Taxas de juro podem subir ainda este ano - TVI

Taxas de juro podem subir ainda este ano

BCE baixa juros ou não?

O Banco Central Europeu (BCE) está focado nos significativos riscos inflacionistas, afirmou o membro do conselho do BCE, Klaus Liebscher, em entrevista à Bloomberg.

Relacionados
Declarações que deixam antever a possibilidade de as taxas de juro voltarem a aumentar.

O presidente do banco central austríaco sublinhou que existem claros riscos que ameaçam fazer subir a inflação e que põem em causa a estabilidade de preços, e destacou também o papel da subida do preço do petróleo nesta situação.



Depois de o BCE ter mantido a taxa de juro de referência para a Zona Euro estável nos 4% na sua última reunião, a taxa de inflação da região ultrapassou, pela primeira vez em mais de um ano, os 2%. Este era o tecto estabelecido pelo BCE para a taxa de inflação, considerando que uma taxa acima disto colocava em causa a estabilidade de preços, que constitui o seu principal objectivo. O preço do petróleo também registou um novo recorde nos 88 dólares por barril.

De acordo com os analistas contactados pela Bloomberg, a subida do preço do petróleo deverá fazer disparar a taxa de inflação da Zona Euro para 2,7%, o que aponta para a probabilidade de uma nova subida da taxa de juro em Dezembro.



Sobre as perspectives económicas, Liebscher mostrou-se confiante. «Estou firmemente convicto que vamos ter um crescimento contínuo e robusto na Zona Euro», disse. Embora admita a possibilidade de um enfraquecimento moderado do crescimento económico no ano que vem, considera que a taxa se manterá entre os 2 e os 2,5%.

Sobre a crise do crédito, desencadeada pelo sector do subprime norte-americano, o membro do conselho do BCE acredita que estamos a regressar a uma situação normal. «Vai demorar pelo menos até ao ano que vem», disse, sem querer comentar o impacto da crise, por considerar que «ainda é muito cedo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados