Clientes do BPP só renegoceiam com garantias externas - TVI

Clientes do BPP só renegoceiam com garantias externas

BPP: Buscas vão continuar nos próximos dias

Advogado frisa que clientes não admitem perdas de capital

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Os clientes do BPP que subscreveram investimentos de retorno absoluto estão disponíveis para renegociar os prazos daqueles produtos se receberem garantias externas ao banco e não perderem capital, disse esta sexta-feira o advogado que os representa.

O advogado Miguel Henrique declarou à Lusa que os seus clientes «não têm problemas em fazer parte da solução, através da renegociação dos prazos de maturidade» dos seus produtos financeiros de retorno absoluto.

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«O maior problema», disse, «é com os clientes cujos prazos de maturidade venceram ou estão mesmo a vencer». Ou seja, «são pessoas que tinham direito a receber o capital que investiram», acrescido do juro contratado com o banco.

«[Face à situação actual do banco] os clientes sabem que vão ter de ceder em alguma coisa», disse Miguel Henrique, ressalvando porém que estes colocam duas condições para a renegociação dos prazos.

«Em primeiro lugar, e é algo que tenho vindo a dizer desde Dezembro, a condição número um é que não haja perdas de capital. Condição número 2: os clientes estão disponíveis para renegociar, mas quanto maior o prazo maior a garantia» a exigir, acrescentou o advogado.

«Ou seja, os clientes já não acreditam no BPP, porque já lhes falhou uma vez. A garantia agora tem de ser dada por uma outra entidade [bancária]: o Banco de Portugal, um sindicato bancário ou um dos quatro maiores bancos portugueses, o BCP, o BES, o BPI ou a Caixa Geral de Depósitos».

«Outra solução é o Banco de Portugal ordenar a passagem da gestão dos veículos de estratégia de retorno absoluto para um dos quatro maiores bancos nacionais: o BCP, o BES, o BPI ou a CGD. Nesse caso os clientes não têm problemas em aceitar pagamentos faseados longos, até 2013 ou 2014».

Veja as imagens da invasão de clientes na sede do BPP
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