Fed: aumento da inflação é «passageiro», mas juros vão subir - TVI

Fed: aumento da inflação é «passageiro», mas juros vão subir

Crescimento

Instituição liderada por Ben Bernanke assinalou que deverá começar a subir a taxa de juro de referência

A ideia de que o aumento da inflação nos Estados Unidos nos últimos meses é «passageiro» reúne um amplo consenso no Comité de Política Monetária da Reserva Federal, segundo as minutas da reunião de finais de Abril, divulgadas esta quarta-feira.

As minutas da reunião de 26 e 27 de Abril do Comité referem várias vezes que os participantes «anteciparam que a subida recente da inflação seria passageira, que os preços das matérias-primas vão estabilizar e que as expectativas da inflação continuam bem ancoradas».

O presidente da Reserva Federal (Fed), Ben Bernanke, classificou mesmo a subida da inflação como «passageira» pela primeira vez no início de Abril, mantendo a mesma opinião desde então.

No entanto, na mesma reunião a Fed admitiu começar a aumentar a taxa de juro de referência, que se mantém próxima de zero, para controlar a inflação, sem definir data.

Nos Estados Unidos, o aumento dos preços ao consumo atingiram os 3,2 por cento ao ano em Abril, estando nos 1,3 por cento, se não se incluir a energia e a alimentação.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE