Boavista-Sporting EM DIRETO: duelo antigo com treinadores novos - TVI

Boavista-Sporting EM DIRETO: duelo antigo com treinadores novos

Marco Silva e Petit

Marco Silva e Petit são os técnicos mais jovens da Liga; iniciaram a carreira sem pré-aviso; surgem agora no duelo entre leões e panteras

Relacionados
O Boavista-Sporting desta sexta-feira colocará frente a frente os treinadores mais jovens da Liga 20014/15: Marco Silva tem 37 anos, Petit pouco mais (fez 38 em setembro).

Com o despedimento de Ricardo Chéu (33) do Penafiel, os técnicos de Sporting e Boavista ficaram na liderança do prémio da juventude na competição.

Para além disso, surge outra curiosidade que os une: Petit e Marco Silva foram atirados às feras no início da carreira. Agora, surgem no duelo entre leões e panteras.

Marco Silva, antigo lateral direito, pendurou as chuteiras em janeiro de 2011 e continuou no Estoril como diretor-desportivo. Iniciou a época seguinte nessa condição mas, com a equipa da Linha na II Liga, surgiu o inesperado convite para ocupar o lugar de Vinícius Eutrópio no banco.

«Se há três meses me perguntassem se pensava vir a ser treinador ainda esta época responderia que não. Quando a administração da SAD decidiu trocar de treinador consultou-me e, então como diretor-desportivo, indiquei dois nomes que me pareciam indicados para este projeto. Depois convidaram-me para o cargo e decidi aceitar este desafio, consciente de que era arriscado mas também acreditando que podia ajudar o clube nesse momento difícil»
[Marco Silva ao jornal Record, dezembro de 2011]

Aposta de sucesso. O Estoril subiu e chegou à Europa, Marco Silva saiu no verão de 2014 como treinador consagrado, assumindo o comando técnico do Sporting.

Petit também foi apanhado de surpresa. Já na reta final da carreira, aceitou o desafio de regressar ao Boavista como jogador. A formação axadrezada estava na II Divisão, o médio chegou no início da época 2011/2012 e, poucos meses depois, acumulou tarefas como sucessor de Amândio Barreiras.

« É um novo desafio para a minha vida e sinto que tenho condições para fazer um bom trabalho. Sei que a equipa é muito jovem mas brevemente vai começar a dar o seu melhor. Tenho a certeza que vou singrar como treinador. Sinto-me com capacidade para jogar e ajudar, seja qual for a função.»
[Petit em conferência de imprensa, outubro de 2012]

O antigo internacional português terminou a época como treinador-jogador, disputou vários encontros nessa condição e marcou até dois golos.

Petit fez o seu último jogo a 14 de abril de 2013, frente ao Gondomar. Ano e meio depois, está na Liga como técnico do Boavista, assumindo o árduo desafio de garantir a manutenção na época de regresso dos axadrezados ao convívio com os grandes. Segue-se o duelo com outro jovem: Marco Silva.

ANTEVISÃO DO BOAVISTA-SPORTING

Acompanhe o Boavista-Sporting EM DIRETO no Maisfutebol

O MOMENTO

Boavista:
Os axadrezados vêm de uma pesada derrota no reduto do Marítimo (4-0), marcada pela expulsão contestada de três dos seus jogadores. Petit terá de encontrar soluções no plantel para continuar a fazer do Bessa um território fértil para as Panteras, que aí venceram os seus três jogos, perdendo apenas com P. Ferreira (1-2) e Benfica (0-1). O único ponto fora de casa foi em pleno Estádio do Dragão, frente ao FC Porto (0-0). Registo que demonstra a abnegação deste Boavista.

Sporting: Três vitórias consecutivas para alimentar a retoma do leão, agora em 6º lugar na Liga, em prova na Taça de Portugal e com possibilidades de apuramento na Liga dos Campeões. Sporting moralizado para a visita ao Bessa mas ciente das dificuldades. Entre elas, o piso sintético, justificando a sessão de treinos em relvado idêntico da Academia de Alcochete. A visita ao Bessa será especial para Nani, que ali marcou o seu primeiro golo pelo Sporting, e Rui Patrício, que fará o 300º jogo de leão ao peito.  Segue-se o embate com o Chelsea em Inglaterra.

AUSÊNCIAS

Boavista:
Mika, Beckeles e Philipe Sampaio cumprem castigo,  Luís Neves e Fary lesionados.

Sporting: Heldon lesionado, Jefferson de fora por opção.

DISCURSO DIRETO

Petit:
«Vimos de um resultado negativo (derrota com o Marítimo por 4-0), mas jogamos em casa, perante os nossos adeptos. Sabemos aquilo que vamos apanhar e os jogadores que forem para o jogo vão estar prontos. Estão motivados, preparados, conhecem-se melhor e acredito que vamos fazer um bom resultado frente ao Sporting.»

Marco Silva: «É um jogo complicado por várias razões. Jogar no Bessa nunca foi fácil. É um adversário muito aguerrido, que tem feito a maior parte dos pontos em casa e que criou muitas dificuldades aos nossos rivais, inclusivamente roubando pontos ao FC Porto. É também um campo difícil, num piso a que o adversário está muito mais habituado do que nós. Vamos jogar ao Bessa para ganhar, é um com um historial muito grande também, mas nós só queremos os três pontos.»

HISTÓRICO

 
102 confrontos entre panteras e leões na Liga portuguesa, o último dos quais em 2008. O Sporting tem vantagem a nível global, com 47 vitórias, mas a tendência inverte-se quando o Boavista joga em casa. Aí, 51 duelos, 22 triunfos axadrezados e 19 empates.

EQUIPAS PROVÁVEIS

BOAVISTA:



SPORTING:

Continue a ler esta notícia

Relacionados