YouTube bloqueado na Turquia - TVI

YouTube bloqueado na Turquia

  • Portugal Diário
  • 7 mar 2007, 16:20

Em causa um vídeo que, alegadamente, insulta o fundador da República

O tribunal turco ordenou, esta quarta-feira, o bloqueio ao site YouTube, depois de um promotor ter recomendado a sua proibição devido aos vídeos que, alegadamente, insultam o fundador da República da Turquia e considerado o «pai dos turcos», Mustafa Kemal Ataturk, noticia a ABCNews.

Paul Doany, dirigente da Turk Telecom, a maior fornecedora de telecomunicações da Turquia, afirmou que a sua empresa já está a tomar medidas em relação à proibição.

«Não estamos em posição de dizer que o que o YouTube fez foi um insulto, se isso está certo ou errado. Apresentaram-nos uma decisão judicial e iremos fazer o que o documento pede», afirmou o executivo.

Os visitantes do YouTube na Turquia quando tentam aceder à página são saudados com a mensagem em turco e inglês: «O acesso a este site foi bloqueado por decisão do tribunal!...».

Segundo Doany, a Turk Telekom voltará a libertar o acesso à página caso a decisão seja anulada.

Durante a passada semana os meios de comunicação social turcos divulgaram uma guerra virtual entre os turcos e os gregos no YouTube, com pessoas de ambos os lados a publicarem vídeos rebaixando os outros.

O vídeo que originou o bloqueio diz que Ataturk e os turcos são homossexuais, sendo que este tipo de insultos à população ou ao líder morto em 1938 são considerados crime naquele país.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE