, estão a envolver a sociedade

As eleições francesas foram claramente o centro da atenção mediática da passada semana. Isso não surpreende, dado o clima de suspense que acompanhou este processo eleitoral. E grandes surpresas também não surgiram dos resultados.

As sondagens das passadas semanas foram tão unânimes que no Economist apareceu um artigo com o emblemático título ‘Será que os pesquisadores estão a fazer batota?’ (‘Are French pollsters cheating?’, The Economist, edição on-line, 19 de Abril 2017). Mas aquelas sondagens ‘bateram certo’. E isso – ainda bem – apesar do alegado atentado terrorista no centro de Paris em que perdeu a vida um polícia, três dias antes das eleições.

O que se confirma, nestas eleições, é a tendência que já se viu na Grécia e na Espanha – e com menor intensidade em Portugal – da perda de votos por parte dos partidos tradicionais. Por outro lado, quem quer que seja o Presidente, terá pouca experiência política e pouco apoio no parlamento, uma condição que entretanto poderá mudar com as próximas legislativas.

O segundo F do barómetro da semana diz respeito ao futebol, que, desta vez, ocupa a segunda e terceira posições, sobretudo por causa do atropelamento mortal de um adepto do Sporting. E assim, as celebrações do 25 de Abril apenas aparecem no quarto lugar, embora a manifestação continue a atrair muitos participantes e o a revolução continue a ser considerada o evento mais importante da história do país pela maioria dos portugueses.

E qual será a posição do terceiro F na classificação dos eventos mais importantes para a comunicação social portuguesa? Não o sabemos, o que é certo é que, a visita do Papa e a canonização dos ‘pastorinhos’ de Fátima ocupa apenas a oitava posição do barómetro das notícias e a relevância deste tema ainda não é evidente.

 

 

 

 

Ficha técnica:

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho. A codificação das notícias é realizada por Rute Oliveira, João Lotra e Sofia Barrocas. Apoios: IPPS-IUL, Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

 

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 411 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Em 2016 fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN

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