Lage, o apoio da estrutura e a recuperação assumida do 4x4x2 - TVI

Lage, o apoio da estrutura e a recuperação assumida do 4x4x2

Treinador admite que vai recuperar o antigo sistema tático

Dois dias depois de Rui Vitória ter assumido que em determinadas fases não se sentiu apoiado no Benfica, Bruno Lage foi confirmado em conferência de imprensa como técnico dos encarnados a título definitivo.

O treinador de 42 anos teve um apontamento de humor quando questionado sobre a importância de ser apoiado pela direção liderada por Luís Filipe Vieira. «Já tive de ser mais apoiado quando estava de muletas. Aí precisei desse apoio. Vou fazer esse caminho de forma natural. O mister rui vitória teve esse sentimento, eu cheguei agora. O que me preocupa é o foco na tarefa e sentir-me confortável», disse.

Em conferência de imprensa, Bruno Lage reconheceu que quer tirar partido do trabalho realizado pela anterior equipa técnica do Benfica, mas admitiu abertamente a intenção de recuperar o sistema tático utilizado pelos encarnados entre 2009 e a primeira metade da época passada.

«A equipa tem estado a jogar em 4x3x3 e estamos a tentar entrar num processo de 4x4x2 e dar essa continuidade», disse o técnico dos encarnados. «O que é fundamental é sentirmo-nos confortáveis, estáveis e passar uma imagem de entrega, motivação e fundamentalmente, independentemente do que se possa vir a fazer, é muito importante reconquistar o público tentando jogar com qualidade, porque só assim se reconquista o público», acrescentou.

Lage falou aos jornalistas na véspera do embate com o V. Guimarães para a Taça de Portugal e instantes após ser confirmado por Luís Filipe Vieira como treinador do Benfica em definitivo. Fez um apelo à união – «deixar de lado o ‘eu’» - e realçou que a aposta do clube na formação também se reflete nesta oportunidade que lhe é dada agora.

«É mais um sinal de que a aposta na formação é concreta: para além dos jogadores, começam a haver treinadores lá em cima. Somos um conjunto de treinadores com enorme qualidade: a oportunidade surgiu para mim, mas penso que se as coisas correrem bem, e penso que vão correr, existem vários treinadores com enorme potencial para fazerem o mesmo trajeto», destacou.

Bruno Lage garantiu ainda que mesmo antes de ser confirmado no comando técnico do Benfica já se sentia «realizado» pelo percurso. «Apesar de parecer um rapaz, já tenho 42 anos, sou pai e a minha ideia, quando comecei muito jovem, era apenas ser professor de educação física e preparador físico. A partir do momento em que cheguei ao Benfica com 30 anos a treinar os juniores e o percurso que fiz no Dubai e em Inglaterra, tudo passa a ser natural. Tudo isso foi um percurso natural e as coisas foram-se conquistando. O que me deixa feliz neste momento é eu sentir-me muito à vontade e confortável a trabalhar a este nível.»

O novo treinador do Benfica relativizou o tempo em que pensa que poderá manter-se à frente da equipa. «Jogo a jogo, treino a treino: essa é a minha mentalidade e não há outra forma de estar nesta profissão. Vejam o que aconteceu ao treinador do Leicester campeão? Saiu na segunda época. O treinador do Real Madrid? Fez dois ou três meses e saiu», exemplificou.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos