PSI20 derrapa mas menos do que restantes praças europeias - TVI

PSI20 derrapa mas menos do que restantes praças europeias

bolsas

Neste feriado, os mercados reagiram em baixa, devido ao preço do petróleo, que alcançou um novo máximo, de 96 dólares e 24 cêntimos.

Relacionados
Tal como as restantes praças europeias, o PSI20 fechou a perder, 0,73 por cento, abaixo dos 13 mil pontos atingidos ontem, ainda que num dia de fraca liquidez.

Assim, o principal índice português encerrou nos 12.910,90 pontos.

A pressionar a Bolsa em Lisboa esteve mais uma vez o sector da banca, com o BCP a derrapar 2,10% até aos 3,26 euros. Esta quinta-feira, o jornal «Público» avançou o apelo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a CMVM, para que as negociações entre o maior banco privado português e o BPI quanto à proposta de fusão decorram não na praça pública mas junto do regulador do mercado.

O banco liderado por Fernando Ulrich também fechou com saldo negativo, desvalorizando 1,66% até aos 5,94 euros.

O BES derrapou 1,73% até aos 16,43 euros.

A liderar os ganhos esteve a Jerónimo Martins, que trepou quase 1,4% e a EDP que escalou mais de 1,35%, no dia em que a eléctrica anunciou mais pormenores em torno da parceria estabelecida com a argelina Sonatrach no âmbito do fornecimento de gás natural, que se deve iniciar no primeiro semestre de 2008. As acções da EDP fecharam a valer 4,50 euros, quando o presidente da Endesa Portugal disse à «Agência Financeira» estar em conversações com o Governo sobre o mercado ibérico de electricidade.

Também em alta esteve a PT Multimédia, que valorizou 0,43% até aos 9,43 euros, suportada por expectativas de estar em processo de consolidação nas telecomunicações, com a conclusão da operação de cisão com a Portugal Telecom, que termina no dia 7.

A PT não conseguiu contrariar o sentimento negativo e perdeu 1,51% até aos 9,11 euros.

Na restante Europa, as quebras foram superiores às da praça de Lisboa: o CAC tombou 2,00%, o FTSE 1,90%, o DAX 1,68% e o IBEX 0,82%.

Nos Estados Unidos, e a reagir também à aproximação dos 100 dólares do preço do petróleo, os mercados seguem em baixa: o Dow Jones e o Nasdaq desvalorizam 1,46% e 0,92%, respectivamente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados