Apoiantes de Teixeira Pinto disponíveis para chegar a consenso - TVI

Apoiantes de Teixeira Pinto disponíveis para chegar a consenso

Paulo Teixeira Pinto, presidente do BCP

Os accionistas que apoiam Paulo Teixeira Pinto no BCP estão disponíveis para chegar a um consenso.

Relacionados
Isto caso seja apresentada uma proposta que inclua a alteração dos estatutos do banco, disse à «Lusa» fonte ligada ao processo.

«Há abertura para um acordo desde que a proposta inclua a alteração da estrutura orgânica», disse a mesma fonte, após uma reunião realizada esta noite entre representantes de accionistas que propuseram alterações na gestão do Banco Comercial Português (BCP).

«O modelo estatutário (do BCP) está falido», sublinhou.

De acordo com a mesma fonte, uma eventual proposta que inclua a alteração de estatutos não implica que o novo modelo de gestão (monista) entre imediatamente em vigor, mas que entre em aplicação dentro de poucos meses.

O BCP vive uma crise interna em que se opõem grupos de apoiantes (accionistas e quadros) do presidente do conselho de administração do banco, Paulo Teixeira Pinto, e do fundador e presidente do conselho geral e de supervisão da instituição financeira, Jorge Jardim Gonçalves.

A Teixeira Duarte tem desenvolvido um processo negocial com outros accionistas institucionais do BCP para encontrar uma solução para a crise de governação do banco.

Uma fonte presente na reunião de ontem disse à «Lusa» que, até ao momento, o grupo de accionistas que apresentou propostas à assembleia geral, «não recebeu qualquer proposta formal da Teixeira Duarte».

O alargamento do conselho geral e de supervisão e a alteração dos estatutos eram dois dos pontos da ordem de trabalhos da assembleia geral extraordinária do BCP de 6 de Agosto, que foi suspensa até dia 27 devido a um problema informático que impossibilitava a contagem de votos.

Por outro lado, a hipótese de se avançar com uma impugnação da assembleia geral de segunda-feira parece posta de lado, uma vez que na reunião entre os representantes dos accionistas que apoiam Paulo Teixeira Pinto, que decorreu na noite passada, esse assunto não foi, sequer, abordado.

Fonte ligada ao processo disse que nesta reunião preparatória da assembleia geral «foram discutidos vários cenários», entre os quais os «pós-assembleia geral».

«A posição (dos accionistas) que existia ontem mantém-se», disse a mesma fonte.
Continue a ler esta notícia

Relacionados