EUA: Reserva Federal mantém apoios à economia - TVI

EUA: Reserva Federal mantém apoios à economia

Ben Bernanke

Entidade liderada por Ben Bernanke avisa que «a pressão dos mercados financeiros continua a colocar riscos significativos nas perspectivas económicas» globais

A Reserva Federal (Fed) decidiu esta terça-feira manter a sua política de estímulos à economia, como o indicado em Setembro. Apoios bem-vindos numa economia global sujeita a sérios «riscos» devido à «pressão dos mercados financeiros».

As conclusões são da reunião do Comité da Fed, que decorreu esta tarde. O supervisor acredita que, nos próximos trimestres, a «economia vai continuar a expandir-se de forma moderada», com a «queda gradual da taxa de desemprego» e com a «estabilização da inflação».

No entanto, «a pressão dos mercados financeiros continua a colocar riscos significativos nas perspectivas económicas», lê-se no relatório da Fed.

A Reserva Federal mantém, assim, o seu programa actual de compra de dívida e manter a sua meta para a taxa dos fundos federais de 0% a 0,25%.

O objectivo da entidade liderada por Ben Bernanke é «incentivar a criação de emprego e estabilizar a inflação».

As bolsas em Wall Street reagem com moderação a estas decisões: Nasdaq inverteu e perde agora 0,35% e Dow Jones ganha uns ligeiros 0,04%.
Continue a ler esta notícia