Banco de Crédito angolano quer abrir em Portugal ainda este ano - TVI

Banco de Crédito angolano quer abrir em Portugal ainda este ano

Angola

O Banco Internacional de Crédito (BIC) angolano quer instalar-se em Portugal até ao final deste ano e já entregou o projecto em mão a Victor Constâncio, aguardando a decisão do Banco de Portugal, disse esta sexta-feira o Presidente do BIC à «Lusa».

Relacionados
«Temos um projecto para abrir um banco com os mesmos accionistas em Portugal, já apresentámos ao Banco de Portugal o projecto, esperamos até ao final do ano ou em Janeiro, Fevereiro do próximo ano, ter o banco a funcionar em Portugal», afirmou Fernando Teles.

«O projecto foi entregue formalmente ao Dr. Victor Constâncio e agora tudo depende dos timings do Banco de Portugal», acrescentou o responsável máximo da instituição bancária angolana.

O BIC tem entre os detentores do seu capital social o Grupo Amorim, com 25 por cento, e Isabel do Santos, filha mais velha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, com outros 25%.

De acordo com Fernando Teles, a instituição irá chamar-se Banco BIC Portugal e destina-se «a apoiar os angolanos em Portugal e as empresas portuguesas que estão em Angola».

O nome, no entanto, poderá vir a ser alterado porque já houve um Banco Internacional de Crédito em Portugal.

«Se não for Banco BIC Portugal, será Banco Internacional de Portugal ou Banco BIC Angola ou outro nome qualquer, o importante é que o projecto seja aprovado», acrescentou.

«Vamos começar por ser um banco pequeno, com agências em Lisboa, Porto e alguns distritos, mas o nosso objectivo é, paulatinamente, irmos estando onde estão as empresas que trabalham com Angola ou onde estão os angolanos que têm negócios em Portugal», explicou Fernando Teles.
Continue a ler esta notícia

Relacionados