«Direito à reforma completa ao fim de 40 anos de descontos» - TVI

«Direito à reforma completa ao fim de 40 anos de descontos»

Francisco Louçã

BE: Medida consta do programa eleitoral do partido

O Bloco de Esquerda defende no seu compromisso eleitoral, apresentado esta quinta-feira, o direito à reforma após 40 anos de descontos, o limite de um ano para contratos a prazo e o salário mínimo fixado em 600 euros em 2013.

No capítulo dedicado ao emprego, precariedade e poder de compra, os bloquistas propõem o «direito à reforma completa ao fim de 40 anos de descontos» e comprometem-se a acabar com os falsos recibos verdes bem como com a definição do limite de «um ano para a contratação a prazo».

«Só haverá crescimento com reforço da procura: o Bloco defende a anulação dos cortes salariais aprovados no Parlamento pelo PS e pelo PSD, bem como o cumprimento do acordo que previa um salário mínimo de 600 euros em 2013», lê-se no documento citado pela Lusa.

Por outro lado, em relação aos jovens estudantes, está previsto um contrato que garanta descontos reduzidos para a segurança social, desde que trabalhem, por ano, até 50 dias ou 400 horas.

O partido defende ainda uma taxa de IRC acrescida de 10 por cento para as empresas que recebendo apoios públicos distribuam dividendos em vez de os reinvestirem e uma taxa transitória de IRC reduzida de cinco pontos para as empresas que apliquem os seus lucros na contratação de trabalhadores efectivos.

O Bloco de Esquerda reitera a necessidade de rever as parcerias público-privadas, estimando poupanças até 230 milhões de euros, mas também dos contratos militares, que devem ser auditados e rompidos, se as contrapartidas não estiverem a ser executadas.

Defendendo que o Estado não deve poupar na despesa social, mas sim repor os apoios retirados nos diversos Programas de Estabilidade e Crescimento, o partido liderado por Francisco Louçã quer garantir às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza extrema níveis mínimos de consumo de água e electricidade.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE