Penicheiro aponta o que jovem português precisa para entrar na NBA - TVI

Penicheiro aponta o que jovem português precisa para entrar na NBA

Neemias Queta (Kevin Jairaj-USA TODAY Sports)

Antiga basquetebolista diz que Neemias Queta tem de superar-se nos treinos privados para ser eleito no «draft»

Relacionados

O português Neemias Queta vai tentar a entrada na NBA através do próximo «draft» e a compatriota e antiga basquetebolista Ticha Penicheiro, que recentemente entrou para o Hall of Fame da WNBA (liga feminina norte-americana), defende que os treinos privados vão ser cruciais para o possível êxito do atleta de 19 anos.

«Aquilo que o Neemias fez na universidade foi muito bom para dar nas vistas, mas o mais importante agora são os workouts – treinos individuais privados que o agente dele com certeza irá marcar com as diferentes equipas da NBA que o quiserem treinar. Isso vai ditar se realmente consegue ser eleito no draft», notou, à agência Lusa, a agora empresária de jogadoras.

Queta, poste de 2,11 metros, pode tornar-se o primeiro luso a integrar a liga norte-americana e deu nas vistas ao serviço dos Utah State Aggies, equipa da Universidade de Utah State. Em 35 encontros, o camisola 23 da cidade de Logan teve médias de 11,8 pontos, 8,9 ressaltos, 2,4 desarmes e 1,6 assistências. Foi eleito o melhor defesa da temporada e o melhor caloiro do torneio da conferência Mountain West, ganha pelos Aggies a 16 de março.

«Tem físico e é muito atlético, dois ingredientes muito importantes para quem joga na NBA e para os olheiros que andam atrás de jogadores que, eventualmente, possam competir ao mais alto nível. Tecnicamente é muito bom, mas claro que ainda está ‘verde’ e tem muito a aprender», avaliou Ticha Penicheiro, atualmente a residir em Miami.

Queta nasceu em Lisboa, é filho de pais guineenses, passou pela formação do Barreirense e ainda pelo Benfica, antes de rumar aos Estados Unidos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados