Vitória: «Devíamos ter ganho pelas oportunidades que tivemos» - TVI

Vitória: «Devíamos ter ganho pelas oportunidades que tivemos»

Rui Vitória

Sporting-Benfica, 0-0 (reportagem)

Rui Vitória, treinador do Benfica, em declarações na flash interview da Sport TV após o empate com o Sporting (0-0) no dérbi em Alvalade:

«A primeira parte encarnada foi um compêndio de que como se pode jogar no campo de uma equipa forte e de como se pode jogar fora com qualidade contra uma boa equipa.

Fomos a equipa mais forte. Defrontámos uma equipa que tem qualidade, bons jogadores e um bom coletivo, mas viemos cá para ganhar. Não ganhámos por infelicidade. Tivemos um conjunto de bolas para fazer e fica uma tristeza porque não somámos os três pontos porque merecíamos, mas ainda falta uma jornada.

[Sobre a arbitragem de Carlos Xistra]

«Tenho de dizê-lo: fico desagradado com este tipo de arbitragem. Ao longo deste ano tentei ser sempre o mais educado possível, coerente e elegante. Já conheço o Carlos Xistra há muitos anos: é um bom árbitro mas hoje não teve a qualidade necessária para um jogo destes. Não teve a coragem de decidir conforme tinha dito na reunião de manhã, em que são chamadas duas equipas à reunião com os árbitros, e em que é expressamente dito que se tivermos de ir ao VAR, que o façamos. E quando chega à noite, isso não acontece. Nos dois dérbis com o Sporting fomos melhores, tivemos alguns lances de decisão desajustada.

Isso não tira qualdade nem grandeza ao Sporting. Estou a falar de dois dérbis em que perdemos quatro pontos também por erros desses. Apetecia-me baixar o nível mas não o vou fazer porque represento um grande clube e pauto a minha forma de estar desta maneira. Foi para fica a zeros, tudo na mesma. Ver se saíamos daqui mais ou menos na mesma e tem de haver coragem.»

Sporting jogou muito com 0-0?

«Fomos melhores. O Sporting teve dificudades em acertar na nossa estratégia na primeira parte. Na segunda, é evidente que o ritmo que tínhamos foi muito elevado... O Sporting equilibrou um bocadinho na segunda parte mas tivemos as melhores ocasiões. Isso não retira mérito ao Sporting.

Chegámos aqui, dissemos àquilo que vínhamos, viemos cá para ganhar e mostrámos as nossas qualidades. Devíamos ter ganho pela oportunidades que tivemos. Acho que o Sporting não estava à espera que jogássemos desta maneira: é a leitura que eu faço.»

Segundo lugar ainda possível?

«Ainda acredito no segundo lugar, obviamente. Ainda vamos ter a última jornada e vamos ver o que acontece. Estou a falar aqui um bocadinho de coração e estou a olhar para os dois jogos com o Sporting, em que os pontos entre as duas equipas são determinantes houve muitos penáltis para ser assinalados. Mas já chega: quero acreditar que a minha forma de estar pode ser um exemplo para que está a começar a ser treinador.»

Continue a ler esta notícia