Rui Costa: «É expressamente proibido dar o campeonato por acabado» - TVI

Rui Costa: «É expressamente proibido dar o campeonato por acabado»

Taça: Paredes-Benfica. Jorge Jesus e Rui Costa (Lusa)

Administrador da SAD do Benfica deixou recado para o grupo de trabalho e para os adeptos, assumindo alguns erros cometidos. «Quem não tiver coragem, não podem fazer parte do grupo.»

Relacionados

O administrador da SAD do Benfica, Rui Costa, refletiu sobre o momento da equipa na Liga - está a nove pontos da liderança - e frisou que é proibido atirar a toalha ao chão. 

«Compreendo que para muita gente possa parecer estranho. Estamos a nove pontos do primeiro classificado, mas deixa-me já adiantar que é expressamente proibido, a uma jornada de acabar a primeira volta, alguém pensar que o campeonato está acabado. Esta mensagem não é só para dentro, mas para fora também. Não estamos na situação que queríamos estar, mas estamos longe de poder mandar a toalha ao chão. Posso adiantar que nem nos jogos amigáveis o Benfica pode entrar em campo sem ser com objetivo de ganhar. A ambição tem de ser a mesma e hoje mais do nunca. Colocámo-nos nesta posição e temos de sair dela», referiu, em entrevista à BTV.

O dirigente dos encarnados lembrou que a época é atípica e recusou adiantar desculpas para os primeiros seis meses aquém do esperado. 

«É uma época atípica e que fugiu até aqui aquilo que eram as reais expectativas e à forma como preparamos uma época. Assumimos sem esconder a cabeça que chegamos a esta altura com este atraso. Posso adiantar uma série de razões, mas também sei que não é isso que o adepto quer ouvir. O adepto faz a conta a estes nove pontos, que perdemos a Supertaça, a Taça da Liga e que saímos da Liga dos Campeões. É este assumir de responsabilidade que pretendo fazer e não justificar com muitas das coisas que fazem parte de uma época que nos levaram a este ponto», disse.

Rui Costa sublinhou que a responsabilidade não pode ser atribuída a apenas uma pessoa. 

«Não se chega a este ponto sendo a responsabilidade de uma pessoa só. Todos os que estão na estrutura de futebol, ninguém sai ilibado. Temos de assumir essa responsabilidade e não fugir à posição em que estamos. O que foi feito até ao momento não é o que foi preparado para ser feito. Temos de assumir, comigo à cabeça, o que está a suceder. Porém, a época é longa e ninguém está autorizado a atirar a toalha ao chão. É neste momento que se vê quem tem capacidade para representar este clube, onde me incluo. É uma responsabilidade muito grande representar o Benfica, mas é ainda maior abandonar uma época e meio. Vamos ver que homens temos dentro de casa. Parece quase impossível, são muitos pontos, mas ainda falta uma volta para jogar», destacou.

O administrador da SAD das águias lembrou os objetivos que a equipa ainda pode cumprir. «Temos as meias-finais da Taça de Portugal e a Liga Europa e vamos fazer de tudo para as conquistar. Quem não estiver em condições de lutar por eles, não vai fazer parte. É ponto assente. Isto é para homens de grande coragem, atletas de grande coragem, treinadores de grande coragem e dirigentes de grande coragem», frisou. 

Por último, Rui Costa voltou a dirigir-se aos adeptos. «Eles querem ouvir é: como chegámos aqui e como vamos sair? Há muitas causas identificadas. Aquilo que internamente procuraremos fazer é eliminar esses erros, procurar responsabilização maior de quem representa o clube, seja em que cargo for. Ninguém está autorizado a mandar a toalha ao chão. Dessa forma, percebendo que há elementos que não têm a mesma coragem, não podem fazer parte do grupo», concluiu. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados