OPEP revê em baixa previsão de consumo de petróleo - TVI

OPEP revê em baixa previsão de consumo de petróleo

Petróleo (arquivo)

Mundo consumirá média de 84,61 milhões de barris diários, um milhão menos quem em 2008

Relacionados
A OPEP reviu esta sexta-feira em baixa a previsão sobre o consumo de petróleo no planeta e vaticinou que este ano o mundo consumirá uma média de 84,61 milhões de barris diários, um milhão menos que em 2008.

Os cálculos publicados no relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) sobre o mercado petrolífero mundial vão ser tidos em conta na reunião ministerial que se realizará domingo, onde se espera um possível corte no fornecimento de crude.

Os especialistas da OPEP basearam as suas estimativas na redução do crescimento económico mundial, que deverá em 2009 situar-se em 0,2 por cento.

«A revisão em baixa teve em conta a deterioração sustentada da economia mundial e da simultânea erosão do crescimento da procura de petróleo», explicaram os especialistas da OPEP.

Por outro lado, prevêem que o fornecimento dos países não-membros da OPEP, como o México, Reino Unido, Noruega e a Rússia, aumentará este ano para os 50,70 milhões de barris por dia, ou seja, mais 370 mil barris diarios do que en 2008.

O preço do barril de OPEP caiu 75 por cento no último semestre do ano passado, representando uma perda de mais de 100 dólares.

A OPEP defende que «os preços do petróleo têm de se manter em níveis que incentivem os investimentos em toda a cadeia energética de fornecimento para contribuirem para um crescimento sustentável a longo prazo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados